Panela de Pressão Elétrica Mondial de 3, 4, 5 e 6 litros: Qual a Melhor?

Rafael Gonçalves Escrito por 

Sempre que começo a testar algum produto de beleza ou cozinha, tenho que fazer uma série de artigos comparativos e resenhas sobre os produtos da Mondial. É uma das maiores marcas que temos atualmente no ramo de eletroportáteis e uma das que mais gosto de experimentar, pois, mesmo não oferecendo os melhores produtos do mercado, como as panelas da Walita, nos agraciam com utensílios de grande qualidade e funcionalidade, que representam um excelente custo-benefício para todos os bolsos e prioridades.

Com as panelas elétricas de pressão não é diferente e, por isso, resolvi fazer essa resenha contando um pouco sobre os modelos de 3, 4 e 5L da Mondial. Todos os modelos, dos mais simples aos mais sofisticados, são fabricados em aço inoxidável, que garante uma grande resistência e qualidade aos produtos.

Essa qualidade, porém, já é conhecida pelo renome que a marca possui, estando em nossa cozinha há décadas. Como todos os outros produtos da marca, as panelas da Mondial também oferecem proteção contra escape de ar quente e superaquecimento interno, garantindo a total segurança de utilização. Quando as testei, percebi que o design de todas é bem parecido, prezando por uma linha que é, ao mesmo tempo elegante e funcional e confortável de se manusear. Gostei e por isso, quero compartilhar com vocês!

Conheça abaixo um pouco mais sobre todas as panelas de pressão elétricas da Mondial e escolha qual tem mais a ver com o seu dia-a-dia:

Panela Elétrica de Pressão Pratic Cook 3L

A Panela Elétrica Pratic Cook 3L é ideal para solteiros e jovens casais que buscam uma panela prática, porém, não costumam cozinhar muito em casa, preparar receitas diversificadas, arrojadas ou receber amigos e familiares. Ela é menor e mais simples. Sua capacidade de 3L é pequena para preparar grandes porções que servem grupos de amigos, porém é ideal para um casal preparar uma sopa ou um prato para dois sem desperdício, grandes sujeiras e com muito conforto.

Seu acabamento é todo em aço inox e plástico, que dá uma elegância maior à panela e evita acidentes com queimaduras na parte externa. Um detalhe que gostei muito é a alça posicionada em sua tampa principal, que permite o transporte da mesma para a mesa ou bancada com total segurança e praticidade.

A Pratic Cook acompanha também um timer próprio para ajuste de tempo de preparo e funções de cozimento pré-definidas, proporcionando um cozimento rápido, prático e inteligente. Em suas funções, há a configuração de preparo de feijão, arroz, sopas, legumes, aquecimento, carnes, dentre outros. A parte interna é totalmente removível, o que facilita e muito a limpeza e também antiaderente, dando muito mais sabor e textura aos alimentos.

Panela Elétrica de Pressão Pratic Cook 4L

A Panela Elétrica de Pressão Pratic Cook de 4L possui um tamanho mediano. Não é tão pequena como a de 3 Litros, possibilitando o preparo de porções maiores de alimentos, excelentes para quem recebe poucos amigos ou alguns familiares em casa ou mesmo para quem gosta de cozinhar e experimentar receitas novas, assim como eu!

Seu revestimento interno é todo em teflon antiaderente, o que é ótimo para não deixar nem alimento, nem tempero grudar nas laterais ou no fundo, além de, é claro, facilitar bastante a limpeza. Esse revestimento ainda possibilita uma transmissão igual de calor em todas as partes da panela, fazendo com que o alimento cozinhe muito mais rápido e melhor.

A Pratic Cook de 4L possui duas válvulas de segurança contra escape de pressão e abertura da tampa durante o funcionamento, dando ainda maior segurança em relação à panela elétrica de 3L. Seu display digital oferece seis funções de cozimento programáveis e um timer que nos dá a imensa segurança de que nossa receitinha não vai queimar porque temos sérios problemas de esquecimento na cozinha!

O revestimento externo dessa panela da Mondial é muito bom, em aço inoxidável e plástico. O design é simples e elegante, em linhas suaves e que permitem uma harmonização dessa panela com outros eletrodomésticos e utensílios de sua cozinha. A tampa superior possui ainda uma alça que permite ser carregada com total segurança para a mesa de jantar ou bancada de sua cozinha.

Panela Elétrica de Pressão Pratic Cook 5L

Se você costuma receber amigos, familiares ou tem filhos, talvez seja mais interessante apostar em panelas de pressão que possibilitam o preparo de refeições maiores, como a panela elétrica Pratic Cook de 5L. Nessa capacidade volumétrica, é possível preparar grandes quantidades de alimentos e servir a todos de forma generosa, sem se preocupar muito com quantidades.

Sua tampa superior traz ainda uma alça, permitindo a panela ser transportada com toda a segurança para qualquer lugar, desde a mesa de jantar, a bancada da cozinha até mesmo para o ar livre, em um churrasco, por exemplo. É muito prática e segura. Mesmo sendo capaz de fazer grandes porções, o design dessa panela de pressão é elegante e não dá a impressão de “roubar” o ambiente, harmonizando de forma leve e compacta com diversos cenários, em suas cores inox com preto ou vermelho.

Além da alça, a panela de pressão da Mondial de 5L possui duas válvulas de segurança que controlam a pressão interna, impedem o escape de fluidos e a abertura da tampa enquanto ainda houver pressão. Seu display digital proporciona total comodidade e facilidade no uso, preparando todos os tipos de alimentos passíveis de cozimento com precisão através da função Timer.

Para quem busca uma coisa simples, prática, confiável, mas que, ao mesmo tempo, seja generosa em sua capacidade, a Panela de Pressão Elétrica Pratic Cook da Mondial é uma excelente sugestão que faço!

Panela de Pressão Elétrica Pratic Cook 5L Premium

Com um acabamento elegantíssimo em aço inox, a panela de pressão Pratic Cook Premium da Mondial é a escolha perfeita para quem está a procura de um produto de qualidade superior. De todos os modelos, esse é o Top de linha da marca e, por isso, possui design, acabamento e funções especiais.

Seu design é bastante semelhante às outras panelas da linha Pratic Cook, porém, pude perceber um acabamento muito mais fino e de qualidade, que dá contornos mais suaves à panela e proporciona uma harmonização melhor à cozinha. Em uma capacidade volumétrica de 5L, ela aparenta ser menor justamente pela precisão e suavidade de seu desenho, podendo ser levada tranquilamente à mesa de jantar sem competir com o ambiente.

Outra grande qualidade dessa panela de pressão é a sua barra de Status, que indica quando a panela está em fase de aquecimento, cozimento ou de manutenção da temperatura. Seu timer analógico é lindíssimo e possibilita uma configuração simples e rápida de diversos tipos de alimentos, que já vem com configuração indicada, além de um sinal sonoro para ajudar a não se esquecer da porção preparada.

Quando vi essa panela fiquei muito encantada com os detalhes. É claro que não é tão elegante quanto a da Walita, que possui um design arrojado e um cromado belíssimo, porém, ela supera e muito as anteriores e é feita para quem busca valorizar cada detalhe em sua cozinha.

Minha Opinião

No quesito qualidade de marca, como já mencionei aqui, todos os modelos mencionados acima possuem uma boa qualidade e a garantia Mondial contra defeitos. Seus sistemas de segurança são eficientes contra superaquecimento, vazão de fluidos ou abertura da tampa durante o funcionamento da panela. É importante salientar também que todas são fabricadas em Aço inox e possuem revestimento interno antiaderente. Todos os modelos da Mondial podem ser adquiridos tanto em 110 V quanto em 220 V, mas nenhuma é bivolt. Da mesma maneira, elas possuem fio, são ligadas na rede elétrica mas podem ser colocadas à mesa sem problemas.

Ao avaliar qual é a melhor panela dentre os modelos acima, precisamos primeiro elencar prioridades. Se o quesito maior for qualidade e funcionalidades, certamente o modelo da Pratic Cook Premium de 5L é a melhor panela elétrica da Mondial e a minha maior recomendação, por todas as funcionalidades e elegância que ela oferece. Porém, esse modelo pode ser exagerado e até mesmo atrapalhar a vida de quem não gosta muito de ficar cozinhando ou não costuma receber visitas em casa, pois ela realmente é maior e ocupa mais espaço. Se o caso for para jovens solteiros, que buscam mais praticidade e cozinham só para si, no máximo para dois, eu indicaria a panela de 3L ou 4L.

É claro que nenhuma delas bate a Panela Elétrica Viva Digital da Walita, que, além de todas as funcionalidades aqui apresentadas, é altamente intuitiva e possui uma série de outros benefícios, como o ajuste de horário para finalizar os pratos e configurar para que eles estejam quentinhos na hora que você chegar em casa morrendo de fome.

Quanto aos preços, cada modelo varia de acordo com a sua funcionalidade, porém, para todos, a Mondial apresenta excelente custo-benefício. De qualquer maneira, as panelas de pressão elétricas da Mondial são práticas, seguras e oferecem excelente custo-benefício, basta apenas verificar a que mais se encaixa com a sua rotina de cozinha!

Rafael Gonçalves

E tudo começou com um casamento rs. De péssimo cozinheiro a produtor de conteúdo de receitas levou um bom tempo de estudo e trabalho duro para reunir todas as informações que quero dividir com você. De receitas a análises de produtos incríveis que estudei e reuni com qualidade para você e sua família.

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Top