Sabor na Mesa Escrito por 

As panelas de pressão elétricas fazem muito mais do que cozinhar um alimento sob determinada pressão e temperatura. Se você souber escolher, elas podem ser verdadeiras aliadas na cozinha, trabalhando em receitas finas, com cozimento preciso em controle de tempo, pressão, temperatura e finalização de pratos; configurações pré-definidas, inteligência altamente intuitiva e, é claro, muita segurança para cuidar de sua saúde em todos os aspectos possíveis.

Para que as panelas de pressão elétricas proporcionem o melhor que há em cuidado e prazer para você, sua família e amigos, separei nessa lista as cinco melhores panelas de 5L e 6L, com capacidade para preparar porções generosas e diversas funcionalidades para você comparar e escolher a que mais se encaixa com suas necessidades. Confira abaixo as panelas de pressão elétricas preferidas por mim:

Panela de Pressão Elétrica Walita Viva Digital

Começo essa lista falando da melhor panela de pressão já vista nesse mercado. A panela da Walita já se destaca pelo seu belíssimo e charmosíssimo design cromado em linhas suaves e extremamente elegantes que não só pode ser levada à mesa como você vai querer usar até mesmo como item decorativo. Em uma prioridade total com a segurança, a Walita proporcionou para essa panela oito níveis de segurança que impedem o superaquecimento, qualquer falha no sistema, acidentes, abertura da tampa durante o funcionamento, vazamento de fluidos ou de pressão, dentre diversos outros.

Sua capacidade interna de 5L permite sim preparar pratos generosos, mesmo não sendo a maior panela do mercado, é a mais equilibrada e vantajosa quando analisada em uma gama maior de funcionalidades pois, sua maior qualidade é o fato de essa panela ser extremamente intuitiva, que percebe o status de cozimento de seus alimentos, impedindo que eles queimem, sequem ou cozinhem demais. Assim, eles ficarão sempre suculentos, quentes e saborosos.

O Timer da panela da Walita pode ser ajustado para até 24 horas de forma que a panela finalize o prato a qualquer momento do dia. Uma dica é ajustar para finalizá-lo no período que você chega em casa, assim, em dias frios, poderá encontrar aquela sopa quentinha ou um caldo pronto, esperando para ser saboreado por você e sua família. Além de cozinhar na pressão, na panela elétrica da Walita é possível também fritar, refogar e assar alimentos e, mais: preparar incríveis doces delicados.

Panela de Pressão Elétrica Philco Premium

Em segundo lugar da lista está a panela de pressão da Philco. Sua principal característica é a imensa capacidade de 6L, que permite preparar grandes porções de sopas, caldos, refogados, cozidos e a receita que você desejar para poucas pessoas ou para a família inteira sem se preocupar com quantidades. Em seu painel digital, a panela dispõe de nove programações pré-definidas, que facilitam muito a nossa vida na hora da pressa ou da insegurança.

A panela elétrica da Philco vem ainda com um timer de até 120 minutos, que permite um ajuste preciso do cozimento, encerrando automaticamente a função da pressão após o término da programação. Assim, você não corre o risco de queimar sua receita porque esqueceu no fogo e, da mesma maneira, é possível agendar com até 24h de antecedência, a finalização de um prato, para que você chegue cansado do trabalho ou mesmo após uma festa e encontre a comida quentinha esperando só para ser saboreada.

No quesito segurança, bom, é Philco, né?  Uma marca extremamente tradicional e confiável no que concerne a qualidade e segurança de seus produtos. Ela possui diversos dispositivos de segurança que garantem o bom funcionamento da panela ou a interrupção de sua atividade em caso de qualquer falha ou, para reforçar ainda mais, uma garantia Philco que nos dá total proteção. A única coisa que não gostei muito da panela elétrica da Philco foi o design, em linhas muito retas e que não dão suavidade à panela, principalmente pelo fato de ela ser um pouco maior. Mas, para quem prefere funcionalidade, ela possui demais!

Panela de Pressão Elétrica Oster 5L

A panela de pressão elétrica da Oster é muito linda! Perfeita para os amantes da cultura Geek e Nerd, pois em seu design literalmente parece que a panela está vestindo uma capa. Quando a vi, realmente me senti dentro de uma dessas naves dos filmes Star Wars ou Star Trek. Para além da cultura Pop, seu design é bastante suave e dá à panela certa leveza e elegância, fazendo com que ela converse bem com outros eletrodomésticos e utensílios de cozinha.

Sua capacidade interna é de 5L, que proporciona um preparo de porções bastante generosas! Já o seu timer também permite que se programe com antecedência para que a panela finalize automaticamente os pratos, porém, diferentemente das outras, ele só proporciona 2h de antecedência, por isso, é interessante para quando você está terminando outras receitas e quer deixar tudo quentinho no final. Falando nisso, seu sistema térmico permite que o alimento permaneça quente por até 3 horas após o cozimento!

É uma panela mais simples, porém extremamente prática e elegante. Ideal para jovens casais que costumam receber amigos em casa ou mesmo a família e frequentemente precisam preparar porções maiores. Mesmo não estando entre as marcas mais tradicionais, essa panela de pressão é bastante segura e confiável.

Panela de Pressão Elétrica Electrolux 6L

A Panela de pressão elétrica da Electrolux é uma das melhores que já testei. Além de ser uma panela altamente segura e confiável, em sistemas inteligentes de segurança e vedação, ela também proporciona um equilíbrio perfeito entre suas funcionalidades que, ao final, harmonizam perfeitamente com o seu design.

É uma panela muito prática e funcional. Possui 15 receitas pré-configuradas, um timer de finalização com até 24 horas de antecedência e o grande diferencial de três níveis diferentes de pressão, o que permite você colocar uma pressão mais leve para alimentos mais macios (batatas, peixes) e pressão mais pesada para alimentos que requerem um cozimento maior (carnes vermelhas, grãos). Essa funcionalidade é um verdadeiro diferencial da panela de pressão e, para quem busca um cozimento mais preciso, pode ser a chave para a segurança em suas receitas.

Outra grande qualidade da panela elétrica da Electrolux é o seu design. Mesmo sendo uma panela de capacidade maior, ela consegue ser econômica e suave em suas formas, proporcionando maior leveza e elegância para a mesa ou cozinha. Seu revestimento externo em aço inoxidável escovado também é responsável por trazer esse charme, além de proteger a panela contra riscos e arranhões.

Panela de Pressão Elétrica Britânia

Ao contrário das anteriores, a Panela de pressão Britânia é feita em metal, e não em aço inox. Sua capacidade também é de 5 L, o que proporciona pratos bastante generosos. Coloquei essa panela na lista por um diferencial bem legal. Mesmo não tendo a mesma funcionalidade da panela de pressão da Electrolux, com três níveis automáticos de pressão ou a intuição de cozimento da Walita, a panela de pressão da Britânia possui uma válvula de ajuste de pressão, auxiliando a preparação de pratos de forma muito mais precisa e no ponto certo, sem correr o risco de desmanchar um alimento ou deixar o outro duro demais.

Seu sistema de segurança também é bastante eficiente, impedindo a abertura da panela enquanto houver qualquer pressão interna ou o escape tanto de pressão quanto de fluidos durante o seu funcionamento. A panela elétrica da Britânia possui ainda um sistema próprio de controle de temperatura. Mesmo sendo uma panela mais simples (o que também reflete em seu preço menor), ela é um excelente eletrodoméstico e é capaz de prepara refeições excelentes.

Minha opinião

Agora que já falei um pouco das principais panelas elétricas de 5L e 6L, vocês já devem saber qual é a minha preferida. É claro que é a da Walita. Mesmo não sendo a maior panela, é a que oferece o melhor equilíbrio de funcionalidades, pois, por ser extremamente inteligente e intuitiva, me ajuda a preparar os alimentos com total segurança na cozinha, na certeza de que as receitas sairão sempre quentinhas e suculentas. A panela elétrica da Walita oferece inúmeras funcionalidades e ainda por cima, seu sistema de memória, grava os principais pratos que eu preparo, fazendo que com o tempo, a panela fique ainda mais prática.

Depois dela, as panelas da Philco e Electrolux são as que mais gosto. Bastante semelhantes entre si, a panela elétrica da Electrolux ganha da Philco, ao meu ver, pelo belíssimo design, pois consegue, mesmo tendo um volume de 6L, ser uma panela elegante e suave, que pode ser levada à mesa sem parecer “grosseira” aos olhos. Em termos de funcionalidades, a panela elétrica da Britânia é a mais simples e também possui um custo menor, porém, em minhas pesquisas de mercado, percebi que a depender da loja que você estiver, nem vale a pena a economia, pois o preço dela pode ser bastante semelhante à da Electrolux, por exemplo!

Se você estiver em busca de qualidade suprema, dos melhores pratos, elegância em sua mesa e uma panela elétrica intuitiva, que faça todo o serviço e lhe ofereça total suporte, precisa conhecer a panela de pressão elétrica da Walita, que é simplesmente maravilhosa e vale cada centavo. Porém, se nesse momento, a economia está falando um pouco mais alto, temos aí quatro excelentes opções para escolher de olhos fechados e não se arrepender.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Top