Sabor na Mesa Escrito por 

Quando procuramos por um produto e ainda não conhecemos direito o mercado, normalmente vamos de cara para os produtos de marcas famosas, que nós já conhecemos por outros trabalhos. Ir direto a marcas famosas pode ser um bom guia, porém, é um risco muito grande.

Um dos principais riscos é o de o produto não ser tão bom assim. É possível que uma marca fabrique excelentes fogões e péssimas panelas, não é? E quando esse risco de concretiza, ficamos bem decepcionados. Outra tendência que observo em marcas famosas e que pode ser um risco é sobre a relação custo-benefício. Além do produto, todos sabemos que uma marca também custa dinheiro e, dessa forma, os grandes nomes aproveitam do peso de sua marca para cobrarem mais caro em produtos que, se fôssemos comprar em empresas menos conhecidas, seriam muito mais em conta.

Por conta desses riscos, eu sempre estou pesquisando por produtos famosos do mercado, mas também por aqueles que quase ninguém ouviu falar e muitas vezes não conhece e, é claro, posto para vocês as resenhas de todos eles indicando sempre os prós e contras de cada um. Daí, quando uma marca famosa é realmente boa e faz a diferença, é só festa!

Nessas pesquisas sobre jogos de panelas de cerâmicas, encontrei as panelas da Electrolux e que, obviamente, logo me chamaram a atenção pelo nome que elas carregam. Por isso, preparei para vocês essa resenha contando toda a experiência com o Jogo de Panelas de Cerâmica Electrolux.

A Marca Electrolux

Electrolux é uma marca já conhecida por todos nós, que comercializa alguns produtos de qualidade realmente superior e outros bons, mas medianos. De fato, a Electrolux já é uma gigante no mercado de eletrodomésticos e utensílios para casa e cozinha, nos prometendo toda a tradição de qualidade e durabilidade que ela possui, especialmente em geladeiras, máquinas de lavar e fogões. Quando vemos um produto desse tipo da Electrolux, sabemos que podemos confiar, salvo raríssimas exceções.

Dessa forma, precisei também testar as panelas da Electrolux para conferir se ela mantém a mesma fama de qualidade nesses produtos e vale a pena de comprar.

Jogo de Panelas de Cerâmica Electrolux

Gente, vocês já viram esse jogo de panelas? É lindíssimo! Um charme só. Se a Electrolux queria impressionar pela beleza, ela definitivamente conseguiu! Assim que eu vi o jogo de panelas da Electrolux fiquei totalmente apaixonada e olha que elas nem tem tampa de vidro.

É um jogo clássico, daqueles que quando você olha, dá vontade de fazer um verdadeiro cozido cheio de temperos, caldo e acompanhamentos para servir a todos os amigos! Ela tem cara de almoço de família ou de jantar a dois, tamanha a sua potência e elegância. Por isso, acredito que ela seja mais indicada para pessoas que realmente gostam de cozinhar, fazer pratos suculentos e experimentar novas receitas. Certamente suas comidas ficarão muito mais lindas e saborosas com esse jogo de panelas!

Revestimento interno

O Jogo de Panelas de Cerâmica Electrolux é todo revestido por cerâmica, interna e externamente, possuindo uma pintura vermelha siliconada externa. Seu revestimento interno cerâmico é antiaderente, o que proporciona um manuseio mais fácil dos ingredientes. Uma grande qualidade desse jogo de panelas é que ele é totalmente atóxico, isto é, feito de cerâmica sem resíduos ou metais pesados, o que significa que, mesmo quando submetidas a altas temperaturas, essas panelas não soltam nenhum resíduo que possam fazer mal à saúde.

Eu não sei se foi azar meu ou se essas panelas são realmente muito delicadas, mas eu percebi que o seu revestimento interno pode se arranhar com facilidade. Por isso, qualquer talher metálico é totalmente proibido com essas panelas, sendo melhor indicados os de borracha, silicone ou madeira.

No mais, o seu revestimento é fácil de limpar, uma vez que é antiaderente, porém, não se deve usar palhas de aço, pois elas arranham o fundo e nem produtos abrasivos, que podem manchar a sua pintura. O mais indicado é a clássica esponja e detergente comum. Se algum alimento grudar, você pode colocá-la de molho em água quente por um ou dois minutinhos e, então, lavar normalmente sem esforços maiores.

Prática

As panelas de cerâmica da Eletroux são muito práticas, principalmente pelo seu design. Elas possuem um desenho muito simples e limpo, o que é excelente na hora de lavar, já que não acumulam resíduos.

Por ser antiaderente, o Jogo de Panelas de Cerâmica Electrolux também é muito prático em todas as fases da cozinha, facilitando o manuseio dos ingredientes em seu interior, a lavagem ao final e, no cozimento, facilita a distribuição uniforme de calor em toda a sua extensão.

Tampas e cabos

As tampas do Jogo de Panelas de Cerâmica Electrolux são feitas do mesmo material das panelas, o que proporciona uma excelente vedação e controle de temperatura, mesmo após desligar o fogo. Dessa forma, o vapor é totalmente concentrado e seus alimentos permanecem suculentos, hidratados, saborosos e quentinhos por muito mais tempo mesmo após a panela ser levada à mesa.

Porém, pude perceber duas coisas importantes. Primeiro, os seus cabos e puxadores não possuem proteção antitérmica, o que é ótimo para o design mas para as nossas mãos.... melhor recorrer às luvas de proteção, não é?

Outro detalhe que percebi foi que devemos ter bastante cuidado com as tampas, pois se sem querer, batermos em alguma quina ou as deixarmos cair, corremos risco de quebra-las nas pontas ou arranhar a pintura, o que prejudica no visual e diminui a sua durabilidade.

Material

Como o próprio nome já diz, as panelas são feitas em cerâmica fundida em altas temperaturas a fim de proporcionar uma maior resistência. Uma qualidade desse material é que a Electrolux teve o cuidado de não permitir a contaminação da cerâmica com qualquer resíduo tóxico que possa oferecer riscos de contaminar os alimentos.

Por outro lado, elas parecem ser um pouco mais frágeis e devemos ter algum cuidado contra choque térmico ou quedas para não trincar a cerâmica e garantir a perfeita durabilidade dessas panelas lindíssimas. Isso acontece que, ao contrário de outras panelas com revestimento cerâmico, seu interior é fundido em alumínio, inox e até mesmo outros metais, que garantem uma maior resistência do produto, inclusive, de sua pintura.

Se a pintura dessa panela arranhar, é um desastre, pois sua principal qualidade é o belíssimo design, que me faz sentir como uma chef profissional. A ausência de outros materiais proporciona um benefício, que é o de uma panela muito leve e fácil de carregar. Só não é indicada para ser levada ao forno ou permanecer no fogo por muito tempo sem que o seu fundo esteja totalmente coberto, pois corre o risco de a cerâmica ressecar e a panela acabar trincando.

Especificações Técnicas

Abaixo, conheça todos os detalhes do Jogo de Panelas de Cerâmica Electrolux:

  • Marca: Electrolux
  • Material: Cerâmica
  • Características Gerais:
    • Versátil
    • Design Exclusivo
    • Resistente a choques térmicos
    • Não risca
    • É muito leve
    • Atóxica
  • Compatível com fogão por indução: Sim
  • Lavável em lava-louças: sim
  • Cor: Vermelho
  • Conteúdo da Embalagem:
    • 1 Panela 1,1L
    • 1 Panela 1,6L
    • 1 Panela 2,5L
    • 1 Panela 3L
  • Garantia: 3 meses
Minha Opinião

Mesmo que nas especificações técnicas esteja descrito que ela não risca, eu teria meus cuidados com relação a pedras e talheres de metal. Na dúvida, é sempre melhor utilizar os talheres que causam menos atrito pois, se estragar o seu revestimento interno, adeus antiaderência. Se tem uma coisa que essas panelas realmente me ganharam foi no seu design exclusivo e, nisso, a Electrolux foi fantástica! As panelas ainda são grandes e boas para fazer pratos para muitas pessoas!

Particularmente, acredito que o Jogo de Panelas de Cerâmica Electrolux é feito para usar aos domingos ou em ocasiões especiais, sabe? Desses jogos que ficam expostos e todo mundo que entra na cozinha já começa a observar e comentar sobre o quanto que são lindas. Ter esse conjunto de panelas é realmente uma vaidade e sinônimo de requinte.

Esse jogo de panelas contém 04 unidades que são caçarolas em vários tamanhos. Não contém frigideiras, por exemplo, o que ainda reforça a minha ideia de que esse conjunto não é para o dia-a-dia.

Por outro lado, o preço do Jogo de Panelas de Cerâmica Electrolux é bem semelhante e até um pouco maior do que outros jogos de panelas e, por todos esses cuidados maiores que precisei ter, me pergunto se ele realmente é o melhor modelo em sua categoria. Daí volto novamente àquela hipótese de que produtos famosos muitas vezes cobram muito mais pela marca do que pelo produto em si. No caso da Electrolux, pela marca e beleza!

Por fim, posso dizer que esse conjunto de panelas é realmente bom, não dá para negar. Porém, conheci outros de preços semelhantes que são refinadíssimos e oferecem maior resistência e durabilidade! O Conjunto da Electrolux é perfeito se você garantir que vai cuidar muito bem dele e não vai deixar mais ninguém tocar!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Top