Jogo de Panelas de Cerâmica Tramontina: Testei - Resenha

Rafael Gonçalves Escrito por 

Eu adoro panelas, de todos os tipos, tamanhos, cores e marcas. Quem me conhece, sabe o quanto que me divirto experimentando novas receitas também em novas panelas pois esse processo de preparação, para mim, é tão importante quanto o resultado final.

Mais do que gostar ou não, dar uma atenção especial ao conjunto de panelas que utilizamos pode fazer toda a diferença no resultado final da nossa comida pois uma boa panela facilita a execução do prato, proporciona um cozimento rápido, uniforme, uma maior absorção dos temperos, uma comida mais perfumada, saudável e saborosa. OU, se não for um bom conjunto de panelas, pode causar justamente o contrário, o que é um verdadeiro desastre.

Por isso, prezo sempre por um conjunto que seja de qualidade, mesmo que eu tenha que investir um pouco mais, como é o caso das panelas de Cerâmica da Tramontina, que pesquisei, testei e decidir falar um pouco para vocês em detalhes. Conheça nessa resenha tudo sobre o Conjunto de Panelas de Cerâmica da Tramontina:

Sobre a marca

Eu sempre ouvi de minha mãe, avó e de todas as pessoas que conheço as qualidades da Marca Tramontina, sobre o quanto que ela é sinônimo de cuidado, confiança e qualidade. Em minha casa, os produtos da Tramontina sempre foram tratados como produtos superiores, com aquela típica frase “Mas é Tramontina, então é bom!”. Esse bordão não existe por acaso. Ao testar diversos produtos da Tramontina e de outras marcas, percebi o quanto que esta marca tem como objetivo principal produzir utensílios de altíssima qualidade e durabilidade, com acabamentos delicados, materiais resistentes e que sejam realmente funcionais.

Hoje eu não preciso mais confiar apenas no que os outros dizem pois, ao conhecer diversos produtos e marcas, vejo de perto as qualidades e diferenças entre eles e, nesta experiência ainda assim consigo atestar o quanto que os produtos da Tramontina, inclusive o Conjunto de Panelas de Cerâmica são de qualidade e durabilidade superior. Tramontina é aquele tipo de marca que eu fecho os olhos e confio, porque sei que é boa e realmente se preocupa em entregar o melhor.

Benefícios do Conjunto de Panelas de Cerâmica Tramontina

A pessoa que usufrui do Conjunto de Panelas de Cerâmica Tramontina tem em casa uma série de benefícios exclusivos e inigualáveis. Conheça alguns deles, testados e comprovados por mim:

Cozinha saudável

Para ter um prato saudável, não basta apenas escolher alimentos de primeira qualidade, pois, assim que eles são colocados e fervidos em uma panela, se esta não for fabricada de um material com bom revestimento, poderá soltar resíduos na comida em contato com o fogo, que podem ser metais pesados e outras substância tóxicas, como ferro, alumínio e chumbo, que acaba contaminando sua comida, causando problemas digestivos e até mesmo patologias mais sérias.

Por isso, investir em um conjunto de panelas de qualidade, mesmo que a princípio custe um pouco mais, é imprescindível e não é só uma questão de vaidade, mas de cuidado com a saúde a curto, médio e longo prazo. As panelas da Tramontina são fabricadas com os melhores materiais em alumínio e revestidas com cerâmica em espessura suficiente para proporcionar resistência e total proteção às suas receitas mesmo na exposição a altas temperaturas por muito tempo.

Com o conjunto de panelas Tramontina, você poderá fazer de sopas a frituras sem se preocupar com intoxicação por metais ou deixa-las por horas a fio no fogo reduzindo um creme para preparar aquele doce de leite caseiro, por exemplo.

Segurança

Outro quesito importante que avaliei no Conjunto de Panelas de Cerâmica Tramontina é a segurança que elas oferecem. Primeiramente observei a segurança contra deformações e desgastes da pintura ou revestimento interno. As panelas da Tramontina possuem um revestimento cerâmico de alta qualidade e resistência, aguentando arranhões e altas temperaturas sem se deformar. Já os seus cabos e alças são de braquelite antitérmico, que proporcionam total conforto no manuseio sem o risco de queimar as mãos, pois eles realmente fazem a vedação do calor (ao contrário de muitos que o deixa passar para as alças). Já os pegadores são revestidos em Nylon, que dá mais maciez e conforto no uso. Suas tampas são fabricadas em vidro temperado e possuem saída de vapor.

A segurança dessas panelas é garantida para uso em fogões a gás, elétricos e vitrocerâmico. Não podem ser usadas ao forno ou micro-ondas.

Retém o calor

O Conjunto de Panelas de Cerâmica Tramontina possui uma espessura que faz a absorção lenta do calor, conduzindo-o por toda a sua extensão de maneira uniforme. Desse modo, seus alimentos cozinham mais rapidamente (uma vez que elas retêm o calor) e por igual sem você correr o risco de queimar um lado e deixar o outro cru, como acontece em muitas panelas, especialmente em frituras e refogados, por exemplo. Eu mesma, gosto muito de preparar panquecas e omeletes, que são alimentos rápidos e que saciam a fome, porém, se a frigideira não possui essa tecnologia, é horrível pois o resultado fica totalmente desigual. Testei o conjunto da Tramontina justamente com um delicioso omelete clássico, de queijo e ervas e ele ficou maravilhoso!

Essa tecnologia de retenção de calor também é importante após o cozimento, pois assim, ela mantém os alimentos quentes por mais tempo, uma vez que, o calor é liberado lentamente, mesmo quando as panelas estão fora do fogão. Para essa finalidade, o alumínio e a cerâmica são excelentes combinações e no Conjunto de Panelas de Cerâmica Tramontina eles fazem a dupla perfeita para aquele almoço de família ou com os amigos.

Como aumentar a vida útil do Conjunto de Panelas de Cerâmica Tramontina?

O Conjunto de Panelas de Cerâmica Tramontina possui enorme durabilidade, grande resistência e segurança, porém, com mau uso, ele pode apresentar alguns arranhões e estes, comprometer suas qualidades. Por isso, é importante sempre termos o cuidado de preservar nossos utensílios e termos eles prontos para uso sempre que precisarmos, não é?

Durante o uso, eu sempre dou preferência a colheres e outros utensílios de silicone, nylon ou madeira, pois colheres e outros talheres com pontas de metal, quando friccionados por muito tempo com a panela, podem arranhar o revestimento cerâmico.

Por ser completamente antiaderente, os alimentos não grudam na panela, o que é uma maravilha na hora de lavar, tornando tudo muito mais rápido. Nesse momento, aproveito também a facilidade para usar apenas o detergente comum (ou sabão neutro) e a esponja macia para lavar as panelas Tramontina. Nada de produtos pesados ou palhas de aço pois eles estragam sua superfície. Se, por acaso, ficar alguma coisa grudada, basta colocar de molho em água morna por alguns minutinhos e pronto.

Ela pode ser usada perfeitamente na máquina de lavar louças, mas a sua lavagem à mão é tão simples e rápida que eu nem me dou a este trabalho. Para manter o brilho externo, recomendo também sempre enxugar logo após lavar; não que a panela vá estragar, mas é que o cloro acaba embaçando o silicone da pintura e quando enxugamos com o pano, tiramos esse excesso.

Especificações Técnicas

Veja em detalhes todas as características desse conjunto maravilhoso de panelas em cerâmica da Tramontina:

  • Material: Aço inox com revestimento interno cerâmico.
    • Tampa de vidro temperado com borda e pegador de silicone.
    • Alças e cabos com revestimento em silicone antitérmico.
    • Produto com fundo triplo (aço inox + alumínio + aço inox).
  • Peças: 01 Fervedor
    • 01 Frigideira reta
    • 01 Caçarola
    • 01 Panela
    • 01 Panela.
  • Revestimento Cerâmico: Ajuda a manter a umidade dos alimentos, permitindo um cozimento com pouca gordura, mais rápido e eficiente.
  • Altamente duráveis: mantém suas características originais, preservando a beleza, a higiene e a durabilidade do material.
  • Fundo Triplo (aço inox + alumínio + aço inox): Distribui o calor uniformemente, proporcionando um cozimento mais rápido e uniforme, economizando energia e deixando os alimentos aquecidos por mais tempo.
  • Fácil de limpar: Sim
  • Permite cozinhar com pouca gordura: Sim
  • Tampa de vidro com saída de vapor e encaixe perfeito: Sim
  • Alças: Cabos e pegadores tem revestimento em silicone antitérmico que evita queimaduras e torna a pega mais macia e confortável.
  • Podem ser lavadas diariamente na máquina de lavar louças: Sim
  • Podem ser utilizadas nos fogões: gás, elétrico, vitrocerâmico e indução
  • Dimensões Embalagem (C x L x A): 53 x 32 x 17.5 cm
  • Garantia: 1 ano.
Minha Opinião

O Conjunto de Panelas de Cerâmica Tramontina é um verdadeiro clássico, tanto em design quanto no material e em funcionalidades. E, mesmo não sendo o produto mais contemporâneo é, ainda assim, um dos melhores que já conheci, pois sua tecnologia é inovadora e ele reúne o que há de melhor na combinação de materiais e revestimentos para proporcionar um cozimento rápido, prático e saudável para os alimentos.

Como já declarei aqui, sou uma verdadeira fã da Tramontina e não tenho o que reclamar dessa marca. Mesmo o preço desse conjunto, que exige um investimento um pouco maior quando comparado a outros conjuntos de panelas, vale a pena em cada centavo pela durabilidade proporcionada e facilidade de uso. É um conjunto de panelas que eu realmente recomendo para você comprar e não se arrepender!

Rafael Gonçalves

E tudo começou com um casamento rs. De péssimo cozinheiro a produtor de conteúdo de receitas levou um bom tempo de estudo e trabalho duro para reunir todas as informações que quero dividir com você. De receitas a análises de produtos incríveis que estudei e reuni com qualidade para você e sua família.

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Top