Jogo de Panelas de Cerâmica Brinox: Testei - Resenha

Rafael Gonçalves Escrito por 

Frequentemente eu ouço algumas pessoas falarem que não se importam tanto com a marca ou o material das panelas, desde que elas sejam relativamente resistentes e acreditam que questões como espessura e revestimentos não influenciam tanto no resultado final. As panelas são os utensílios mais básicos de uma cozinha, tão importantes quanto pratos e talheres.

Quando ouço opiniões como as de cima, que, infelizmente ainda são muito comuns, penso que é nas panelas que os nossos alimentos são preparados da forma mais sensível, isto é, em altas temperaturas, quando eles estão sujeitos a absorver uma série de nutrientes e outras substâncias e também mais sensíveis aos efeitos de cada execução nossa. E é justamente por isso que escolher uma boa panela, para mim, é algo fundamental para uma cozinha de qualidade.

Além da qualidade do alimento e a habilidade de quem está manuseando, ter uma panela boa faz toda a diferença sim no resultado final. Não somente no sabor ou na aparência do prato, mas panelas adequadas e de qualidade facilitam demais os processos de cozimento, fritura ou assados.

Se olhamos para o lado da saúde, panelas que não sejam de qualidade confiável soltam partículas de seu próprio revestimento nos alimentos, que podem ser ferro, alumínio e outros materiais que compõem pinturas, teflon e camadas antiaderentes. No organismo, essas substâncias podem provocar uma série de problemas que poderiam ser evitados e cujos riscos, muitas vezes, sequer percebemos.

Pensando nisso, resolvi pesquisar por panelas em seus vários modelos e materiais, testando marcas para compartilhar com vocês minhas experiências com cada uma delas. Hoje, gostaria de falar de uma dessas panelas, que é o Jogo de Panelas de Cerâmica Brinox, testado e aprovado.

O que é o Jogo de Panelas de Cerâmica Brinox?

O Jogo de Panelas de Cerâmica Brinox é um jogo bastante interessante, composto por duas frigideiras, um fervedor, duas caçarolas com tampa e uma panela com tampa. Suas principais características são o alumínio 2.5mm, que confere uma excelente resistência e absorção de calor, revestimento antiaderente cerâmico, tampas de vidro temperado e pintura siliconada, em um design charmosíssimo que dá delicadeza e leveza aos seus pratos.

Em linhas gerais, mesmo não sendo o mais resistente que testei, esse jogo de panelas se mostrou como um excelente custo-benefício, principalmente em relação ao seu preço.

Qualidade e resistência

Esse não é o primeiro jogo de panelas da Brinox que eu texto e, por tradição, a marca costuma produzir utensílios de excelente qualidade e resistência, capazes de durar por muito tempo quando bem cuidados. A principal característica desse jogo é o seu material, em alumínio 2,5 mm, que dá uma resistência bastante interessante às panelas contra deformações, arranhões e outros danos mais graves.

Da mesma forma, ele proporciona uma absorção lenta do calor, este que é conduzido de forma circular e uniforme por toda a sua extensão, proporcionando um cozimento único em todo o alimento. Nesse conjunto de panelas, o alimento ainda consegue permanecer quente por mais tempo pois, da mesma forma como o calor é absorvido lentamente, ele também é retido e, assim, mesmo na mesa de jantar, percebi que os pratos conseguem se manter em uma boa temperatura por um tempo maior.

Revestimento interno

Seu revestimento interno em cerâmica é outra excelente qualidade desse jogo de panelas. O revestimento cerâmico, além de ser belíssimo, dá um caráter antiaderente para as panelas, o que facilita demais na hora de lavar. Quando testei, percebi que na frigideira, mesmo com esse revestimento, os alimentos grudam e, por isso, é sempre bom untá-la com um óleo, azeite ou manteiga, porém na hora de lavar ainda assim, todo o processo é muito simples.

Quanto ao revestimento interno, percebi também que no contato rápido com um metal, ele demonstra bastante resistência e não arranha. É claro que não fui além disso, meu objetivo era testar o contato apenas para dar uma garfada ou uma colherada para pegar um alimento, por exemplo. Já para mexer durante o cozimento, recomenda-se usar talheres que não sejam de metal, como os de madeira ou silicone, por exemplo. Alimentos que já possuem gordura própria também deslizam bem ao fundo, graças à sua antiaderência.

Não é recomendável usar palha de aço ou produtos químicos fortes para lavar as panelas Brinox. Apenas a esponja comum e um detergente são suficientes. Se houver algum alimento grudado e que esteja mais difícil de tirar, basta deixa-la alguns minutos de molho na água quente e pronto, é só lavar.

Como a parte do fundo é toda estriada, a fim de proporcionar uma correta condução do calor, é possível que fique manchada ou com algum alimento grudado, que seja mais difícil. Confesso que algumas vezes usei a palha de aço nessas partes, mas ainda assim, com muito cuidado para não pegar na pintura da panela.

Tampas, cabos e alças

As tampas do Jogo de Panelas de Cerâmica Brinox são muito lindas e dão um verdadeiro charme ao conjunto. Elas são de vidro temperado, com seus pegadores vermelhos, combinando com a cor das panelas, e em uma tecnologia Self Touch. Eles também são feitos de silicone, o que dá uma textura diferente do plástico. Quando experimentei, sendo que são muito macias para usar e realmente antitérmicas!

Meu único cuidado maior foi na frigideira pequena, pois, pelo seu tamanho, fiquei com medo de a proximidade com a chama acabar estragando o cabo, mas não aconteceu. Suas tampas são de vidro temperado de alta resistência; são um pouco pesadas, o que justifica a sua robustez.

Para lavagem, cada uma das alças ou cabos podem ser retirados facilmente apenas folgando os parafusos. É claro que não faremos isso todos os dias, pois acabará afrouxando o encaixe, mas, de vez em quando, algumas pessoas acham importante fazer essa limpeza e, para o Jogo de Panelas de Cerâmica Brinox, ela é possível facilmente. Quanto à limpeza, é importante salientar que essas panelas não podem ser levadas à lava-louças.

Design

Mesmo não influenciando diretamente no sabor da comida, ter um jogo de panelas realmente atraente aumenta demais a nossa disposição para comer, não é? Por isso, esse é também um item importante que observei nos meus testes. As panelas Brinox possuem uma pintura externa vermelha siliconada, em um bom acabamento. Seu desenho é bastante arredondado e delicado, combinando, inclusive com a delicadeza das formas das alças e pegadores.

Seu vermelho é bem vívido e interessante para quem busca mais alegria em sua cozinha, pois chama bastante a atenção quando o jogo é posto à mesa. Não é o estilo clássico ou formal, mas é muito alinhada e consegue harmonizar bem com o restante de sua cozinha. Por isso, posso dizer que está aprovado!

Especificações Técnicas

  • Ambiente: Cozinha
  • Material: Alumínio
  • Linha: Ceramic Life 2.5
  • Tipo de Produto: Panelas Revestimento Cerâmico
  • Composição: 01 Caçarola Com Tampa Ø 22 X 10,5 Cm 3,55 L
    • 01 Caçarola Com Tampa Ø 20 X 9,5 cm 2,55 L
    • 01 Panela com tampa Ø 16 x 8 cm 1,25 L
    • 01 Frigideira Ø 20 x 3,5 cm 0,6 L
    • 01 Frigideira Ø 14 x 2,5 cm 0,2 L
    • 01 Fervedor Ø 11 x 12,5 cm 1 L
Minha Opinião

Pessoalmente, gosto muito de panelas de cerâmica, pois elas proporcionam um excelente equilíbrio na distribuição do calor, o que me dá muita segurança e confiança na hora de cozinhar, sabendo que meus ingredientes serão preparados por igual, sem risco de passar do ponto, queimar ou secar de um lado. A espessura da panela 2,5mm também confere uma boa resistência contra deformações, o que é excelente para quem usa com muita frequência e deseja um conjunto que tenha maior durabilidade.

Nessa espessura, gostei bastante da forma como o calor é absorvido. Você pode achar que ela demora a esquentar e sentir que talvez esse seja um indício de que o seu cozimento é lento, porém, essa demora é só no início. Esse conjunto de panelas também confere uma excelente durabilidade para a manutenção do calor e, por isso, mantém o alimento em maior temperatura por mais tempo.

Em minhas testagens, algumas limitações, porém, foram observadas. Seu fundo estriado tende a acumular manchas e resíduos que são mais difíceis de se limpar e, da mesma forma, essas panelas não são recomendáveis para lava-louças, pois podem se desgastar facilmente nesses equipamentos. Mesmo sendo um revestimento excelente, tenho que confessar que há também outros modelos com maior espessura nas camadas de alumínio, dando mais resistência e, no cerâmico, maior antiaderência, porém, mesmo o Jogo de Panelas de Cerâmica Brinox 2,5 mm não sendo o mais resistente de todos, ocupa ainda um excelente lugar em durabilidade.

Quando analiso todas as qualidades do Jogo de Panelas de Cerâmica Brinox dentro de sua faixa média de preço, percebo que esse conjunto é uma excelente opção para quem busca um jogo de panelas de qualidade acima da média, porém, que tenha um preço mais em conta. É possível sim encontrar panelas mais qualitativas, porém a um investimento maior, por isso, essas panelas são excelentes recomendações para quem busca um jogo de qualidade, confiança e em um excelente preço.

Rafael Gonçalves

E tudo começou com um casamento rs. De péssimo cozinheiro a produtor de conteúdo de receitas levou um bom tempo de estudo e trabalho duro para reunir todas as informações que quero dividir com você. De receitas a análises de produtos incríveis que estudei e reuni com qualidade para você e sua família.

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Top