ÚLTRA MEGA GUIA DEFINITIVO

Saiba qual a melhor fritadeira elétrica sem óleo AirFryer

Olá você que sabe que nossa vida na cozinha não é fácil! São milhares de alimentos para prepararmos e ainda temos que nos preocupar com a qualidade da comida que colocamos na nossa mesa. Por esses e outros motivos criamos esse incrível guia para você saber qual a melhor Fritadeira Elétrica Sem Óleo Airfryer.

Eu sou Rafael Gonçalves e serei seu guia nesse incrível comparativo que desenvolvemos, no fim dessa leitura você será um especialista nesse tipo de produto incrível para nossa família, cozinha e saúde.

Atualmente a preocupação maior envolve nossa saúde, de nossos filhos e demais familiares. Muitas pesquisas veem revelando que o consumo excessivo de gorduras são causadoras de muitas doenças cardíacas, além de colaborar para explodir a quantidade de calorias de um prato simples que amamos tanto como uma batatinha frita, nuggets, frango, carne, doces e tudo o mais que pode ser feito com frituras. Nós amamos receitas fritas, aquelas maravilhas crocantes e saborosas, é uma realidade.

Sabemos também que a grande maioria das vezes nem estamos dando bola para a questão da saúde, mas sim para aqueles pneuzinhos extra na barriga. Eu particularmente coloco isso na frente da saúde como prioridade, imprudência minha, mas tanto faz sua prioridade, tratando-se de frituras, a saúde como o excesso de peso (que impacta na saúde geral) receberam um combatente a altura que atinge em cheio os dois pontos, a fritadeira Airfryer.

Para nossa equipe foi um desafio criar um conteúdo mais que especial sobre esses aparelhos que se tornaram mania nacional. Elas assam e fritam de forma extraordinária os alimentos, mantém o sabor e podem ser usadas sem ou com pouquíssimo óleo.

Agora você me diz: “Mas Rafael, existem dezenas de marcas, tecnologias, preços e tipos de fritadeiras sem óleo, qual eu escolho?”. “E depois de escolher, terei um aparelho novo, completamente diferente para cozinhar, como acerto o ponto, quais as receitas? Para a primeira pergunta eu te respondo: Neste artigo você terá todas as informações para tomar uma decisão consciente e lógica para fazer sua escolha, nada de opiniãozinha de internet rasa feito pires de chá, vamos tratar de fatos e você irá saber qual o melhor produto através de nossos testes e análises de diversas marcas. E para a segunda pergunta, aqui no site montamos e ensinamos a fazer diversas receitas e técnicas de uso nesses aparelhos, você não ficará na mão e muito menos em dúvida. Vamos lá.

O Que Você vai Aprender?
Fritar x Assar x AirFryer
As particularidades de cada processo de cozimento e como a fritadeira simula esses processos.
Tecnologias: Diferenças
Conhecerá o que realmente difere um aparelho de outro.
Texturas do Alimento
Como tudo isso impacta na textura e qualidade.
fritadeira sem óleo air fryer
Melhores Fritadeiras
Verá todos os motivos do porque umas são melhores que outras.
Longa Vida às Fritadeiras
Todas as dicas para que seu aparelho tenha uma longa vida útil.
Tabela Comparativa
Para quem tem pressa, criamos essa tabela comparativa. Os motivos detalhados para esse ranking estão no artigo abaixo.

Tabela comparativa
Avaliação
Capacidade 1,2 kg / 3,0 L 0.8 Kg / 2,2 L 3 Kg / 3,2 L 1 Kg / 2,7 L
Voltagem
Potência 2100W 1425W 1400W 1270W
Temperatura 60ºC a 200ºC 80ºC a 200ºC 80ºC a 200ºC 80ºC a 200ºC
Timer 60 min 30 min 30 min 60 min
Tecnologia Ar Giratório 360º Ar Giratório 360º Ar Unidirecional Ar Unidirecional
Painel Digital Touch Screen Manual Manual Manual
Qualidade da Fritura
Filtro de Ar Anti Odor
Frita Congelados
Forma de Bolo e Pão
Garantia 2 Anos 2 Anos 1 Ano 1 Ano
Preço
Nível colar tr abaixo do /tr
Um Presentão Para Você: Consegui Links e Cupons de Desconto para os Leitores do Site. Aproveite!
Link Direto com a Promoção

######## Apenas para compra na loja virtual ########
Clique Aqui e Compre Direto com 7% de Desconto, em nenhum outro lugar existe esse desconto
Você Economiza
- R$99,95
a
Clique Aqui e Compre Direto com 17% de Desconto, em nenhum outro lugar existe esse desconto
Você Economiza
- R$199,93
b
Clique Aqui e Compre Direto com 32% de Desconto
c
Clique Aqui e Compre Direto com 13% de Desconto
d
Cupom
não é necessário
Link Direto com o Desconto Acima
não é necessário
Link Direto com o Desconto Acima
.
Link Direto com o Desconto Acima
.
Link Direto com o Desconto Acima
Validade do Desconto
Válido até:

31/08

Esse Descontão Acaba em Breve. Não Perca Esta Oportunidade.
Válido até:

31/08

Esse Descontão Acaba em Breve. Não Perca Esta Oportunidade.
Válido até:

31/08

Válido até:

31/08

Loja da Promoção
:)
:)
:)
:)

Fritar x Assar X Fritadeira Air Fryer

A fritadeira elétrica sem óleo airfryer nos possibilita duas coisas, assar e fritar. Para entendermos melhor o que o aparelho faz, precisamos conhecer internamente o que uma fritura com imersão total em óleo e o processo de assar no forno fazem, afinal as fritadeiras prometem nos dar o mesmo resultado nos alimentos que a fritura comum ou o forno convencional. Você já deve ter reparado que alguns alimentos que tentou assar ficaram “parecidos” com a fritura e outros terrivelmente diferentes. Nós aqui já testamos muitas coisas, geralmente acabam em fracasso por um simples motivo, são processos de cozimento completamente diferentes. Logo processos diferentes oferecem resultados diferentes.

Assar em Forno

Quem nunca assou um bolo ou pão e percebeu que o fundo estava queimado e a parte de cima ou interna estava crua? Ou aquela receita famosa que sempre dá certo quando fazemos em casa e ao tentar fazer em outro forno sai bem errado? Isso ocorre por diversos fatores, mas o principal é a temperatura do forno. É impossível confiar na temperatura dos fornos residenciais, por isso sempre é indicado o uso de um termômetro de forno, se você realmente quer cozinhar para valer, tem que conhecer e ter esses equipamentos. Além disso você deve posicionar o termômetro na altura do seu assado. Complicado não?

Os fornos convencionais oferecem um local fechado, seco e bem quente, perfeito para carnes, massas e pães. Por ter calor intenso, o ar quente próximo ao fogo na parte de baixo do forno sobe, enquanto o ar frio desce, criando uma circulação e o aquecimento continuo do ar podendo chegar a mais de 280ºC. Ou seja, dependendo da posição do seu alimento ele pode assar mais uma parte em vez de outra, justamente pela diferença de temperatura. Esse processo de circulação de ar é chamado de convecção, guarde essa palavra que irei falar na parte de tecnologia.

No forno quente a água de dentro do alimento aquece, evapora e cozinha o produto. Bolos e pães por exemplo precisam que a água evapore e escape para a perfeita execução, já algumas receitas como de carnes precisam dessa umidade interna para manter a qualidade, por isso é necessário selar para manter a água, o que produz a esperada suculência e macies nas carnes. A principal batalha com as carnes é justamente manter a humidade presa dentro dela, quando a água escapa da peça de carne, a única coisa que conseguimos produzir é uma carne seca e dura, um belo desperdício.

A Fritura Em Óleo

É a forma mais rápida de cozimento, basta mergulhar o alimento em óleo fervente, com aproximadamente 160ºC, note que o forno chega a mais de 280ºC e mesmo assim tem um processo muito mais lento que o óleo quente, o que resulta em maior consumo energético sendo gás ou eletricidade. Esses processos são as chaves para a eficiência desses produtos que fritam com ar.

Como o óleo envolve os alimentos a uma temperatura homogênea diferentemente do forno, o cozimento é feito por igual e de forma mais violenta. E não é só isso, ao cair em óleo fervente o alimento cria uma “crosta” como se fosse uma “capa protetora”, é uma reação natural entre o amido, os açucares, proteínas e aminoácidos, este é o segredo da delícia das frituras. (Quando falei sobre selar a carne antes de ir ao forno, é esse efeito de lacre que produzimos nas partes externas para dificultar que a água escape.)

Essa “capa” dificulta a saída do vapor de água de dentro do alimento, é esse vapor quente que realiza o cozimento interno exercendo pressão. No caso das batatas é o que permite ter uma batata crocante por fora e macia por dentro. Já reparou que boa parte das receitas fritas são empanadas? É justamente para obter uma camada de lacre para impedir a saída do vapor de água. Quando o empanamento é feito de forma incorreta e se desfaz na fritura, o resultado é um produto mais seco e duro, além de ensopar sua receita de óleo.

O óleo quente é apenas um condutor de calor para aquecer a água dentro dos alimentos. Em frituras com óleo bem quente, o alimento praticamente não encosta no óleo devido a uma fina camada de vapor de água que sai de dentro, esse vapor são as bolhas que vemos saindo ao fritar. Quando usamos óleo com baixa temperatura, ele entra em contato com o produto e cria aquelas famosas receitas fritas ensopadas nadando em óleo que ninguém suporta, além de destruir todo o seu trabalho de empanar.

Na AirFryer
bacon na air fryer

A grande sacada desse segmento de produtos de utilidades domésticas é justamente unir o melhor dos dois processos de preparar alimentos. Você pode assar ou fritar como desejar, tudo depende da receita, temperatura e tempo de cozimento. Por terem um espaço reduzido, elas aquecem o ar que entra em contato com os alimentos em alta temperatura de forma homogênea, é o processo de convecção feito em uma escala reduzida e muito mais eficaz. Na fritura, criam essa crosta externa crocante como na imersão de óleo e garantem o interior cozido e macio.

A fritadeira Airfryer realiza o mesmo trabalho dos processos anteriores, mas de forma diferente para entregar o mesmo resultado e de forma mais rápida, por exemplo, assam até 4x mais rápido que um forno comum. Para nós as vantagens são economia de tempo e não usar óleo para cozinhar, assim temos alimentos deliciosos, saudáveis e lights. Minha barriga agradece.

Falei sobre o processo físico de cada forma de preparo de alimentos, porém cada aparelho realiza isso de forma diferente, com mais ou menos eficiência, ou seja, dependendo do aparelho que você comprar, terá texturas e sabores diferentes. Eu particularmente sempre busco a melhor experiência com os alimentos que preparo. A seguir você vai conhecer mais sobre como essa tecnologia funciona e a diferença entre as marcas existentes.

Tecnologias

Agora que você já conhece os processos de cozimento importantes para a fritadeira sem óleo, vamos falar sobre as tecnologias utilizadas no mercado e a eficácia de cada uma. Este é o ponto que explica a diferença de preço entre uma e outra.
Convecção
Exemplo da ação da convecção com uma fonte de calor.

Toda a base das fritadeiras está no processão físico de convecção, como expliquei, que nada mais é do que a movimentação do ar frio e quente. Ar quente sobe e ar frio desce, quando estiver fazendo um cozido em sua casa com uma panela, levante os braços kkkk, você vai perceber que quanto mais próximo ao teto você estiver, mais quente será a cozinha. Agora imagine isso em um espaço de aproximadamente 30cm por 30cm e com um ventilador ajudando esse ar a se movimentar. É um show de ar quente e frio subindo e descendo muito rapidamente.

As fritadeiras elétricas de uma forma bem simples, são grills invertidos com ventiladores em espaços restritos. Elas possuem uma resistência metálica como em um grill que esquenta o ar ao redor, o ventilador que fica acima da resistência empurra o ar quente para baixo. Quando o ar chega ao fundo, começa a perder temperatura e sobe novamente, sendo aquecido e empurrado. A eficiência depende da mistura de ar frio com quente e da distribuição desse ar dentro do aparelho. A fritadeira Airfryer precisa ter um motor de ventilação forte, uma resistência potente, hélices desenhadas para movimentar o máximo de ar possível e o mais importante, um sistema eletrônico inteligente que combine a entrada e saída de ar perfeitamente para manter a temperatura interna exatamente como programamos, a fidelidade da temperatura e a distribuição do ar são extremamente importantes.

Tudo isso funcionando ao mesmo tempo de forma correta produz as condições perfeitas para assar ou fritar qualquer alimento.

Forno Elétrico por Convecção. Note as Hélices Internas que movimentam o ar.

Outro ponto importante a ressaltar sobre a tecnologia da fritadeira elétrica, é a migração de uma tecnologia industrial avançada que são os fornos elétricos por convecção para nossas cozinhas em uma escala reduzida. Cozinhas sofisticadas principalmente de confeitaria utilizam apenas fornos elétricos por convecção, por isso você olha aqueles bolos incríveis com massas perfeitas e se pergunta, como é que conseguem fazer isso e eu não consigo em casa? Obviamente que o forno é apenas um dos processos, estou tratando de uma das diversas ferramentas utilizadas e claro, não adianta ter a tecnologia mais avançada sem saber utilizar a ferramenta e ter os conhecimentos teóricos necessários para a execução de uma boa receita.

O que estou querendo dizer é que temos a disposição uma ferramenta bem avançada para acelerar o preparo de qualquer receita, além de ter o controle de todo o processo para ter uma receita impecável, seja carne, peixe, batatinha frita, pães ou bolos. Por isso essas fritadeiras acabam sendo tão “viciantes”, são ótimas ferramentas, mas umas são melhores que outras.

Movimentação do Ar – Aerodinâmica

Sim meus queridos e queridas, há muita física em todos os parelhos e processos de cozimento, nas Airfryers não seria diferente. Como estamos falando de preparação de alimentos e eficácia no processo de assar e fritar é de extrema importância que o cozimento seja feito de forma homogênea. Para isso é necessário um sistema que cozinhe e mantenha a temperatura igual por todo o contorno do alimento, desta forma exercer o mesmo calor por todos os lados e não ter uma parte cozida e outra crua, uma bem passada e outra mal passada.

Nessa característica existem no mercado produtos que se comportam de duas formas, ação 180º e ação em 360º. Um bom forno por convecção deve GARANTIR o cozimento em 360º, essa característica coloca um abismo em termos de técnica de cozimento entre as fritadeiras, uma diferença de até 70% no tempo de preparo e textura das receitas.

Ação 360º

Nesse quesito existe apenas uma marca de fritadeira sem óleo que fica disparada na frente. Pesquisei, pesquisei, busquei modelos fora do país e encontrei apenas uma com esse diferencial, creio eu que seja uma questão de patente, já que essa marca foi a primeira no mundo, provavelmente conseguiu os direitos sobre esse tipo de design e de todos os outros possíveis e imagináveis kkkkk.

É difícil essa questão de patente falando nesses tipos de produtos, uma vez que eles são apenas motor, hélice, resistência e superfície. Não existem novas tecnologias para incluir na fritdeira sem óleo, não são como celulares por exemplo que sempre desenvolvem uma nova tecnologia e correm para patentear, você já deve ter visto as brigas entre Apple e Samsung. Um vidro novo, um chip assim e assado, com as fritadeiras o espaço para inovação é muito pequeno, o próprio aparelho já é a inovação. Teriam que criar uma nova proposta, com um novo segmento de produto.

Estou falando da Philips Walita, note o fundo do produto:

1º As concorrentes. 2º Funda do modelo Avance. 3º Fundo do modelo Viva.

Esse design é patenteado pela Philips com o nome de Starfish nos EUA. Patentear uma nova solução para o motor ou o painel de controle eletrônico é fácil, mas patentear um desenho e tentar fazer semelhante é algo muito mais complexo. O que me leva a pensar que realmente a empresa tem as patentes para diversos formatos de fundo. Tiveram muito tempo para pensar e desenvolver o produto, inclusive compreender que o grande diferencial de eficácia desse produto é justamente a dinâmica do ar dentro do compartimento e fizeram isso muito bem. Tanto que todas as que vieram depois não possuem esse diferencial, são lisas.

A forma em que o ar se comporta depende muito a superfície de objeto, em carros por exemplo, as linhas curvas e retas não estão lá por acaso, são pensadas para manipular a ação do ar na superfície do carro. Dependendo do design pode dar mais estabilidade, equilíbrio, distribuição do peso do veículo em movimento, assim dar mais segurança durante a condução.

fritadeira elétrica sem óleo avance

Avance

viva collection animação

Viva Collection

Quando notei esse detalhe fui pesquisar e comparar mais e percebi que não há nenhuma marca de fritadeira elétrica que expõe o diferencial da dinâmica do ar dentro do produto na publicidade, ninguém apresenta esse fator crucial como diferencial no produto, e pasmem, nenhuma marca no Brasil e nem no exterior. Encontrei apenas uma marca de fritadeira sem óleo que também tenta usar esse argumento como diferencial e não existe no Brasil.

A grande questão aqui é a forma em que o ar se distribui em torno dos alimentos, atingindo-os em alta velocidade por 360º graus, por cima, pelo lado e por baixo. Isso produz um cozimento homogêneo sem deixar partes queimadas e outras cruas, esse movimento continuo e com temperatura homogênea é o que procuram os profissionais da área nos fornos por convecção industriais, sendo a Philips a única que entrega perfeitamente isso para uso residencial.

Aqui no Brasil, é vendida e promovida pela Polishop e utilizam o nome Rapid Air (ar rápido) para descrever a tecnologia de uma forma geral, que inclui a capacidade do motor, hélice e design interno, foi uma adaptação para facilitar a compreensão do produto por aqui. Nos EUA as denominações são separadas, Twin Turbo Star para designar a tecnologia do motor, hélice e resistência, e Starfish para a tecnologia do desenho interno. O design interno conduz o ar quente em direções específicas. Ao atingir o fundo, as curvas conduzem o movimento do ar para o centro e empurram para cima, desta forma cozinha de todos os ângulos o alimento. Isso fará uma diferença enorme no tempo de preparo e na qualidade da textura. Somando as tecnologias de aquecimento, ventilação e design interno faz com que os modelos da fabricante tenham desempenho 70% superior aos concorrentes.

Ação 180º

Depois da explicação sobre a ação 360º fica fácil compreender a 180º. O ar quente é empurrado para baixo e ao atingir o fundo encontra uma superfície reta, então ele se choca com o fundo e não é dirigido para lugar algum, indo para os lados aleatoriamente, não aproveitando o calor de forma eficaz na parte de baixo do alimento.

É exatamente o processo do forno comum, a fonte de calor aquece o ar, que passa pelo alimento e produz um efeito semelhante ao do bolo, parte de baixo mais assado e de cima menos assado, ou de uma peça de carne por exemplo, ele nunca fica assado por igual, mas ainda sim essas fritadeiras fazem esse processo mais rápido que o forno.

Impacto na Textura e qualidade

Notou que estou falando muito em assar não é mesmo? Mas queremos muito mais é fritar e queremos uma fritura perfeita. Querendo ou não, aceitando ou não, o processo 360º é anos luz a frente em questão de qualidade. É muito difícil para alguém com pouco conhecimento técnico em gastronomia compreender isso, afinal comida é comida diriam kkkkk. Mas porque a comida do restaurante X é melhor do que a que fazemos em casa, mesmo copiando fielmente a receita?

Técnica meus queridos, e dentro da técnica temos os aparelhos utilizados, em nosso caso, dependendo do aparelho que iremos fritar nossa receita teremos um efeito completamente diferente, que é o que dá aquele espanto quando provamos e falamos: “Que delícia”.

Se você leu todo o artigo até agora, já sabe o efeito físico necessário para ter uma fritura espetacular. Precisamos SELAR, LACRAR, APRISIONAR o vapor de água dentro dos alimentos para que fiquem macios e suculentos.

Como eu seguro esse ar se meu aparelho deixa a porta do fundo do alimento aberta? Mal lacrada? O vapor vai escapar inevitavelmente. Você não tem ideia de quanta pesquisa é realizada para criar o processo da batata frita perfeita. Temperatura da fritura, duas frituras, água fervente antes, fritar depois e diversas outros processos mirabolantes com o único e exclusivo objetivo de produzir uma batatinha crocante por fora e macia por dentro. Mas todas, absolutamente todas as pesquisas envolvem criar uma crosta que impeça a saída do vapor de água. Da mesma forma para carnes, peixes, frangos, lagostas e qualquer outro alimento.

O que mais me “enfurece” nos comparativos de internet entre uma fritadeira e outro é o produto que utilizam para comparar. Outro dia vi um comparativo com uma empadinha e uma coxinha, a pessoa falava, a Philips não compensa pagar mais caro por uma diferença de 1 minuto a mais na outra fritadeira. Concordo plenamente, se você for fazer apenas coxinha e empadinha no aparelho, se esse é o seu critério nem precisa continuar lendo o artigo, pode comprar qualquer marca.

O motivo é o seguinte: O recheio já está cozido, você só precisa assar e dourar a parte externa. Ainda que haja fuga de vapores do seu recheio pronto, o tempo de cozimento é muito menor, logo não há grande diferença entre uma marca e outra. Agora testa uma coxa e sobre coxa, uma peça de picanha, uma lagosta, um bolo, batatinha frita. É difícil para uma pessoa que nunca provou uma batatinha espetacular saber o que é uma boa batatinha frita, ai acontecem as reclamações por conta de diferença de preço.

Carros andam, panelas cozinham, ventiladores ventilam, ar condicionados resfriam. Mas cada modelo, com uma tecnologia diferente produz EXPERIÊNCIAS DIFERENTES. Você pode fritar uma carne em uma frigideira de teflon, de aço, de cobre ou alumínio, até no asfalto quente, todas fritam, mas cada uma produz um efeito diferente no alimento, mais ou menos agradável. Assim ocorre com as fritadeiras sem óleo, determinadas sutilezas fazem toda a diferença.

Aquecimento do Aparelho e Suculência

Alguns aparelhos chegam à temperatura programada em apenas 3 min, outros em 5 min, outros em 8 min, mas incrivelmente possuem a mesma voltagem. Isso se chama eficiência. Pare e pense, se há essa diferença apenas para aquecer, imagine o que não acontece com o alimento, pense se são realmente capazes de preservar a temperatura e fazer uma boa fritura.

Lembre-se para uma boa fritura é necessário um choque violento na superfície do alimento para criar a crosta crocante, sem isso sua fritura ficará seca e mole. Unindo o comportamento do ar dentro do aparelho e sua capacidade de aquecimento e estabilidade de temperatura, temos os motivos do porque uma marca ser até 70% mais rápida que a outra e ainda entregar um resultado melhor, é pura engenharia de produto.

As Melhores Fritadeiras Elétricas

O QUE A MELHOR FRITADEIRA Elétrica sem Óleo AIRFRYER DEVE SER?

Basicamente uma boa fritadeira sem óleo por convecção deve assar ou fritar os alimentos de forma homogênea e simular o mais próximo possível os resultados dos processos de fritura em óleo e de assar em forno. Ou seja, criar uma crosta crocante e manter a humidade e maciez interna do alimento.

Critério de Ranking

Violência: Sim violência, o processo de fritura é o mais violento que existe para os alimentos, logo a melhor deve reproduzir essa violência e lacrar os alimentos com uma crosta o mais rápido possível, assim como na fritura convencional faz. Essa ação é o que vai nos garantir uma crosta crocante e um interior macio.

Cozimento Homogêneo: De nada adianta em termos de qualidade lacrar apenas partes do alimento e fazer um cozimento unidirecional, isso afetará diretamente a qualidade de sua receita. A fritadeira deve garantir o cozimento igual em todas as direções assim como o processo de fritura em imersão em óleo quente.

Garantia e Assistência Técnica: Ninguém é ingênuo de pensar que esses aparelhos podem ser a prova de falhas. Até avião tem pane e são produzidos para ter um desempenho impecável. Com esse critério já cortamos uma longa lista de marcas, isso é importante porque as fritadeiras elétricas se tornam parte de sua rotina, não são aparelhos que encostamos e usamos uma vez por mês, elas são tão ativas na cozinha quanto um fogão. Por esse motivo é muito importante escolher marcas que possuem boas políticas de garantia, rede de assistência técnica e peças de reposição.

Vamos analisar ponto a ponto cada fritadeira e marca na lista abaixo, organizadas por ordem de qualidade do efeito nos alimentos, desempenho geral e garantias.

Philips Walita

Quis começar meus testes pela mais famosa: a fritadeira elétrica sem óleo AirFryer Philips Walita. A todo momento, seja na TV, internet ou em lojas de eletroeletrônicos, eu vejo propagandas dessa marca, dizendo que ela é a melhor do mercado e que vale o investimento.

E, sabe o que eu descobri? Essa fritadeira sem óleo realmente é tudo isso que eles anunciam. Talvez até mais. Para começar, a Philips Walita é a marca mais famosa quando falamos de eletrodomésticos para a cozinha. Desde os nossos avós, sempre essa marca se destaca pela sua qualidade e confiabilidade, o motivo é simples, eles produzem equipamentos de ponta, bom acabamento, boa tecnologia e boa entrega de resultados.

melhor fritadeira elétrica sem óleo airfryer avance xl philips polishop
Philips Walita Avance

É a pioneira no mercado, ela usa um sistema onde o ar circula rapidamente em 360º, com equilíbrio de temperatura. Ela reúne todas as condições para simular com maior precisão os efeitos dos processos de fritura em óleo e de assar em forno, como expliquei anteriormente. O design interno dos aparelhos é único, o que favorece a aerodinâmica do ar quente, por isso deixa os alimentos mais crocantes por fora e macios por dentro, além de ter desempenho 70% superior em relação aos concorrentes.

Enquanto ela precisa de 15 min para concluir uma receita, a concorrente mais próximo precisa de mais de 30 min. Esse tempo atinge diretamente a qualidade do alimento, é muito menos tempo para cozinhar, o que evita a perda de humidade excessiva, logo temos alimentos mais suculentos e macios. Isso é um fato, agora sua decisão de compra irá depender exclusivamente de seus objetivos culinários.

Se o seu objetivo é cozinhar diversos alimentos diferentes e com a máxima qualidade como carnes, peixes, frangos, batatas, biscoitos, camarão, pães, bolos e demais receitas, então os produtos da Philips Walita são mais que indicados a você. Mas se seu objetivo é apenas fazer nuggets, coxinha e empadinha, sinceramente qualquer outra marca supre sua necessidade, essas receitas menos complexas terão pouca diferença na finalização. As tecnologias das demais são praticamente idênticas, agora se quer fazer receitas simples como essa e outras mais complexas com um resultado muito superior em textura, sabor e agilidade, sinto muito, mas a Philips é melhor. Se você pulou a explicação sobre as tecnologias, sugiro que volte no artigo e veja todos os motivos técnicos dessa superioridade.

Existem no Brasil dois modelos da Philips Walita, A Viva Collection e a Avance XL, nos EUA existe até a XXL.

Durante nossas pesquisas descobrimos também que a fritadeira elétrica americana e em todo o mundo da Philips é exatamente a mesma há anos com pequenas alterações de design ao longo do tempo. Já outras marcas famosas aqui no Brasil possuem exatamente o mesmo modelo em outros países com nomes diferentes e de empresas diferentes, o que me leva a crer que funcionam a base do sistema Chinês. Uma empresa chinesa tem um modelo pronto na fábrica, uma marca qualquer de qualquer país encomenda unidades desse modelo e apenas escolhe a qualidade dos componentes, que impacta diretamente no custo e durabilidade do produto, sendo a engenharia toda de uma fábrica chinesa. A engenharia e design da Philips sempre foi deles com especificações próprias há muito tempo.

O produto vem na caixa com uma cesta, uma assadeira antiaderente (único modelo do mercado que vem com uma assadeira, o modelo Americano possuí outros acessórios que iremos no futuro indicar aqui no artigo, são grelhas e chapas bem legais), manual de instruções e um livro de receitas de ótima qualidade. E lembrando, diferentemente do que até nossa equipe pensava, a fritadeira não serve apenas para preparar batatas fritas e outros do gênero de receitas de boteco. Não. Existe uma infinidade de receitas que podem ser preparadas nessa máquina, desde pães, bolos, carnes, peixes, frutos do mar e outros, aqui no site temos diversas receitas para fazer.

airfryer philips walita livro junto
Philips Walita Viva Collection

Além disso, ela tem capacidade para até 800g, 1400W, controle de temperatura, cesto removível, tem um sistema de circulação de ar que prepara todo o alimento de forma igual e um exclusivo filtro de ar, que não permite que gorduras e odores sejam espalhados pela sua cozinha. Sim, adquirir a Philips Walita compensa o investimento pela praticidade, qualidade e sabor que você terá em sua cozinha. Afinal, ter alimentos bem preparados, com qualidade, sem deixar sujeira, é tudo que nós precisamos e que a Walita nos oferece em um único eletrodoméstico.

Tudo isso apenas no modelo menor da Walita, mas ainda há a versão maior, mais tecnológico e mais poderoso. A melhor em nossa análise é a Avance, possui painel digital, tem temperatura até 200ºc, chega a 1970W em 110v e 2100W em 220v (muito potente), timer de 60 minutos, capacidade de até 3 litros, tem peças removíveis para fácil limpeza e suporta 50% mais alimentos em seu interior, além de ter o cesto de fritura independente da gaveta, ou seja, você remove apenas a cestinha e evita manusear a parte quente do aparelho, mais segurança e praticidade a você. É ideal para famílias maiores, sendo que qualquer uma das versões que escolher, sem dúvida terá o melhor resultado em seus pratos, pois possuem a mesma tecnologia.

Tem opção de seguro de garantia estendida original pela loja e dois anos de garantia pela fabricante, ninguém oferece 2 anos de garantia em um produto como esse. É um reforço da empresa em mostrar superioridade e garantir a qualidade do produto que vende, isso revela a segurança em relação ao bom desempenho e durabilidade dos componentes eletrônicos utilizados no equipamento, assim como no revestimento interno em teflon.

Outro ponto muito importante que quase passou despercebido por nós, o cesto da Philips é revestido nas laterais por teflon e inox por baixo, a grade é toda de aço inox, a grande maioria das concorrentes tem o cesto todo revestido de teflon, porém o metal abaixo do teflon não é inox, ou seja, caso descasque esse teflon (coisa bem comum nos modelos mais baratos) a grade irá enferrujar.

Como falei anteriormente, a rede de assistência técnica da Philips esta em grande parte do Brasil, uma chance menor de passar sufoco em caso de defeito. Por todos esses vários motivos consideramos a airfryer Philips Walita como a melhor airfryer.

Philco

Seguindo a mesma linha de todas as fritadeiras que irei descrever abaixo, a Philco divulga a seguinte mensagem sobre seu produto: "Usando ar em uma temperatura muito elevada, a Philco entrega uma refeição leve para a sua família, já que usa pouquíssima gordura ou nenhuma". A lógica é a mesma, o ar circula em alta velocidade e temperatura de forma a preparar o alimento. Ela frita, assa, tosta, cozinha, gratina por convecção.

philco air fry saúde
Philco Air Fry Saúde Inox

Aparentemente as mesmas funções que a fritadeira airfryer Philips, porém todas as fritadeiras que irei falar a seguir até o fim do artigo não apresentam mais nenhum diferencial, a tecnologia é a mesma, o design interno extremamente semelhante, sem grandes mudanças competitivas, mas ainda sim há sutis diferenças entre elas.

Como as demais abaixo a Philco possuí diversos modelos com a mesma tecnologia, mudando apenas o tamanho. Potência, painel e design. Nós utilizamos apenas as fritadeira indicadas como as melhores da linha da fabricante como as Pro, INOX e Saúde. A empresa é a que possui mais versões do produto, sendo esses modelos os principais que encontramos em outros países como produtos de outras empresas, tanto que a linha Philco não possui um alinhamento de identidade visual como a Philips e Mondial por exemplo.

A empresa promete que a fritura seja realizada utilizando menos 80% de gordura, assim como outros alimentos podem ser preparados com pouquinho óleo. Além disso, a fritadeira não deixa sujeira nem fumaça, pois seu sistema filtra tudo isso. Sua cesta pode ir na lava louças sem sofre danos, pois o sistema que evita superaquecimento permite um melhor funcionamento da mesma. O pacote vem com a fritadeira e manual.

Essa fritadeira é indicada para os seguintes alimentos: Batata, Carnes, Frango, Empanados, Nuggets e Salgados. O único cuidado que a empresa pede é que, antes de utilizar o produto, que você leia todo o manual para que não tenha nenhum problema com a utilização do mesmo.

No mais, basta utilizar o aparelho para preparar os alimentos indicados com sabor. O maior problema que vejo nela é que os alimentos não ficam tão crocantes e nem suculentos como na Philips Walita, também não fazem o cozimento totalmente homogêneo por ter o ar quente soprado em uma única direção, de cima para baixo cobrindo 180º, já a Philips é circular e finaliza a fritura mais rápido e com maior qualidade. Mas se não se preocupa tanto com a qualidade do produto final ou não tem os recursos para investir em um Philips, essa é uma boa opção.

Por que inclui as fritadeiras da Philco em segundo lugar? Por dois motivos.

1º o tempo de aquecimento do aparelho está descrito como aproximadamente 3 minutos, mas levou um pouco mais de 3 minutos em nossos testes, também a finalização do cozimento é um pouco mais rápida que os demais, devido a essa vantagem de eficiência no aquecimento. Quanto menos tempo o alimento fica fritando no equipamento, menos vapor de água será perdido e melhor o resultado.

2º A Philco é a marca que fica bem próxima da Philips em questão de assistência técnica em todo o Brasil, reposição de peças e/ou troca do aparelho completo em caso de problemas.

Outro problema recorrente que teremos com mais facilidade é o caso do teflon da superfície interna e do cesto. O descascamento precoce do teflon pode atingir todas as marcas, isso ocorre por erro de fabricação ou mal-uso do aparelho, mas independentemente de mal uso, o teflon deve suportar o choque de temperaturas, seja Philips, Philco, Mondial ou qualquer outra marca. Porém todas as marcas abaixo possuem cesto em teflon, mas o metal interno não é inox, sendo assim, ao descascar irá oxidar gerando ferrugem.

Mondial

Testamos a marca de fritadeira sem óleo Air Fryer Mondial. Conhecida por oferecer eletroportáteis com menores preços, a Mondial também resolveu investir na linha de fritadeiras. A Mondial Af-16 e todas da linha também promete o preparo de diversos alimentos sem a utilização de óleo, tudo em seu sistema de preparo elétrico. O modelo AF-16 é o upgrade do modelo Af-03 que possuia um design menos trabalhado.

fritadeira sem óleo air fryer Mondial Ultra AF-16
Mondial AF-16

Existem vários modelos, com algumas diferenças sutis, como display digital ou não, cores e design. Por isso, antes de comprar, é necessário analisar cada um deles. Um interessante acessório dessa fritadeira é seu cesto com separador, que permite o preparo de mais de um tipo de acompanhamento ao mesmo tempo. O pacote vem com o aparelho, o cesto, separador de alimentos, manual e pode vir acompanhado de livro de receitas. Ela também permite o preparo de petiscos, carnes, massas e outros alimentos, sem usar óleo. Assim, o alimento fica seco e saudável, ideal para a alimentação.

Consideramos as fritadeiras da Mondial uma boa opção de entrada pelo baixo custo, indicamos para pessoas que irão fazer pouco uso e desejam preparar receias simples como salgados. O baixo preço não é à toa, envolve redução de custos em componentes e acabamento. As chances que perder o teflon, queimar o motor ou a resistência é maior em relação a Philips e Philco. Além de ter um rendimento inferior com tempo de aquecimento superior a 5 minutos e tempo de finalização mais alongado. Mas colocamos a marca em terceiro lugar devido a disponibilidade de assistência técnica no Brasil.

Um cuidado que precisamos ter ao adquirir essa fritadeira é que existem modelos 110v e modelos 220v. Por isso, na hora de adquirir, confira se é o modelo certo para sua rede elétrica. Todas as peças são facilmente removíveis, garantindo a facilidade de limpeza. Assim, você tem o produto em excelente estado por mais tempo.

Daqui para baixo os produtos são bem semelhantes em qualidade e preço, indicamos para pessoas que desejam apenas preparar quitutes simples, sem muito refinamento ou exigência em relação a sabor e textura. Para coisas simples todas possuem o mesmo desempenho.

Cadence

A Cadence traz para o mercado esta com características parecidas das outras marcas. Também promete fritura sem gordura a partir de um sistema de ar quente em alta velocidade, o que deixa os alimentos mais crocantes e saudáveis.

fritadeira sem óleo cadence perfect fryer
Cadence Perfect Fryer

Essa fritadeira sem óleo é indicada para preparar carnes, legumes recheados, frango frito, polenta frita, nuggets, onion rings, mini pizzas, almôndegas, bolos, muffins, churros, entre outros. Ou seja, você tem uma variedade de receitas para preparar no mesmo eletroportátil.

Uma das vantagens da Cadence é que ela pode ser usada para descongelar alimentos. Sua forma é antiaderente, o que facilita a limpeza. Além disso, a programação sonora avisa exatamente quando o alimento está pronto. O timer tem desligamento automático e ainda indica o preparo e o aquecimento.

Assim como os outros, deixa o alimento pronto para consumo sem utilizar óleo, o que é saudável. A fritadeira facilita a preparação de alimentos na cozinha, o que é bom, pois o tempo é essencial para todas nós. Outras vantagens dessa fritadeira são: alça anatômica, que permite que você manuseie facilmente a mesma na cozinha, e pés antiderrapante, o que faz com que a fritadeira não deslize nas superfícies.

No entanto as fritadeiras da marca Cadence carecem de potência, o que produz alimentos não tão bem finalizados e maior tempo de preparo. Por possuir uma tecnologia mais frágil, muito provavelmente sua durabilidade é menor.

Britânia

air fry saúde britânia
Britânia Air Fry Pro Saúde

Seguindo a mesma linha de produtos, a Britânia traz um produto que também utiliza ar quente em alta velocidade para preparar seus alimentos. Os alimentos são elevados a uma temperatura de 200°, para que fiquem preparados como devem.

Os pés da Britânia são antiderrapantes, que permite que a fritadeira fique em qualquer superfície sem deslizar, o que facilita o transporte do mesmo. O cesto é antiaderente, permitindo a lavagem em lava louças ou de forma tradicional. Os alimentos que podem ser preparados são: batatas, salgados e carnes, como a maioria das outras marcas. Todos eles podem ser preparados com pouca gordura, de forma que ficam bem saudáveis. Também é um produto prático, fácil de carregar, e que auxilia o trabalho na sua cozinha.

Uma das reclamações mais comuns dessa marca é em relação ao teflon, que pode gastar facilmente. Se o mesmo acontecer, você deverá entrar em contato com a assistência técnica para realizar a troca. No mais, é aproveitar o produto e preparar seus alimentos de forma bem prática.

Essas são as principais marcas atuais do mercado que vendem fritadeiras sem óleo. Cada uma delas tem sua vantagem e desvantagem em relação a outras. O segredo é escolher aquela que melhor lhe atende.

Se você quer um produto completo, com todas as características e tecnologias avançadas de um equipamento profissional, que prepare uma maior quantidade de alimentos de forma segura e que fique realmente bom, com certeza a melhor marca é a Philips Walita. Mesmo sendo um produto mais caro, compensa o investimento pelos inúmeros benefícios que a marca traz.

Se não quiser investir nessa marca, existem as outras opções apresentadas. Cada uma com sua característica, preço e modelo. O ideal é analisar cada uma marca e o que oferece de bom para sua cozinha, pensando sempre na relação custo-benefício. As lojas também ajudam com parcelamentos sem juros e várias formas de pagamento.

Por isso, escolha o produto que melhor lhe atenda, e deixe a sua cozinha mais prática.

Não esqueça de conferir as receitas exclusivas que preparamos aqui no site.

Tabela Comparativa

Tabela comparativa
Avaliação
Capacidade 1,2 kg / 3,0 L 0.8 Kg / 2,2 L 3 Kg / 3,2 L 1 Kg / 2,7 L
Voltagem
Potência 2100W 1425W 1400W 1270W
Temperatura 60ºC a 200ºC 80ºC a 200ºC 80ºC a 200ºC 80ºC a 200ºC
Timer 60 min 30 min 30 min 60 min
Tecnologia Ar Giratório 360º Ar Giratório 360º Ar Unidirecional Ar Unidirecional
Painel Digital Touch Screen Manual Manual Manual
Qualidade da Fritura
Filtro de Ar Anti Odor
Frita Congelados
Forma de Bolo e Pão
Garantia 2 Anos 2 Anos 1 Ano 1 Ano
Preço
Nível colar tr abaixo do /tr
Um Presentão Para Você: Consegui Links e Cupons de Desconto para os Leitores do Site. Aproveite!
Link Direto com a Promoção

######## Apenas para compra na loja virtual ########
Clique Aqui e Compre Direto com 7% de Desconto, em nenhum outro lugar existe esse desconto
Você Economiza
- R$99,95
a
Clique Aqui e Compre Direto com 17% de Desconto, em nenhum outro lugar existe esse desconto
Você Economiza
- R$199,93
b
Clique Aqui e Compre Direto com 32% de Desconto
c
Clique Aqui e Compre Direto com 13% de Desconto
d
Cupom
não é necessário
Link Direto com o Desconto Acima
não é necessário
Link Direto com o Desconto Acima
.
Link Direto com o Desconto Acima
.
Link Direto com o Desconto Acima
Validade do Desconto
Válido até:

31/08

Esse Descontão Acaba em Breve. Não Perca Esta Oportunidade.
Válido até:

31/08

Esse Descontão Acaba em Breve. Não Perca Esta Oportunidade.
Válido até:

31/08

Válido até:

31/08

Loja da Promoção
:)
:)
:)
:)

Longa Vida às Fritadeiras

Melhores Praticas de Conservação e Limpeza
1

NUNCA, mas nunca jogue água fria para limpar o aparelho enquanto ele estiver quente. O choque térmico irá destruir o revestimento em teflon.

2

Espere 30 min para que o aparelho esfrie, use água quente e deixe de molho por 5 min. Utilize uma esponja não abrasiva para fazer a limpeza com um detergente. Sempre limpe o produto a cada uso.

3

Use uma escovinha para limpar a resistência, sempre gruda muita gordura nela.

4

Verifique se há gordura nas saídas de ar e limpe sempre que possível.

5

Gordura causando entupimento nas saídas de ar pode causar superaquecimento e fumaça em quantidades desproporcionais. Depois de um bom tempo de uso e caso seu produto demonstre variação de comportamento, pode ser necessário levá-lo a uma assistência técnica para limpeza total. Lá irão abrir o equipamento e remover gordura de lugares que você nem imagina que poderia ter kkkk. Por isso é muito importante manter uma rotina de limpeza do produto.

Ufa, chegamos ao fim do super mega hyper artigo sobre esses produtos incríveis que passaram a fazer parte de nossa vida. Aproveite os descontos que conseguimos para você e vá cozinhar de forma mais saudável e saborosa com a melhor fritadeira airfryer.

Compartilhe o artigo em suas redes sociais, tenho certeza que seus amigos e familiares adorariam conhecer mais detalhes sobre os produtos. Até a proxima.

Compartilhe isso em seu Pinterest

Comentário (1)

  • Lilian

    Parabéns pela análise séria e comprometida sobre as fritadeiras elétricas!!! Melhor leitura q fiz. Foram imparciais e profissionais.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Top