11 Receitas de Vatapá Simples e Fácil

Um prato tradicional baiano apresentado de diversas formas diferentes. Escolha sua favorita e surpreenda a família.
Publicado em Acompanhamento
11 Receitas de Vatapá Simples e Fácil

Se ama comidas típicas, essa é a lista de receita de vatapá simples perfeita para sua refeição.

É hora de trazer um pedacinho de cada região do Brasil para sua mesa e fazer a festa. Confira.

Receita de vatapá de frango simples: Como fazer

Para quem ainda não conhece, vatapá é um prato típico da culinária afro-brasileira.

O seu preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, cravo, castanha de caju, leite desnatado, azeite de oliva, cebola, alho e tomate.

Para essa receita vamos além, porque colocaremos frango e outras coisinhas a mais: alho, pimenta, sal, tomate, pimentão verde, cebola, cheiro verde, cebolinha, coentro, azeite de dendê, leite, caldo de galinha em tablete, farinha de trigo, cebola e leite de coco. Veja o modo de preparo acima para fazer.

De camarão

Camarão é um prato muito usado no nordeste brasileiro e com vatapá baiano a mistura fica nota dez!

Camarão é uma maravilhosa fonte de selênio que neutraliza os efeitos prejudiciais dos radicais livres, que é a principal causa de câncer e outras doenças degenerativas.

É uma ótima fonte de vitamina D. Essa vitamina regula a absorção de cálcio e fósforo, que é primordial para dentes e ossos fortes.

E por sua vez é uma delícia! Para que consiga fazer esse prato, basta ter em sua casa alguns ingredientes: camarão, óleo de dendê, cebola, alho, pimentinha de cheiro a gosto, farinha de trigo, leite de coco, sal e cheiro verde a gosto.

Basicamente leve ao fogo médio em uma panela por alguns minutos, refogue os ingredientes e prepare o caldo, bata no liquidificador o trigo com água, dissolva bem e jogue na panela e vá mexendo sempre para não queimar o fundo da panela até engrossar o caldo. É bem simples para uma refeição diferenciada.

De pão

Como dito anteriormente, é feito de pão, mas esse, em especial, vai parecer um pão de vatapá.

O que vai precisar é de pães de sal amanhecidos, castanha de caju, amendoim torrado e descascado, gengibre ralado, salsinha, cebolinha e coentro a gosto, cebola, tomate, pimentão, azeite de dendê a gosto, água e leite de coco.

Baiano

É uma comida de origem afro, mas ficou muito mais famoso na Bahia e aqui apresentamos a sua receita original baiana que vão pães franceses, gengibre, alho, pimentão, colorau, castanha de caju torrada, camarão seco salgado, pimenta dedo de moça, tomate, coentro, sal a gosto e água.

Paraense

No Brasil, cada local tem o seu costume e o prato com seu sabor. Esse prato, por mais que seja uma comida de descendência afro e que fez mais fama na Bahia, tem a sua versão paraense que é uma delícia tanto quanto todas as suas versões!

Tudo o que vai precisar é de peito de frango, alho, cheiro verde a gosto, pimenta calabresa, água e mais alguns.

De trigo

A farinha de trigo dá mais consistência aos seus pratos, mas seu uso tem de ser com moderação para que não fique estranho demais.

Esta receita de vatapá que vai trigo, você precisa de amendoim torrado sem casca, castanha torrada sem casca, camarão salgado seco, cebola branca, sal e outros.

De sardinha

A sardinha não é apenas um peixinho pequeno, alvo de preconceitos por ter um preço baixíssimo e um gosto diferencial de outros peixes.

É uma fonte rica em proteína, cálcio e vitamina B12, seu consumo auxilia na prevenção de doenças do coração, e ser fundamental para a memória e os ossos. Deixa os seus pratos mais gostosos.

Tudo o que precisa ter na sua casa são esses ingredientes: pão frances amanhecidos, tomate, pimenta do reino e cheiro verde a gosto, gordura de sua preferência, alho, sardinha em lata, colorau ou molho de tomate a gosto.

Vai ficar demais! Experimente. Veja outros peixes e frutos do mar para acompanhar.

Vegano

Acha mesmo que só porque a receita de vatapá é uma comida afro e por isso cheio de ingredientes "pesados" não pode ter uma versão mais light?

Ou melhor, vegano não pode comer porque pensa que toda vez vai carne e outras coisas de animais?

Está enganado! Tem uma versão que é livre de qualquer produto animal e que veganos ou não podem comer a vontade.

Tudo o que vai precisar ter em sua cozinha como ingrediente é amendoim torrado e sem pele, tomate, pimentão, coentro ou salsinha, pão francês, e mais alguns

De peixe

Não seria mais interessante sem a sua versão de peixe.

Já mostramos aqui a versão com sardinha, que é um peixe, mas esta vai outro peixe que vai deixar o seu prato uma delícia! E o peixe que vamos falar aqui é o cação.

Cação é um peixe interessante porque, nos mercados, ele é vendido sem as espinhas. E de fonte de nutriente, nosso querido peixinho tem proteínas para o corpo e podem ser usados para substituir as carnes e o frango da dieta, previne, doenças cardiovasculares, melhora a memória e prevenir Alzheimer, alivia os sintomas de artrite e, ainda, fornecer vitamina D.

Quer mais benefício? Seu prato fica delicioso com peixe e conquista a todos os seus convidados.
Para preparar uma receita, basta ter em sua casa cação, pães franceses, gengibre, alho, tomate, cheiro verde, pimenta doce, água e outros.

Com arroz

Possivelmente o mais básico de todos e também o mais fácil. Qualquer pessoa pode preparar e surpreender os convidados.

Vai precisar de alguns ingredientes: 2 xícaras de arros comum, 4 colheres de sopa de extrato de tomate, 2 latas de sardinhas pequenas ou uma 1 grande, Salsa ou coentro, 2 dentes de alho, Cebolinha e outros. Confira o passo a passo.

De farinha de mandioca

A farinha de mandioca dá energia, previne cãibras e favorecer a contração muscular, ajudar a previne anemia, ajudar a relaxar e controlar a pressão arterial.

Pensou que nem tivesse benefício algum, né? Ao contrário, se for uma farinha de mandioca pura (sem tempero), melhor ainda!

E ela fica divina se misturar amendoins torrados, camarão, tomate, pimenta, alho, gengibre, cheiro verde, coentro ou cebolinha e outros.
Ou seja, vai resultar num dos melhores vatapás e cheios de nutrientes!


Depois dessas incríveis opções é possível criar o que desejar e supreender. Deixe sua refeição perfeita, agora é pensar no prato principal e trazer arroz branco de complemento.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.