Tomate Seco Especial Acompanhado de Preparos Deliciosos E Inovadores Para Dominar

Ter um ingrediente refinado em casa nunca foi tão acessível
Publicado em Acompanhamento
Tomate Seco Especial Acompanhado de Preparos Deliciosos E Inovadores Para Dominar Anna_Pustynnikova / Shutterstock.com

A Receita de Tomate Seco que vai te mostrar como fazer tomate seco, de um modo mais rápido, para agradar o paladar mais exigente, digno de restaurantes caros, e o melhor, sem tomar seu dia por completo ou gastar uma fortunar em elementos para prepará-lo. E tudo isso mantendo o melhor sabor do mundo!

O tomate seco é uma forma diferente de prepara o tomate, na qual o excesso do seu líquido é retirado, mantendo sua polpa e casca, o que realça o seu sabor natural, especialmente por levar temperos como sal e pimenta.

O azeite no qual os tomates ficam conservados ajuda a conservar, e também a dar sabor, podendo ser utilizado para temperar. Ah! E nessa forma, a cor vermelha fica mais intensa.

Em seguida, teremos uma seleção com outras 10 receitas de tomate seco caseiro para ninguém botar defeito. . Escolha sua favorita e aproveite!

poste no pinterest esta imagem de receita de tomate-seco

Receita de Tomate Seco na Airfryer: Saiba Como Fazer

Rendimento
6 – 12 porções
Preparação
60 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 06 Tomates tipo italiano bem maduros
  • 03 colheres de sopa de açúcar
  • 01 colher de sopa de sal
  • Alho descascado e cortado ao meio a gosto
  • Orégano a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Temperos desidratados (alecrim, manjericão, tomilho) a gosto

Modo de preparo

  • Lave bem e corte os tomates ao meio, retire as sementes e os vire para cima.

  • Numa tigela adicione o açúcar com o sal sobre os tomates e misture bem.

  • Vire os tomates para baixo, e deixe descansarem por 30 minutos para tirar o excesso de líquidos.

  • Coloque os tomates na airfryer, organizando para que não fique um por cima do outro, e deixe por cerca de 30 minutos a 160°C.

  • Faltando 10 minutos do tempo acima, adicione os dentes de alho cortado ao meio.

  • Se algumas partes continuarem úmidas, voltem os tomates que assim estiverem por mais ou menos 5 minutos, olhando para não queimar. Repita o processo se necessário.

  • Retire e deixe descansar para esfriar e guardar em um pote de vidro com tampa esterilizado com azeite, fazendo camadas com todo o tomate seco caseiro.

  • Entre cada camada, você adiciona o orégano e pimenta, bem como os demais temperos que preferir.

Dica:

Você pode consumir no mesmo dia, porém, após 2 dias o sabor será mais forte. O tomate dura muito bem até 3 meses, e todo esse tempo na geladeira. É muito importante que o pote em que será guardado seja esterilizado. Também pode, para melhorar e adequar ao seu paladar, corrigir o sal antes de colocar no pote de vidro com azeite.

Siga para ver mais outras 10 receitas de tomate seco para nunca amis comprar algo industrializado.

Simples

autor: Receitas da Mãe Coruja

Todo cozinheiro, por mais que tenha conhecimento das mais inusitadas formas de preparo de um prato, tem sempre a melhor receita simples que é utilizada de base para suas incrementações, e que usa para conseguir agradar aquele paladar mais exigente.

Bem, esta receita fácil de fazer independe de muitos conhecimentos técnicos e pode ser uma ótima porta de entrada para quem está se arriscando com esse prato pela primeira vez, pois exige apenas açúcar e sal e que leve ao forno para assar em uma assadeira para que fique muito bom. Você pode fazer com tomates maduros, de preferência o tomate italiano.

De Micro-ondas

autor: Sal de Flor

O micro-ondas é um eletrodoméstico mão na roda quando falamos do dia a dia corrido para esquentar alimentos preparados com antecedência, ou mesmo preparar outros alimentos do zero. E por que não usar para tomates secos?

Isso mesmo! O micro-ondas utiliza a água dos alimentos para esquentá-lo, o que justifica quando secamos um pão tentando esquentá-lo.

Pensando nisso, nada mais justo do que trazer uma receita muito fácil que utiliza essa utilidade para produzir deliciosos e sequinhos tomates, sujando bem menos coisas.

De Pizzaria

autor: Papo de Pizza

Sabe aquela pizza cara que vem com aquele tomate seco perfeito, porém, em uma quantidade muito inferior à que desejamos em razão da alta qualidade?

E se eu te disser que dá preparar essa delícia na sua casa, sem precisar de muito trabalho, e gastando muito pouco?

Com esta receita, tenho certeza de que suas pizzas caseiras nunca mais serão as mesmas. Você nunca mais precisará pagar caro por uma pizza que mal tem tomate seco, além de que poderá usar os temperos que mais gostar, dando mais autenticidade aos seus preparos. Não tem nada melhor do que o gosto de economia, certo?

Sem açúcar

autor: Variando Menu

É comum que seja utilizado açúcar para acelerar o processo de desidratação dos tomates, já que ele, junto com outros elementos tende a fazer com que a água do tomate saia dos pedaços, os deixando mais secos e ideais para passar pelo processo de desidratação.

Porém, sabendo que muitas pessoas preferem não utilizar esse ingrediente na sua rotina, ou mesmo não podem por condições médicas, nada melhor do que trazer uma opção que dispensa esse componente, mas garante um resultado brilhante.

De Sol

autor: Liberdade e Harmonia com o Universo

Pode parecer estranho, ou ao menos soar curioso, mas para fazer tomate seco antigamente, o sol era o protagonista.

Isso podia levar certo tempo, mas garantia uma textura até mesmo mais seca do que daqueles com os quais estamos acostumados.

Garanto que esta experiência merece ser vivida, não apenas de preparar os tomates dessa forma, como de consumi-los assim, pois eles ficam super sequinhos e apuram bastante o sabor, podendo até ficar mais saborosos do que aqueles com os quais estamos acostumados.

Com Azeite saborizado

autor: delícias da Barbara

Quem já teve a oportunidade de encontrar tomates secos no mercado, deve ter percebido que eles são vendidos dentro de um óleo, e isso se dá para ajudar na conservação, já que é um alimento fresco que ficará nas prateleiras por muito tempo.

Bem, nessa versão caseira, considerando todos os estudos com relação à saúde, e como certos alimentos têm papel fundamental na qualidade de vida, nada mais prudente do que utilizar o azeite de oliva como substituto do óleo, e trazer uma dose extra de sabor, o temperando para que seu consumo com torradas, no pão ou na salada seja ainda mais prazeroso.

Tomate cereja

autor: Laína

Apesar do tomate ser bonito por si só, não podemos negar que os tomates cereja têm um charme especial, já que por serem uma versão miniatura dos tradicionais acabam chamando mais atenção e até dão mais vontade de provar.

Não seria diferente quanto a usabilidade no preparo dos tomates secos, já que, no final de contas, é o mesmo produto, porém, com um formato diferente, e a depender do tipo e da safra, um gosto até mais adocicado, que dá aquela valorizada extra no prato.

Na Frigideira

autor: Chef Helena Jang

Quem nunca começou a preparar aquela receita deliciosa, que estava morrendo de vontade de comer, mas apenas no final foi que percebeu que ela exigia um ingrediente que você não tinha em casa, e que não pode ser simplesmente retirado?

Como esse caso requer medidas mais rápidas, essa receita de tomates seco na frigideira é exatamente o que cabe nesse momento, pois tão rápido quanto pensar que você precisa desse ingrediente é o seu preparo. E sabe o que é o melhor de tudo? Não suja quase nada.

Com ervas frescas

autor: Rogerio Antonio de Lima

Um bom apreciador da comida, independente de formação ou dons culinários, sabe que todo alimento que leva ervas frescas tem um sabor muito melhor do que os que utilizam temperos prontos.

Esse é justamente o segredo desta receita, que deve ser preparada e merece toda sua atenção, já que as ervas frescas valorizarão todo o tomate, dando toques de sabor a cada pedaço, sem roubar o foco ou deixar aquele gosto industrializado após consumido, e ainda cuidará da sua alimentação.

Após todas estas receitas, duvido que você ainda esteja com vontade de comprar tomate seco no mercado, ou mesmo de pedir aquela pizza cara que vem com pouquíssimo tomate.

Sugiro que você tente, ao menos uma vez, tentar preparar seu próprio tomate, pois garanto que será o suficiente para se tornar rotineiro e talvez você consiga escolher a sua receita favorita.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.