13 Receitad de Tomate Confit: opções para acompanhar suas refeições

Às vezes só o que você precisa é de um toque de sabor para tornar uma refeição incrível. Esse tomate confitado é o que precisa.
Publicado em Acompanhamento
13 Receitad de Tomate  Confit: opções para acompanhar suas refeições

O confit é uma técnica culinária que consiste em cozinhar lentamente um alimento, imerso em gordura.

Para cozinhar lentamente a temperatura precisa ser baixa, e o tempo longo. Vários legumes e afins podem ser confitados. É o caso do tomate. Esta técnica proporciona uma suave desidratação do tomate que, no entanto, mantém sua suculência graças à presença abundante do azeite de oliva.

Ervas variadas dão um toque de sabor indispensável. Na gordura, o tomate pode ser conservado por meses, se acondicionado em um pote de vidro limpo e bem tampado.

Essa receita de preparo simples dá um toque de requinte a qualquer refeição: risotos, massas, peixes e frutos do mar, entradas. Fizemos uma seleção de receitas e dicas para você aprender como fazer a receita de tomate confit. Experimente!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Tomate Confit Na airfryer com alecrim: Como Fazer

O melhor tipo de tomate para confitar é o tomate grape ou cereja. Enfim, os menores. Não que os demais não sirvam da mesma forma - mais à frente você verá receitas com estes.

Porém esses tomates menores são mais adocicados, o que combina perfeitamente com este tipo de preparação.

A air fryer aqui faz com que a receita fique pronta em uma fração do tempo que levaria no forno, com um resultado delicioso da mesma forma.

O alecrim dá o toque especial de sabor.

No fogão em panela / frigideira com tomate cereja

Nesta versão os tomates vão ao fogo em uma panela ou frigideira com tampa, e de fundo grosso. Como no fogão se tem menos controle da temperatura, essa receita fica pronta mais rapidamente - cozinhe por cerca de 10 minutos em fogo baixo.

Recomendamos acrescentar o manjericão apenas ao final.

Ele combina perfeitamente com a receita, mas é uma erva bastante sensível ao calor, e seu sabor fica prejudicado se for cozido juntamente com o restante dos ingredientes.

No micro-ondas com açúcar

O micro-ondas também diminui o tempo de preparo do tomate. Bom para quem tem pouco tempo.

Prepare-o com tomates longa vida ou italianos, tempera com uma pitada de sal e açúcar e leve ao micro-ondas por 10 minutos inicialmente.

Após esse tempo, retire do micro, acrescente as ervas de sua preferência, e retorne ao aquecimento por mais 3.

Assado no forno

Esta é uma receita mais tradicional, e sem dúvidas a que traz o melhor resultado. A mistura é básica: tomates, sal, pimenta do reino, alho, orégano, alecrim, salsinha, uma pitada de sal, uma colher (sopa) de açúcar e muito azeite de oliva.

Uma delícia, o modo de preparo é fácil: misture tudo e leve ao forno, assando essa mistura por 1 hora a 1 hora e meia a 180ºC.

Na churrasqueira, com cebola, manjericão, azeite e balsâmico

A churrasqueira é outra forma para fazer esta receita de tomate confitado. Com o bônus de proporcionar aquele gostinho de defumado característico.

Aqui temos também alguns extras: cogumelos shitake, dentes de alho, cebola, tomilho fresco, louro, manjericão. Tudo temperado com flor e sal. Muito azeite sobre tudo isso e sua receita será um sucesso.

Em conserva para armazenar na geladeira

Essa versão fica melhor se for uma versão de tomate tipo grape ou cereja. O tamanho dos frutos ajuda no acondicionamento em vidro, ideal para conservar melhor. Pimenta calabresa vai bem em conservas.

Para preparar uma conserva é preciso uma xícara de azeite extravirgem ou mais, a depender da quantidade de tomates utilizada.

O importante colocar azeite até que eles fiquem completamente submersos na gordura.

Com tomate normal

Se você não tiver tomates pequenos para preparar a receita, não tem problema, pode usar tomates normais.

Você vai conseguir um ótimo resultado de qualquer forma. Dicas para melhorar, folha de louro, sal e pimenta do reino a gosto, uma colher de chá de sal e bastante azeite.

Se quiser preparar bastante vai precisar de uma assadeira maior, mas não é regra. Você também pode precisar aumentar um pouco o tempo total de preparo no seu forno. Sempre leve ao forno preaquecido e baixa temperatura.

Com abobrinha

A abobrinha em forma de macarrão é uma excelente opção para ser servida com esse tipo de receita. É uma das receitas para "massa" vegetal mais gostosas. Prepare-a e, para servir, coloque os tomates confitados como um molho.

Para decorar, alguns temperos, alhos cortados em lâminas e dourados, e queijo. Infalível.

Com arroz

Essa é uma excelente combinação. Um delicioso risoto de confit! Para o risoto você vai precisar de um bom arroz: carnaroli, basmati ou arbóreo.

Com o confit ficará ainda mais cremoso.

Como o confit já tem um sabor bem presente, pode deixar para temperar menos o arroz, evitando sobrecarga de sabores.

Com burrata e pesto

É muito fácil combinar confit com burrata e pesto. Parecem ter sido feitos um para o outro. Podem ser servidos como uma bela entrada, um acompanhamento para um prato principal ou o prato principal em si.

Decore com ervas frescas e sirva. É a receita perfeita para um jantar.

Com alho

Uma conserva de tomatinhos com alho pode ser uma opção excelente para se ter sempre na geladeira. Perfeita para manter na mesa do almoço a fim de adicionar sabor à refeição.

Também é uma das receitas mais bacanas para se servir com torradinhas, num café da tarde.

Com massa

Se o confit cai bem com macarrão de abobrinha, é perfeita para massas em geral.

Sendo o azeite esta gordura nobre, que combina muito bem com macarrões de todos os tipos, e o tomate ingrediente principal de diversos molhos, a mistura não poderia ter um resultado melhor.

Acrescente queijo e saboreie sem medo de ser feliz!

Com mel

O uso do açúcar no confit ajuda a tirar um pouco do sabor ácido do tomate. Nesta receita ele é substituído por mel, que traz um resultado incrível, agridoce.

Cada tipo de mel pode acrescentar um sabor diferente, com um toque de laranja ou eucalipto por exemplo.

Sutilezas que agradam a paladares mais sofisticados.


As receitas mais saborosas costumam ser ao também muito simples. O que mostramos aqui foi apenas uma pitada de tudo o que se pode fazer com essa receita tão básica. Ouse e bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.