13 Receitas de Tomate Confit E Opções Para Acompanhar Suas Refeições

Às vezes só o que você precisa é de um toque de sabor para tornar uma refeição incrível. Esse tomate confitado é o que precisa.
13 Receitas de Tomate Confit E Opções Para Acompanhar Suas Refeições
Avalie este item
(0 votos)

Essa técnica de cozinhar o tomate em temperatura baixa por um longo tempo proporciona uma suculência ao tomate recheado ou comum que é surreal.

Sabia que, quando submerso em gordura, esses tomates podem ficar conservados por meses? Veja como fazer essa receita de tomate confit ideal para acompanhar carnes e cozidos. Você pode até presentear alguém!

E se precisar de outras técnicas de preparo, confira mais receitas logo abaixo.  

favorita: receita de tomate confit cereja no forno com especiarias: saiba como fazer

Rendimento
500 g de tomates
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • Azeite extra virgem
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 4 galhos alecrim fresco
  • 5 folhas de manjericão
  • 500 g de tomate cereja
  • 7 dentes de alho
  • Orégano a gosto
  • Salsinha a gosto

Modo de preparo

  • Lave bem os tomates em água corrente, então, os coloque em uma assadeira média, de modo que eles se espalhem e não fiquem um sobre os outros.
  • Comece o processo jogando sobre eles uma colher bem generosa de açúcar, seguida de uma pitada de sal sobre todos para deixar a acidez equilibrada.
  • Adicione os dentes de alho inteiros entre os tomates.
  • Tempere com mais uma pitada de sal, pimenta e acrescente todas as ervas. Além dessas, use as da sua preferência e que estiver à disposição, quanto mais diversidade de temperos, melhor, pois o azeite ficará saboroso e extra perfumado.
  • Após adicionar as folhas e temperos, jogue uma pitada extra de açúcar e sal, então, regue tudo com bastante azeite até criar uma boa base de líquido ao fundo.
  • Agora é só levar ao forno a 100º por 50 a 1h10min.
  • Quando prono, transfira o conteúdo da assadeira para um pote de vidro com todo o azeite, alho e ervas restantes. Tampe bem! Esse tomate pode durar meses.

2º. Airfryer

autor: Maurício Rodrigues

O melhor tipo de tomate confit é com o tomate grape ou cereja. Enfim, os menores. Não que os demais não sirvam da mesma forma. O bom dessa opção é que dá para adaptar o que há em casa. Porém, invista no menor! Seu sabor é mais adocicado, o que combina perfeitamente com este tipo de preparação.

A airfryer aqui faz com que fique pronta em uma fração do tempo que levaria no forno, com um resultado delicioso da mesma forma.

O alecrim dá o toque especial de sabor.

3º. Tradicional no fogão

autor: Ogros - Culinária

Nesta versão os tomates vão ao fogo em uma panela ou frigideira com tampa, e de fundo grosso. Como no fogão se tem menos controle da temperatura, essa receita fica pronta mais rapidamente - cozinhe por cerca de 10 minutos em fogo baixo.

Recomendamos acrescentar o manjericão apenas ao final.

Ele combina perfeitamente com receitas de saladas.

4º. No micro-ondas com açúcar

autor: Cris Alves Na Real

Olha a praticidade quando a receita tem como ser feita no micro-ondas porque ele diminui o tempo de preparo do tomate! Bom para quem está com pressa, hein?

Prepare-o com tomates longa vida ou italianos, tempera com uma pitada de sal e açúcar e leve ao micro-ondas por 10 minutos inicialmente.

Após esse tempo, retire do micro, acrescente as ervas de sua preferência, e retorne ao aquecimento por mais 3.

5º. Na churrasqueira, com cebola, manjericão e balsâmico

autor: Chef Bonani

A churrasqueira é outra forma para fazer esta receita de tomate confitado. Com o bônus de proporcionar aquele gostinho de defumado característico.

Aqui temos também alguns extras: cogumelos shitake, dentes de alho, cebola, tomilho fresco, louro, manjericão. Tudo temperado com flor e sal. Muito azeite de oliva sobre tudo isso e sua receita será um sucesso.

Não seria um sucesso no churrasco de ano novo?

6º. Em conserva

autor: Panelaterapia

Esse tomate confit fica melhor se for uma versão de tomate tipo grape ou cereja. O tamanho dos frutos ajuda no acondicionamento em vidro, ideal para conservar melhor. Pimenta calabresa vai bem em conservas.

Para preparar uma conserva é preciso um pote vedado bem bacana de tamnho adequado, a depender da quantidade de tomates utilizada.

7º. Tomate comum

autor: Cozinha Técnica

Se você não tiver tomates pequenos para preparar a receita, não tem problema, pode usar tomates normais.

Você vai conseguir um ótimo resultado de qualquer forma. Dicas para melhorar, folha de louro, sal e pimenta do reino a gosto, uma colher de chá de sal e bastante azeite.

Se quiser preparar bastante vai precisar de uma assadeira maior, mas não é regra. Você também pode precisar aumentar um pouco o tempo total de preparo no seu forno. Sempre leve ao forno preaquecido e baixa temperatura.

8º. Abobrinha

autor: O que temos pra hoje

A abobrinha em forma de macarrão é uma excelente opção para ser servida com esse tipo de receita. É das receitas para "massa" vegetal mais gostosas. Prepare-a e, para servir, coloque os tomates confitados como um molho.

Para decorar, alguns temperos, alhos cortados em lâminas e dourados, e queijo. Infalível.

9º. Arroz

autor: Cozinha do Afeto

Essa é uma excelente combinação. Um delicioso risoto de confit! Para o risoto você vai precisar de um bom arroz: carnaroli, basmati ou arbóreo.

Agora ficará ainda mais cremoso.

Como o confit já tem um sabor bem presente, pode deixar para temperar menos o arroz, evitando sobrecarga de sabores.

10º. Burrata e pesto

autor: Double Fun

É muito fácil combinar tomate confit com burrata e pesto. Parecem ter sido feitos um para o outro. Podem ser servidos como uma bela entrada, um acompanhamento para um prato principal ou o prato principal em si.

Decore com ervas frescas e sirva. É a receita perfeita para um jantar.

11º. Com alho

autor: Camila Luz

Uma conserva de tomatinhos com alho pode ser uma opção excelente para se ter sempre na geladeira. Perfeita para manter na mesa do almoço a fim de adicionar sabor à refeição.

Também é uma das receitas mais bacanas para se servir com torradinhas, num café da tarde.

12º. Com massa

autor: ChefTaico

Se esse acompanhamento cai bem com macarrão de abobrinha, é perfeita para massas em geral.

Sendo o azeite esta gordura nobre, que combina muito bem com macarrões de todos os tipos, e o tomate ingrediente principal de diversos molhos, a mistura não poderia ter um resultado melhor.

Acrescente queijo e saboreie sem medo de ser feliz!

13º. Com mel

autor: Wax Green

Muito bom para você que está cortando o açúcar.

O uso dele no confit ajuda a tirar um pouco do sabor ácido dos tomates. Nesta receita, ele é substituído por mel, que traz um resultado incrível, agridoce.

Cada tipo de mel pode acrescentar um sabor diferente, com um toque de laranja ou eucalipto, por exemplo.

São as receitas deliciosas que costumam ser também muito simples, por isso, a sugestão dos tomatinhos. Você pode usar a receita de tomate confit para servir com salada de repolho, peixes e frutos do mar, carne assada... sinceramente? Combina com tudo e é prático de se ter no dia a dia. Uma delícia!

poste no pinterest esta imagem de receita de tomate-confit

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.