Suflê de Chuchu + Recomendações Para Incorporar No Seu Dia a Dia

Hortaliça de origem asteca, o chuchu é muito utilizado na culinária brasileira dado a sua versatilidade.
Publicado em Acompanhamento
Suflê de Chuchu + Recomendações Para Incorporar No Seu Dia a Dia Elena Veselova / Shutterstock.com

O chuchu tem como característica o sabor neutro e suave, o que dá margem para acompanhar ou servir como base de qualquer receita. Além da textura macia fazendo com que ele possa ser consumido não só assado, como também cru.

É também uma ótima ferramenta no processo de emagrecimento, já que além de ter baixíssimas calorias, seu alto teor de fibras facilita a digestão.

Pensando em todos os benefícios, fizemos uma lista de receita de suflê de chuchu que irá impressionar por seu sabor, sua composição e pela facilidade de execução. Em primeiro lugar nesse top de receitas está a minha preferida que você vai aprender agora, um suflê de chuchu que vai te surpreender.

Ao fim desta receita, você terá ainda, diversas outras de dar água na boca!

poste no pinterest esta imagem de receita de sufle-de-chuchu

Receita de Suflê de Chuchu Vegetariana Simples, Rápida e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
4 porções
Preparação
25 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 2 chuchus
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • Salsinha e cebolinha à gosto
  • Azeite, sal e pimenta do reino à gosto
  • 1/4 xícara de água
  • 100g de queijo muçarela
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo ou farinha de aveia
  • 1 ovo

Modo de preparo

  • Em uma panela, refogue dois chuchus picados em um fio de azeite, com 1 cebola e dois dentes de alho;

  • Acrescente o cheiro verde, sal e pimenta do reino. Deixe em fogo baixo por 15 minutos.

  • Depois, amasse o chuchu, fora da panela, e adicione lascas de queijo muçarela, 1 colher de farinha de trigo, 1 gema e a clara em neve;

  • Em seguida, coloque em uma assadeira untada com manteiga e enfarinhada, leve ao forno para assar por 25 minutos;

  • Sirva quente para não murchar.

Aprenda agora, como prometido, diversas receitas incríveis que vão enriquecer seu paladar com uma comida deliciosa e saudável. Confira:

Sem glúten

autor: Veronica Laino

O glúten é a combinação de proteínas comum em muitos cereais. Embora não prejudicial, há pessoas com intolerância, o que é denunciada, por exemplo, pela barriga inchada e prisão de ventre.

Essa receita é pensada para essas pessoas e além de ter o mesmo sabor da receita tradicional, tem menos calorias.

O passo a passo é simples: Bata as claras para fazer o suflê de legumes. Para quem gosta de acompanhamentos, suflê de chuchu combina com um arroz soltinho.

Com base de molho branco

autor: Vivian Araujo

O Molho branco, além de muito bom, é simples de fazer e é usado como base de várias receitas salgadas na culinária brasileira.

Como preparar o molho para um suflê de chuchu simples e que você vai amar: refogue, na manteiga, o alho e a cebola, acrescente farinha de trigo, leite e queijo ralado. Misture até engrossar e está pronto seu molho.

Com batata

autor: Jaque na Cozinha

Nessa receita de suflê de chuchu, usamos a batata inglesa. Por ser rica em carboidrato faz com que o suflê se torne uma excelente fonte de energia e saúde.

Todo o modo de preparar da batata é feito junto com o chuchu: do cozimento até o tempero, como se fosse uma única massa.

De liquidificador

autor: Mirete Roseli

Essa receita de suflê de chuchu simples é bem fácil. Cozinhe o chuchu já temperado, à gosto e amasse-o. Em seguida, leve todos os ingredientes para o liquidificador e bata-os.

Com o forno já pré-aquecido, transfira para uma tigela e coloque a massa para assar. A massa é leve e saborosa.

Cremoso com muçarela

autor: Adilson Figueira

Nessa receita de suflê de chuchu, o diferencial está na cremosidade. Para fazer essa mistura colocamos numa panela 200 g de creme de leite, 50g de queijo parmesão ralado, 200g de queijo muçarela ralado, 2 colheres de farinha de trigo, 2 colheres de farinha de rosca e temperamos com sal a gosto, alho, pimenta e cheiro verde. Bata delicadamente as claras.

Deixe ferver até engrossar e acrescente o chuchu. Finalize com 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ou muçarela mesmo.

Você precisa experimentar!

Com frango

autor: ACTV | Alma e Consciência TV

O complemento dessa receita é o frango cozido, desfiado e temperado. O frango é incorporado ao final da receita, e se torna uma massa com o chuchu já amassado e temperado.

Por fim, acrescente a clara em neve, e leve, no forno já pré-aquecido a 280º para assar por 30 minutos.

Recheado com carne moída

autor: Lisa Santos Terapeuta Naturalista

Como fazer suflê de chuchu recheado: Dividimos entre a massa e a montagem. Para a massa: bata no liquidificador 1 kg de chuchu picado e cozido, 1 de farinha de linhaça, 1 colher de manteiga, ½ colher de sal do himalaia, ½ xícara de leite de coco e 2 colheres de amido de milho.

Em um refratário despeje a carne moída pronta e cubra com a massa do liquidificador.

Acrescente queijo parmesão à gosto para deixar ainda mais cremoso e asse por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva.

Com cenoura

autor: Chef João Paulo

Usamos para esta receita simples a cenoura, legume característico da Holanda. É excelente fonte de vitamina A, o que contribui para os cuidados da pele.

Seu sabor levemente adocicado saboriza também ao chuchu, que tem um sabor mais neutro, deixando o suflê essa delícia.

Com presunto e queijo

autor: Blog Ariane Alves

Essa deliciosa receita de chuchu é feita para os mineiros. Isso porque a combinação presunto e queijo é a queridinha da culinária mineira. Do misto quente ao suflê de chuchu a mistura de sabor é garantia de sucesso.

Para que esta receita seja feita usamos 300g de muçarela e 300g de presunto, misturamos com o ovo e o chuchu batido e temperamos. É só acrescentar as claras em neve e levar ao forno. É muito gostoso.

Funcional

autor: CANAL GESELE MARTINS

O diferencial dessa sua receita está na biomassa de banana que substitui o amido de milho tradicional.

Isso porque é rica também em amido resistente, o qual não é digerido pelo intestino e auxilia no controle do colesterol e da glicemia. Isso tudo dando sensação de saciedade logo depois da refeição.

Low Carb

autor: Veronica Laino

A dieta low carb tem como base o menor consumo possível de carboidratos. Pensando nisso, utilizamos como ingredientes nesta receita alho, cebola, azeite, chuchu, água, ovo, leite de coco caseiro, fermento, parmesão ralado e farelo de aveia.

Vamos temperar com ervas de provença e sal.

Todos com o mínimo teor de carboidrato possível para ser incorporado à sua dieta.

Tradicional

autor: TudoGostoso

Aprenda a fazer o suflê tradicional com essa receita. Preparo: No liquidificador coloque uma xíc. (chá) de leite, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 ½ colheres (sopa) de trigo, 4 chuchus cozido amassados, 4 gemas de ovo, 4 colheres (sopa) parmesão ralado, sal e pimenta do reino o quanto baste.

Bata, separado, 4 claras em neve até formar um creme, isso é o que vai garantir a consistência do suflê.

Em seguida, misture tudo em uma tigela e passe para a assadeira enfarinhada e untada com manteiga. Cubra com queijo ralado e leve para o forno preaquecido a 180º por 25 minutos.

Com couve-flor e atum

autor: Menu Saudável

Esse é um suflê de chuchu simples e rápido além de ótimo para a saúde.

Isso porque o combinado de atum e couve-flor potencializa o sistema imunológico, por meio de nutrientes tipo o Ômega 3 e as vitaminas B que contribuem para o controle do colesterol, da pressão arterial e ajudam, ainda, a prevenir doenças.

FIT

autor: Nutricionista Patricia Leite

Essa receita de suflê de chuchu fit é muito nutritiva e, auxilia no processo de emagrecimento. É fácil de aprender a fazer.

Usamos aqui, além dos ingredientes base, a chia, que além de saudável é rica em ômega 3, em fibras e pobre em calorias.

São combinações que contribuem para aumentar a saciedade, sendo excelente ferramenta no processo de emagrecimento.

Todas essas receitas de suflê de chuchu têm em comum que são saudáveis e gostosas. É uma ótima dica para ser servido de prato principal dos almoços de domingo para impressionar a família.

E pode ser feita também de opção para lanche, servido em pequenas porções. Experimente, escolha o seu favorito e se delicie! Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.