Deliciosa Receita de Sarapatel + Incríveis Opções Que Trarão o Nordeste até Você

  • Nesse artigo, selecionamos as melhores e mais completas receitas de sarapatel que irão proporcionar alegria e energia em sua vida!
Publicado em Acompanhamento
Deliciosa Receita de Sarapatel + Incríveis Opções Que Trarão o Nordeste até Você Paulo Vilela / Shutterstock.com

Não importa de onde você é, a culinária nordestina faz sucesso em qualquer lugar. E, a fim de trazer a importância merecida à essa região, hoje você conhecerá uma deliciosa receita!

Extremamente proteico e com alto índice de gorduras, este prato possui uma gama de possibilidades de preparo, sendo indicado àqueles que exercem trabalhos pesados ou, simplesmente, ama uma boa panelada de carne bem temperada.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A seguir, confira o passo a passo detalhado de nossa receita de sarapatel favorita, uma das mais tradicionais do Nordeste. Depois, deixaremos uma listinha muito bacana com diversas receitas para te inspirar!

poste no pinterest esta imagem de receita de sarapatel

Receita de Sarapatel Sarapatel de Porco Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
10 porções
Preparação
1h 30 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
 
Ingredientes
  • 2 kg de Sarapatel de porco
  • 3 folhas de louro
  • 1 limão
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • ½ litro de água
  • ¼ (copo) de vinagre

Tempero

Anúncio
Continue lendo abaixo
  • 1 colher (sopa) de corante
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 pimenta malagueta ou cominho
  • 1 tomate
  • 1 cebola
  • 1 pimentão
  • 5 dentes de alho
  • hortelã, cebolinha e coentro a gosto

Modo de preparo

Limpeza:

  • Para limpar o sarapatel, em fogo médio, coloque 3 litros de água em uma panela e adicione o vinagre e a meia colher de sopa de sal.

  • Enquanto a água esquenta, vá cortando a carne de porco em pedaços pequenos, sobre uma tábua de cozinha, retirando as partes indesejadas e colocando-os em uma vasilha grande.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Quando a água ferver, despeje a carne cortada e deixe por 5 minutos com o fogo aceso.

  • Passado esse tempo, escoe a água em um escorredor e reserve.

Tempero:

  • Corte, com o auxílio de uma faca, o pimentão, o tomate e a cebola em pedaços médios. Corte o coentro, a hortelã e a cebolinha e adicione. Insira a pimenta ou o cominho, o corante, o alho e a colher de chá de sal.

  • Amasse-os por cerca de 1 minuto e esprema meio limão, misturando bem.

Cozimento:

  • Em uma bacia grande, misture os miúdos e o tempero com a outra metade do limão e as folhas de louro. Tampe e guarde na geladeira de um dia para o outro.

  • Passado o tempo necessário para que a carne fique bem temperada, cozinhe-a, juntamente com meio litro de água, por, aproximadamente, 30 minutos em fogo baixo. Enquanto isso, abra e mexa de vez em quando.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo

Montagem:

  • Para servir, podem ser usados como acompanhamentos: farinha, arroz branco, angu, couve, farofa ou algum outro complemento de sua preferência.

Bom apetite!

Logo abaixo, encontram-se 15 diversas outras receitas impressionantes de sarapatel que irão marcar o seu dia com muito sabor! 

De bode

Hoje, você aprenderá a fazer essa famosa receita, desde a sua limpeza até as dicas de acompanhamentos. A carne de bode possui grande quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, o que a torna uma ótima opção para incorporar no seu cardápio.

Outra coisa que a difere das demais carnes é o seu sabor incomparável, que possui o apreço dos nordestinos.

De boi

Apresentando 72 gramas de proteína por porção, o guisado de boi é a escolha principal daqueles que necessitam de muita energia e disposição.

Nesse sentido, caso se interesse por receitas descomplicadas e de sabor intenso, indicamos essa preciosidade, explicada minuciosamente.

Anúncio
Continue lendo abaixo

De carneiro

Em Portugal, no Alto Alentejo, o sarapatel é confeccionado principalmente com miúdos de cabrito, além dos pulmões, fígado e outras vísceras.

Porém, não é somente em Portugal que ele faz sucesso, haja vista que vários brasileiros o reproduzem e amam. Por isso, aqui está uma receita muito especial com esse ingrediente típico, aproveite!

Na panela de pressão com farinha e arroz branco

Com aroma agradável e gosto forte, os miúdos de panela de pressão são ideais para quem procura uma forma simples de fazer esse prato, mas sem que o mesmo perca seu sabor e sustância inata.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Nesse vídeo, existem diferentes receitas de acompanhamentos deliciosos que vão agregar - e muito - em seu almoço. Seja a sua preferência farofa feita com farinha de milho, seja ela o tradicional arroz branco, o sarapatel vai bem com praticamente tudo!

De frango

Perfeito para inovar, o frango é uma carne extremamente proteica, responsável por gerar um gosto suave. Por isso, se o grande índice de gorduras presentes no porco é um problema para você, indicamos esse vídeo.

Ele ensina como amenizar a intensidade do prato, sem que este se torne menos especial.

Farofa

Usando a língua, o coração e o fígado de porco, é possível produzir essa excelente farofa. Ela fica realmente muito saborosa e pode incrementar suas refeições de forma deliciosa.

Se quiser ter noção da quantidade, use sempre proporções com mais língua e coração do que fígado.

De fígado com pimenta e vinagrete

Para obter um prato bonito, atrativo e muito gostoso, você só vai precisar de fígado de porco e alguns outros ingredientes na preparação de um saboroso tempero!

Seguindo os passos, será impossível não ficar com água na boca…

Original simples

Que tal preparar um almoço completo de forma descomplicada?  Primeiramente, comece fervendo a carne para limpá-la. Use vegetais na produção do tempero e alguns outros ingredientes, como os do vídeo.

Cozinhe e deguste à vontade.

Com sangue

Uma diferente, mas nada incomum, forma de fazer o sarapatel é adicionar o sangue do animal. Porém adicionar esse diferente ingrediente pode parecer complicado às vezes, principalmente para os cozinheiros de primeira viagem.

Visando isso, nessa receita você aprenderá a incorporar facilmente o sangue, bem como a melhor forma de temperar o guisado: do jeitinho nordestino de ser.

De Goa

Mesmo sendo de origem portuguesa e cozinhado tradicionalmente em Goa, este símbolo nordestino possui maneiras diversas e muito agradáveis de ser preparado, incluindo a todos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

E, caso não conheça essa delícia, confira imediatamente essa receita de Goa. Aposto que ela vai te conquistar!

De miúdos de frango

Nada melhor do que poder escolher dentre muitas opções, não é mesmo?

Para demonstrar isso, ao contrário da maior parte das receitas indicadas para você até agora, os miúdos de frango possuem sabor leve e baixa quantidade de gordura.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Pode-se fazê-lo durante a semana ou no almoço de domingo com o acompanhamento de sua preferência!

Sem sangue

Em cada região há um preparo com os itens mais comuns daquele local, a fim de agradar o paladar dos seus habitantes. Em algumas receitas, há utilização de sangue, temperos intensos, pimenta e farofa, ou seja, tudo depende do gosto do cozinheiro.

Se para você o sarapatel deve ser preparado sem sangue, siga as instruções!

Baiano com angu e couve

Quem se incomoda em comer somente os miúdos temperados possui duas ótimas opções que auxiliam no sabor: o angu e a couve refogada. No cozimento do angu, serão precisos somente 4 ingredientes. Muito simples! Já na preparação da couve, serão precisos alho, óleo, carimbó e couve picada.

Agora, fica ao seu critério reproduzir somente um dos dois ou ambos.

Baiano farofado

Coloque água em uma panela e espere ferver. Após isso, coloque os miúdos de porco e aguarde até que fiquem bem macios. Na segunda etapa, pique-os e retire todas as partes desnecessárias.

Sugerindo um tempero, adicione em uma vasilha um pouco de óleo, cebolas grandes cortadas, pimentão verde picado, tomate picado, alho, coentro, pimenta, colorau, sal e cebolinha. Misture todos os ingredientes e jogue os miúdos para cozinhar.

Com essa base pronta, ficará fácil fazer a farofada.

Com buchada de bode

E, para fechar com chave de ouro, uma iguaria típica do Nordeste que encanta até aqueles que vivem do outro lado do mundo: buchada de bode recheada! Portanto, não perca a oportunidade de aprender integralmente o modo de preparar essa maravilha super caprichada e inovadora. Ótima degustação!

Infelizmente, a lista de indicações de receitas chegou ao fim. Espero que você aproveite todas essas delícias que foram selecionadas a dedo, reproduzindo-as e recomendando as que você mais gostar. Bom proveito!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.