Incrível Salada de Maionese & Versões Fresquinhas E Muito Caprichadas

Mega tradicional em nossa culinária e com um sabor irresistível.
Publicado em Acompanhamento
Incrível Salada de Maionese & Versões Fresquinhas E Muito Caprichadas "Nitr " / Shutterstock.com

Concorda que fazer um churrasco sem um Receita de Salada de Maionese simples é quase um crime? Esse prato é convencional e cabe tanto em um almoço de domingo quanto naquele jantar a dois.

Vale a pena pela praticidade, diversidade de ingredientes e, principalmente, pelo gostinho de quero mais que você vá deixar na mesa.

Confira agora mesmo nossa receita favorita e não deixe de conferir nossa super seleção com mais de 20 propostas!

poste no pinterest esta imagem de receita de salada-de-maionese

Receita de Salada de Maionese Simples Tradicional: saiba como fazer

Rendimento
1 maionese
Preparação
aproximadamente 40 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes

Maionese:

  • 5 batatas de tamanho médio
  • 1 cenoura média
  • 2 mandioquinhas médias a gosto
  • 2 ovos
  • Vinagre
  • Milho e vagem (opcional)

Tempero:

  • Azeite de oliva a gosto
  • 1 limão
  • 1/4 de cebola picada
  • 150g de azeitonas picadas
  • Sal a gosto
  • 3 colheres (sopa) de Maionese
  • Salsinha

Modo de preparo

Maionese:

  • Inicie essa receita descascando e picando em cubos as batatas, cenoura e as mandioquinhas.

  • Em uma panela com água quente ligada em fogo médio, coloque as batatas, a cenoura, as mandioquinhas e os ovos para cozinhar.

  • Dica: coloque um pouco de vinagre na água para evitar que o ovo abra durante o cozimento.

  • Deixe cozinhar até ficar bem macio, faça um teste espetando o garfo.

  • Depois de cozido, utilize um coador para tirar toda a água da panela.

Tempero:

  • Transfira os ingredientes cozidos para um refratário que tenha espaço sobrando para mexer.

  • Adicione um fio de azeite da sua preferência

  • Esprema o suco de 1 limão inteiro

  • Acrescente a cebola bem picada, as azeitonas e mexa novamente.

  • Adicione sal a gosto. Nesse momento, fique à vontade para adicionar pimenta do reino, orégano ou qualquer outro tempero que tiver em casa.

  • Acrescente a maionese e mexa com cuidado para não amassar as batatas.

  • Para finalizar, acrescente salsinha.

O resultado é fantástico, é de dar água na boca!

Dúvidas Frequentes:

Pode comer salada de maionese de um dia para o outro?

Se for feita com produto industrial, respeite o prazo de validade. Já para maionese caseira feita com ovo, recomenda-se consumir em menos de 2 dias. Sempre se atentando, claro, à textura e cheiro antes de ingerir.

Como conservar a maionese?

Sempre na geladeira e, de preferência em um recipiente com tampa.

Comer maionese quente faz mal?

Reza a lenda que comer maionese quente faz mal e para muitas pessoas faz mal mesmo. Isso porque a maionese está na lista dos 5 ingredientes que mais causam intoxicação alimentar. É uma receita que dura muito pouco, podendo ser ingerida em, no máximo, 2 dias na geladeira por conter ovos e, em alguns casos, leite também. Por esse motivo, recomendamos sempre comer ela gelada.

Não saia desse post sem conferir mais diversas outras possibilidades para você variar, surpreender e agradar a todos os gostos!

Com batata de cenoura

autor: Me Chamem de Nanda Mel

A simplicidade é algo que encanta a todos e não é diferente quando se trata de preparar uma refeição prática, simples e gostosa. Com batata, cenoura e maionese você já irá aprender a como fazer salada de maionese muito saborosa!

Os temperinhos, unidos ao milho, a ervilha, a azeitona e ao cheiro verde fazem a diferença. Confira o modo de preparo no vídeo.

Ela é perfeita para uma das receitas com alcatra que listamos. Assim como a galinhada, o churrasco de brisket defumado, cupim assado no forno e o bife de chorizo.

com Repolho

autor: Simples Assim por Patricia Santos

Se você procura uma opção diferente de salada para cozinhar, veja essa, pois ela é interessante. O repolho é o componente essencial, mas é importante incluir tomate e pimentão para aguçar o paladar. Leve à geladeira por 40 minutos.

E, óbvio, não esquece da maionese! Sirva esta receita em uma travessa bonito e surpreenda os convidados!

com Macarrão parafuso

autor: Ana Paula Elvino

A famosa macarronese é uma das receitas mais presentes na mesa do brasileiro, e não é à toa, ô delícia de prato.

Após cozinhar o macarrão, misture o presunto, queijo, maionese, azeitona e finalizar com a salsa, sal a gosto e os temperos de preferência. Veja como fazer a salada de macarrão no vídeo.

com Batata

autor: Panelaterapia

Para quem gosta de batata, apresentamos a alternativa perfeita: salada de batata. O prato é de baixo custo, visto que possui poucos ingredientes: vai batata cozida em uma panela e água, creme de leite, mostarda e, para encerrar com chave de ouro, jogue salsinha por cima.

Separamos um vídeo incrível e rápido, com tudo explicadinho!

Vai muito bem com a carne tomahawk assada.

Com ovo

autor: Isamara Amâncio

Mais outra combinação curiosa para sua salada é a com ovo. A cremosidade é certa com essa receita, fora a inclusão de condimentos cheios de sabor, como sal e pimenta do reino.

Não deixe passar a oportunidade de fazer algo novo. Destacamos um vídeo completo. Já imaginou preparar essa salada de maionese simples e fácil no ano novo ou no Natal? Certeza de sucesso!

É bem saborosa e combina muito com a carne de lombo de porco recheado na panela de pressão.

Para churrasco

autor: TudoGostoso

Quem não curte aquele churras em família, não é mesmo? A salada de maionese para churrasco vem com tudo nessa resenha: gostosa e excelente como companhia para o arroz e a carne.

A soma da vagem, ovo cozido, cebola, alho, azeite, suco de limão e orégano faz o diferencial no prato. Seja o chef da festa e manda ver na cozinha. Perfeito para acompanhar o bife ancho.

Com creme de leite

autor: ANDREZA ALMEIDA

A facilidade e a cremosidade no ponto certo são os integrantes x dessa versão com creme de leite. Não esqueça que ainda dá para incrementar a refeição com uvas passas e chuchu.

Quanto mais frescos todos os ingredientes, mais apetitosa sua salada fica. Confira no vídeo e aprenda a fazer essa receita muito fácil.

Você também pode ver nossa lista de bife simples e bife acebolado com molho.

Com frango

autor: Alex Granig

O frango desfiado é uma excelente alternativa para acrescentar no prato. Além de bonita, ela tem um aspecto molhadinho por conta do azeite e do vinagre.

E se você curte crocância, a batata palha é a opção para fechar uma receita. O modo de fazer está disponível no vídeo acima, basta ver acima. Você precisa provar o quanto antes!

Além disso, você pode casar bem com o filé de frango e o peito de frango bem fritinho.

com Legumes

autor: Tata Pereira

Aos amantes de salada de legumes essa é de longe a escolha certeira. A batata, a cenoura e a vagem (grãos) são os grandes protagonistas.

Depois de cozidos em água é só acrescentar a maionese, misture bem, use sal a gosto e bom apetite. Use uma seleta de legumes com maionese se necessário.

É bem leve e especialmente criado para ser servido com um belo pernil assado bem suculento ou essa bela coxa de frango. Deixo aqui mais essa lista de receitas de tempero para pernil de porco sensacional.

com Alface

autor: Receitas da Juliana

Quer dar aquela inovada na salada de alface? Indicamos no vídeo o passo a passo como fazer salada de maionese com alface.

Não tem segredo: é só picar tomate e cebola roxa, somar a maionese e está pronto para servir com um saborosa coxa de frango assada.

Com maçã

autor: Nilza Diversidades

Você sabia que a maçã ajuda a reduzir o colesterol ruim? Não vai perder essa!

Corte em cubinhos a maçã (de sua preferência), deixe as batatas e as cenouras no ponto ideal, coloque azeitonas, temperos e jogue a maionese. Por fim, coma sem peso na consciência!

com Repolho roxo

autor: MARA CAPRIO CULINÁRIA E DICAS

A salada de maionese de repolho roxo é bem versátil, é possível utilizá-la em recheios de lanche, complemento nos pratos de carne, entre outros.

O choque do roxo do repolho com o verde da salsinha a deixa mais atraente aos olhos. É a pura explosão de cores e sabores!

com Bacalhau

autor: Doce com Travessura

Ideal para datas comemorativas e festas de fim de ano, a receita de maionese de bacalhau é fácil de fazer e mais ainda de comer. Lembre-se de dessalgar e desfiar o peixe.

Os demais ingredientes são basicamente cortados em cubos e/ou picados. Boas festas e que comece a comilança!

com Acelga

autor: Drica Castro

Classificada como verdura, a acelga é de origem chinesa e pode ser outra opção de modernizar na cozinha.

O seu sabor neutro agrada o paladar da maioria das pessoas e, de brinde, ainda é rica em vitaminas.

Com a maionese ela ganha cremosidade e se torna deliciosa. Você cuida da saúde e fica satisfeito (a). Fica uma belezura junto ao frango a passarinho. Veja essas outras receitas com frango simples.

com Brócolis

autor: MINHA PANELA VELHA

Uma alternativa que faz bem à saúde, a de brócolis encanta aos que gostam de uma refeição leve e repleta de verde.

A dica é comprar o brócolis pré-cozido, isso economiza tempo e possibilita uma salada rápida e prática. Clique no vídeo e confira!

com Couve-flor

autor: Vida Veda Ayurveda

As atrações internacionais estão bombando nessa lista, o couve-flor é natural da Ásia e contribui na prevenção do câncer.

É só cozinhar a hortaliça por aproximadamente 10 minutos, bater no liquidificador com o restante dos elementos e servir. Ô delícia, rapaz!

Com beterraba

autor: Alessandro dutra do nascimento

Cozinhar a beterraba na panela de pressão é a primeira ação a ser feita para preparar tudo, logo após esfrie e corte em quadradinhos.

Adicione um pouco de sal, cheiro verde e maionese. Monte a salada e curta como quiser. A sugestão é servir como acompanhamento.

Fit low carb (fitness)

autor: Vida Low Carb

Entrar numa dieta não precisa ser algo sem sabor e sem graça, por isso a maionese fit low carb te dá a escolha de ser saudável para esse acompanhamento.

Junte os ingredientes e bata todos no liquidificador. Seja fitness sem mudar o cardápio. Essa é liberada!

de Repolho, abacaxi e uva passa

autor: Cozinha da Gabby

Há quem goste de um toque agridoce nas comidas do dia a dia, se você é uma dessas pessoas essa é a sua receita. Junte os componentes em um recipiente e mexa bastante.

A rapidez é a garantia do sucesso. Traduzindo: Maionese + abacaxi + repolho + uva passa = match perfeito!

Imagine isso servido com uma bela costela bovina ou suína bem preparada e um boa bisteca de porco.

natalina

autor: TudoGostoso

A ceia natalina é uma tradição mundial e pode se tornar ainda mais especial e refrescante com uma salada de maionese carregada de amor e ingredientes saborosos.

O seu preparo exige mais tempo, mas vale a pena ver o resultado dessa delícia. Acesse o link e entenda a diversidade que o Natal pode te proporcionar!

Batata doce com maionese

autor: Receita Divertida

Por fim, trouxemos essa opção com o intuito de variar o seu menu: a maionese de batata doce. Saudável, deliciosa e distinta. A textura cremosa vai conquistar a todos. Experimente!

Diante de todas as receitas apresentadas acima você não pode deixar faltar maionese em suas refeições, né?! Escolha, faça e seja feliz.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.