14 Receitas de de Mocotó Com Sabores Surpreendentes

Para dar mais sabor aos dias e noites, um delicioso caldo é sempre uma ótima opção.
Publicado em Acompanhamento
14 Receitas de de Mocotó Com Sabores Surpreendentes

Prato típico da região nordeste, que tem como ingrediente principal as patas bovinas, o mocotó ganha cada vez mais espaço em território nacional.

Confira uma seleção maravilhosa de receita de mocotó, para você preparar para servir para a família, amigos, podendo ser servido em festas e ocasiões mais simples.

São pratos diversos para escolher de acordo com seu gosto.

poste no pinterest esta imagem

Confira nossa lista de receita de mocotó: Saiba como fazer

Caldo Tradicional

Chame os amigos e familiares para fazer caldo de mocotó tradicional!

Com 4 quilos de mocotó, 2 colheres (sopa) de colorau, alho temperado, cebola o alho sem tempero, caldo de tempero e 2 xícaras de amido de milho você irá preparar um mocotó tradicional caldo de mocotó.

Veja o passo a passo e arrasar na hora de servir o prato para seus convidados. Tampe a panela, deixe cozinhar por mais alguns minutos ou até pegar pressão.

Depois de tudo, desligue o fogo e para esse prato ficar ainda melhor, quando estiver terminando prepare um arroz branco. Sirva em seguida para não esfriar.

Geleia

Uma maneira diferente de usar as extremidades bovinas é preparar uma deliciosa geleia. Seja para acompanhar na hora do lanche ou como complemento da refeição.

Ingredientes: 4 patas bovinas, 18 litros de leite e 5 kg de açúcar. O processo tem como primeira fase, a limpeza e corte das patas. Em seguida elas precisam ser cozidas e depois é a hora da preparação da geleia.

Siga todos os passos da receitinha e veja como preparar. E pode temperar como desejar, por exemplo: pimentão picado, folhas de louro, sal a gosto, caldo de carne, etc.

Com feijão branco

Cozinhe o feijão branco antes de iniciar o processo da receita.

Ingredientes: 2,5kg de mocotó, 3 dentes de alho amassados, bacon, calabresa, 500g de feijão branco (já cozido), tempero, cheiro verde, 1 colher (chá) de colorau, etc. Antes de iniciar a receita, limpe o mocotó e coloque vinagre e água quente para escaldar.

Repita o processo para limpeza total. Assista ao vídeo para aprender a preparar.

Óleo

É da cozinha direta para os cuidados com a beleza.

Essa receita é para ir além da cozinha. Com ela você pode hidratar os cabelos de maneira barata e eficiente, sem usar produtos industrializados.

Nem sempre os dotes na cozinha precisam ficar restritos à alimentação.

Com dobradinha

Faça ai na sua casa essa receita de mocotó todos irá amar!

Ingredientes: mocotó, dobradinha, calabresa, bacon, alho, pimentão verde, tomate, 1 xícara (chá) de coentro picado (pode colocar menos ou acrescentar mais se desejar), cebolinha, pimenta calabresa, cominho, páprica, sal a gosto e óleo.

Aqui quem escolhe a quantidade de cada item é você, podendo preparar de acordo com a quantidade de pessoas que irão ser servidas e de acordo com o gosto pessoal para tempero.

Com bucho

Saia da rotina e sirva um prato diferente, ele lhe renderá elogios a perder de vista.

A combinação de alimentos conhecidos como miúdos ou exóticos é uma excelente maneira de inovar no processo de refeições e servir algo diferente no almoço de domingo.

Apesar de muitas pessoas recusarem sem antes provar, a receita é saborosa e o fator mais importante é limpar bem o bucho e o mocotó antes de iniciar o preparo.

Você pode preparar essa maravilha no dia das mães, ano novo ou no dia a dia.

De porco

Apesar de tradicionalmente ser feito apenas com as patas bovinas. É possível preparar o pé de porco sem ser na feijoada.

Para limpar você precisará de vinagre e sal. Já para preparar a receita será necessário: 6 pés suínos, suco de 1 limão, colorau ou açafrão, 1 colher (sopa) de óleo, ½ cebola picada, 3 dentes de alho, sal e pimenta do reino a gosto.

Veja o processo para cozinhar! O processo é muito rápido, demora alguns minutos ou até 1 hora. Seu almoço nunca mais será o mesmo. Mocotó é um prato prático e saboroso. Aprenda a fazer sem dificuldade.

Com farofa

Não tem erro, é sucesso certo de sabor.

Já pensou em inovar no almoço em família, criar novas tradições, receber muitos elogios e ainda se arriscar na cozinha?

É isso que acontecerá com essa receita. Veja dicas e o processo do preparo.

Com feijão

Depois da refeição os aplausos serão a você, e de pé!

Para preparar esta receita será necessário: feijão, mocotó, cenoura, ervas finas, páprica picante, tempero baiano, alho, azeite, cheiro verde, carne seca, bacon, linguiça calabresa e louro. Depois de limpar bem o mocotó.

Veja o processo, não tem erro!

Pirão

Geralmente, o pirão é um molho que acompanha peixes em caldo.

Aqui você aprenderá a preparar um delicioso pirão de mocotó para acompanhar a iguaria. É a culinária inovando no preparo e modo de servir os alimentos.

Veja todos os ingredientes e como preparar, não tem erro!

Gelatina

Uma ótima maneira de substitui gelatinas tradicionais com corantes e aromatizantes.

Pode ser usada em receitas doces e salgadas, substituindo a gelatina incolor. Você vai precisar apenas de pata de boi e água.

Fácil de fazer e pode servir de base para inúmeros pratos que necessitam de gelatinas, mas agora usando algo caseiro e natural.

Veja mais sobre esta receita conferindo todos os detalhes, sem erro!

Creme

Não sabe o que servir na reunião com os amigos em casa? Então prepare essa delícia ai na sua casa!

Macaxeira, mocotó, calabresa e charque. Uma combinação inusitada, saborosa e que vai te deixar com sabor de quero muito mais.

Confira todos os detalhes da receitinha e descubra como fazer e quais ingredientes são necessários.

Com legumes

As patas bovinas devem estar limpas e cortadas em pedaços grandes.

Ingredientes: mocotó, folhas de louro, pimenta do reino, tempero, água, cebola, alho, azeite, colorau, batatas, cenoura, sal, salsa e pimenta biquinho.

A água utilizada para cozinhar o mocotó na panela de pressão deve ser suficiente para cobrir e aproveitada para cozinhar os legumes.

Para começar, coloque os temperos na panela e deixe refogar os temperos, até dourar e em fogo baixo para deixar douradinho e não queimar. Não esqueça, desligue o fogo depois que terminar tudo!

De frango

Vai deixar todos salivando!

Ingredientes: 1,2 kg de frango (peito e coxa sobre coxa), 800g de batata cozida na água, 3 cebolas médias picadas, 6 tomates picados, 4 ovos cozidos, 1 colher de colorau (sopa), tempero verde.

Modo de preparo: pique a carne em pedaços e tempere. Em uma panela frite muito bem a carne.

Enquanto isso ferva as batatas e os ovos para ferver em outra panela. Pique a cebola e o tomate. Aproveite a gordura do frango e refogue a cebola e o tomate. Desfie o frango, volte para a panela junto com a cebola e o tomate e deixe apurar.

Quando a batata estiver cozida, amasse dentro da água e junte na panela. Deixe ferver. Para o acabamento ovos picados e tempero verde a gosto. Opcionais: milho e ervilha.


Essas são algumas receitas de mocotó para você fazer o prato para toda a família, nem que seja de vez em quando. É uma receita comum em família brasileira.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.