17 Receitas de Purê de Mandioca Coringa Para Incrementar Suas Refeições

  • Saborosa, nutritiva e versátil: aprenda a preparar deliciosos purês com a mandioca. Suas refeições com muito mais sabor.
Publicado em Acompanhamento
17 Receitas de Purê de Mandioca Coringa Para Incrementar Suas Refeições

Alimento nativo da América do Sul, a mandioca é muito presente na mesa dos brasileiros. Também chamada de aipim ou macaxeira, a partir dela é possível preparar diversos pratos, desde bolos, até farofas.

Dentre as receitas mais saborosas feitas com esta raiz, temos a receita de purê de mandioca. As versões deste prato são as mais variadas possíveis e capazes de agradar a maioria dos paladares.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para você ter muitas opções, separamos as melhores receitas. Qual será a sua favorita?

poste no pinterest esta imagem

Receita de purê de mandioca Fit: Como Fazer

Apesar de conter uma boa quantidade de carboidratos - e consequentemente açúcares - a mandioca é um alimento muito saudável.

Rica em fibras, favorece a digestão e está na mesa de quem busca uma alimentação mais natural.

Esta versão de purê entra nessa pegada mais saudável, agregando ingredientes que favorecem uma alimentação mais balanceada.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com creme de leite

O creme de leite garante cremosidade ao preparo de purês em geral. Esta receita o traz como ingrediente que garante essa cremosidade e um sabor suave.

É importante que o preparo seja feito em uma panela, no fogo, para se conseguir o ponto certo.

Este vídeo traz uma dica chave para alcançar a consistência perfeita para seu purê. Sobre o sal, é interessante sempre experimentar ao final para caso seja necessário corrigi-lo.

Com queijo

Alguma receita com queijo pode dar errado? Claro que não! Em se tratando de um purê então... Você pode sempre substituir um tipo de queijo por aquele que você tem à mão.

Anúncio
Continue lendo abaixo

As receitas nos trazem boas ideias, mas sempre dão margem para adaptações.

Não tenha medo de fazer suas próprias adaptações, e de adequar as quantidades às porções que você vai consumir sem desperdício.

Com bacon

Além do queijo, presente também nesta receita, algumas colheres de sopa de bacon dão aquele sabor que todos amam.

Basta refogá-los na própria gordura por alguns minutos, para realçar o sabor.

E não esqueça: toda receita com queijos precisa ser servida quente para aproveitar toda a graça desse ingrediente delicioso.

Com carne moída

A carne moída é outra peça-chave da cozinha. Serve a vários preparos e molhos. É versátil e barata, além de muito fácil de ser encontrada.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com um purê desses ela forma aquele casamento perfeito!

Para escondidinho (como congelar)

O escondidinho nada mais é que uma receita que leva carnes (ou peixes e frutos do mar) que ficam "escondidas" sob algum purê.

Neste caso é o purê de mandioca simples. Resumo rápido de um bom purê: leve a mandioca cozida para o processador, liquidificador ou esmague-a com um garfo. Misture-a a algum ingrediente emulsificante e pronto.

O vídeo também traz ótimas dicas de armazenamento, para você ter escondidinho para várias refeições.

Com leite no liquidificador ou processador

O liquidificador ou processador são realmente eletrodomésticos bem comuns quando se fala do modo de preparo de purês. Eles facilitam muito o processo. Mas a falta deles não impede o preparo da receita.

Para esse purê o leite entra como ingrediente que dá mais maleabilidade e cremosidade ao purê.

Encha uma xícara (chá) de leite e vá colocando aos poucos até alcançar a consistência desejada. Uma dica: misture alho refogadinho antes do leite. Fica incrível!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Frito

Sua receita de purê pode se tornar também um delicioso petisco frito. Cozinhe a mandioca. Separe a mandioca amassada / processada repare o purê conforme a receita.

Faça adaptações que desejar (um recheio de queijo mussarela cai bem!), coloque sal a gosto, empane e frite.

A dica de uma boa fritura é sempre usar gordura nova e mantê-la bem aquecida. Para isso, coloque os quadradinhos de purê um a um, para não baixar demais a temperatura do óleo.

Cremoso

Esta receita de purê fica muito, mas muito cremosa. Você pode usar os temperos que desejar para deixá-la ainda melhor: sal e pimenta do reino a gosto, uma colher (sopa) bem cheia de cebolinha verde, salsinha, açafrão. Use sua imaginação!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para emulsionar bem, lembre-se: sempre leve ao fogo.

Ao forno, gratinado

Sim, é possível levar um purê ao forno. Gratiná-lo sempre vai deixar aquela casquinha crocante e dourada de queijo, irresistível. De quebra, nessa receita você aprenderá a fazer um delicioso recheio de camarão.

Dica para mais rapidez: Faça o preparo em uma panela de pressão, colocando a mandioca em água fria, e então levando-a ao fogo.

Deixe a mandioca por cerca de 30 minutos no fogo após começar a chiar. Para gratinar, leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Com calabresa

Este purê simples é tão versátil quando o purê de batata. E, portanto, combina com praticamente as mesmas coisas que seu "parente" próximo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A calabresa é uma dessas combinações de sucesso. Frite bem algumas colheres (sopa) de calabresa e depois adicione o purê. Se precisar corrija o sal, mas use uma colher (chá) de sal por vez, para não passar do ponto.

Receita ideal para o Dia dos Pais ou outros tipos de festividades familiares.

Com carne de sol

Também conhecida como carne seca ou charque, a carne de sol é outro ingrediente que cai muito bem em purês.

A carne seca faz parte das receitas favoritas de muitas culturas, mas você vai ver mais opções com ela principalmente no Sul ou Nordeste do Brasil. Mesmo assim, você encontra em qualquer supermercado do país.

Para fazer essa receita você precisa de poucos ingredientes, e o resultado é delicioso.

Com frango desfiado

Quer mais receitas com carnes? Então veja mais essa. O frango desfiado combina com diversos tipos de pratos, por exemplo: saladas, molhos e purês. De sabor suave, ele agrega leveza às receitas.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Dica para desfiar o frango: com ele ainda morno, bata na batedeira até obter os pedaços do tamanho que desejar. É realmente muito rápido. Dica: ao final, adicione uma colher (chá) de tempero em pó de sua preferência.

Com requeijão

O requeijão nesta receita agrega sabor e suavidade, além de ajudar a emulsionar o purê. Fica mais fácil de mexer a mandioca com ele.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para finalizar, uma boa porção de temperinhos verdes e um belo fio de azeite de oliva.

De mandioca salsa fit

Com essa receita é possível substituir o purê de mandioca por outros similares, como o de mandioca salsa.

Também conhecida como mandioquinha, batata salsa ou batata baroa, ela tem uma textura bem similar à do aipim, e por isso é uma substituta à altura.

Se usar manteiga, o ideal é utilizar uma ou duas colheres (sopa) de manteiga sem sal, que costuma ser mais pura. Se precisar, adicione 1 colher (chá) de tempero em pó ao final da preparação.

Vegano

Essa receita em vídeo na verdade traz 3 receitas em um vídeo só: purês de mandioca, batata inglesa e mandioquinha. Qualquer delas deve ser suficiente para servir de acompanhamento nos almoços.

A diferença entre elas é sutil, e te ajuda a escolher fazer com o que tiver em casa.

Aos 4 queijos

Outra receita simples, mas muito saborosa. Os 4 queijos podem ser os queijos que se tem à disposição. Lembrando que cream cheese, requeijão e catupiry também entram na lista dos queijos.

Regue sempre com um bom fio de azeite de oliva e adicione temperinhos para deixar receita ainda mais saborosa.


Purês em geral são muito saborosos e acompanhamentos perfeitos para pratos que levam carnes. Dispensam outros amidos tais quais arroz e massas, e simplificam as refeições.

Além do mais, são muito fáceis de preparar e é possível prepará-los com diversos tubérculos, raízes e alguns legumes. Basta usar sua criatividade.

Com tantas ideias legais, acreditamos que você já deve ter escolhido alguma para sua próxima refeição. Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.