18 Receitas de Purê de Abóbora: Boas combinações para você se arriscar na cozinha

Nada mais gostoso para os dias frios do que um purê bem encorpado. Escolha o seu favorito e curta o friozinho da melhor forma.
Publicado em Acompanhamento
18 Receitas de Purê de Abóbora: Boas combinações para você se arriscar na cozinha

A abóbora, fruto nativo da América do Sul, é muito usada na culinária dada a sua versatilidade. Dela, podemos usufruir de todas as partes: da semente, do fruto maduro e da casca.

Sua variedade chega também aos ornamentos. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela é um símbolo das festas de halloween e são usadas de decoração: Fazem carinhas na carcaça para deixá - las assustadoras.

Nesse artigo vamos usar as abóboras de base para um dos pratos preferidos dos brasileiros: o purê, também conhecido como creme. Vamos aprender a receita de purê de abóbora para agradar qualquer paladar.

Vamos experimentar?

poste no pinterest esta imagem

Receita de Purê de Abóbora Com queijo: Como Fazer

O queijo é um alimento chave na dieta, já que ajuda a emagrecer e a reduzir o colesterol ruim.

Garante também que sua receita fique ainda mais cremosa. Em uma panela média com fogo baixo, coloque a manteiga, a noz moscada, o requeijão cremoso e o queijo mussarela ralado, você também pode usar o queijo de sua preferência. Misture com o creme e sirva.

Cabotiá

Aqui, o modo de preparo é: Leve ao fogo baixo uma cebola e dois dentes de alho. Corte a abóbora japonesa (cabotiá) e acrescente na panela, pingue, aos poucos, água, acrescente uma colher de gengibre em pó e tempere com sal e pimenta do reino. 

Em seguida, bata a sopa no mixer ou no liquidificador até ficar bem homogênea. Acrescente 250ml de creme de leite e mexa mais para fazer um purê.

O charme fica por conta da finalização feita pelo creme azedo, o molho branco, simples: Misture bem o resto do creme de leite com meio limão e sal a gosto.

Com bacon

Além de saboroso, o bacon fornece uma alta quantidade de proteína e calorias em uma porcentagem baixa de gordura.

Devido a isso, é comum no café da manhã americano.

É só fritar o bacon e acrescentá - lo quando o creme já estiver pronto.

Com calabresa

A linguiça calabresa vem da carne de porco e recebe esse nome por ser temperada com pimenta calabresa, o que garante o sabor levemente picante da linguiça.

É deliciosa e ótima para incrementar o creme.

Com creme de leite

Comida com creme de leite é comida cremosa.

Nessa receita, depois do creme de abóbora já batido, o colocamos em um recipiente com fogo médio e acrescentamos uma colher e meia de açúcar mascavo, uma colher de sal e meia caixa de creme de leite. Mexa até formar um purê.

Light e com cenoura

O combinado de abóbora com cenoura traz o aumento de vitaminas K, A C, E além de ferro e cálcio. É nutritivo e com baixíssimas calorias.

Ingredientes: 2 colheres (sopa) azeite de oliva, 3 dentes de alho picado, ½ cebola, 2 xícaras de abóbora picada, uma xícara de cenoura e 400 ml de água.

Com frango

Nessa receita de purê, refogamos o frango frito na cebola e no cheiro verde. Por cima, acrescente o caldo já temperado com alho, sal e a pimenta do reino moída. Deixe ferver por mais alguns minutos e desligue o fogo.

Dá pra imaginar o cheirinho dessa combinação? Você precisa experimentar essa delícia.

Vegano

O veganismo consiste em não comer ou usar nada de origem animal.

Por isso, para fazer um purê vegano usamos de ingredientes: Cebola, alho, abóbora japonesa, leite de coco, cúrcuma e pimenta do reino moída.

Com gengibre

O cheiro forte e o sabor marcante do gengibre são os diferenciais desse purê de abobora simples.  Além de ser uma ferramenta para ajudar a emagrecer e ajudar a tratar a má digestão, a azia e o enjoo.

É uma delícia! Para esta receita, é só ralar um pedacinho de gengibre no purê antes de levar ao espremedor ou ao liquidificador.

Com espinafre

O espinafre, assim como qualquer vegetal verde, tem altas propriedades anti inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para combater o envelhecimento.

Todos esses benefícios fazem dele um ótimo, e saudável complemento para esse purê de abóbora.

Com leite de coco

O leite de coco é usado para equilibrar essa receita e promover maior saciedade. É também um substituto do creme de leite, já que garante também cremosidade ao purê além de menos calorias.

É uma das receitas favoritas dos brasileiros.

Com alho poró

Hortaliça da família da cebola, o alho poró veio do Oriente Médio e é uma das especiarias queridinhas da cozinha brasileira.

O Alho poró é o segredo do tempero. Suas folhas conferem um sabor único e marcante ao purê de abóbora.

Com carne moída

O diferencial dessa receita fica por conta da carne moída, de sua preferência,  refogada na cebola, azeite e alho.

Com uma pitada de cheiro verde. Deixando o prato com mais sustância e saciedade.

Com chuchu

O Chuchu é uma fruta de sabor neutro por isso combina com qualquer alimento.

Para uma receita usamos: meia abóbora, 4 chuchus médios, 1 xícara chá azeitona, um pimentão verde, 3 cebolas grandes, 5 dentes de alho,1 copo de soja granulado, 2 colheres de orégano, 1 colher (sopa) de azeite e cheiro verde

Com manga

Como fazer purê de abóbora com manga: Corte as abóboras em cubos e cozinhe. Transfira para uma vasilha e adicione manga, gengibre ralado e moa com o mixer ou coloque no liquidificador.

Coloque a mistura em uma vasilha com uma colher (sopa) de manteiga, sal e pimenta.

Cozinhe até que o creme adquira uma consistência firme e sirva.

No microondas

Vamos fazer uma receita de purê de abobora fácil. E o passo a passo é: Corte a abobora, ao invés de cozinhá- las no fogão, leve ao microondas numa vasilha de vidro coberta por plástico filme por 15 minutos.

É prático e otimiza o tempo da receita.

Com inhame

O inhame é um tubérculo que contribui não só para a melhora do sistema digestivo como para o controle do colesterol e para a prevenção de doenças cardiovasculares.

É uma ótima fonte de nutrientes.

Com carne seca

O segredo aqui é dessalgar a carne: passando-a na água corrente e, em seguida, deixando-a cozinhar na pressão por cerca de 20 minutos. Repita esse processo duas vezes.

Retire a gordura e desfie os pedacinhos de carne. Na frigideira, doure a carne na cebola e acrescente-a ao creme já pronto. 

Você pode servir em copinhos com pequenas porções.


São muitas receitas e diversas formas de fazer. O purê de abóbora pode ser servido como entrada ou como refeição principal, sobretudo em dias frios. Escolha a sua combinação favorita de ingredientes e se jogue!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.