12 Receitas de Polenta Mole para Acompanhar Qualquer Prato

  • Quem nunca se deliciou com esse acompanhamento maravilhoso? Confira diversas formas para prepará-la.
Publicado em Acompanhamento
12 Receitas de Polenta Mole para Acompanhar Qualquer Prato

A polenta é um prato tradicionalmente italiano, mas que é tão presente na culinária brasileira, que já se tornou típico por aqui também.

Fácil de fazer e encontrado em diversas regiões do país, já se tornou um patrimônio gastronômico e está presente na memória afetiva de muitos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A seguir, você encontrará uma variedade de receita de polenta mole simples e fácil com diversos modos de preparos para lembrar da infância na casa da avó!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Polenta mole temperada: Como Fazer

Uma polenta para você se apaixonar.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Essa receita é preparada na panela de pressão para dar mais praticidade no preparo. Além disso é econômica, pois é feita com fubá, uma opção perfeita para acompanhar carnes.

Acompanhe no vídeo a lista completa de ingredientes que você irá utilizar e não perca nenhum detalhe para preparar esse prato hoje mesmo no jantar!

Com carne moída

Vai deixar todos salivando com essa receita de polenta com carne moída.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A polenta mole com carne moída é composta por dois processos, um de preparo da própria polenta e o outro do molho de carne moída para acompanhamento, aprenda ambos que se completam de uma maneira muito saborosa.

Ingredientes necessários para o molho são: 300 gramas de carne moída, 1 sachê de molho de tomate, 1 cebola pequena picada, 2 xícaras de água e sal a gosto. Já a polenta necessita de 250 gramas de fubá, 1 cubo de caldo de carne, 1 colher de manteiga ou margarina, 1 ½ litro de água, queijo parmesão e cheiro verde.

Com salada caprese

Essa receita é muito prática, pensada especialmente para a correria do dia a dia.

Ela é preparada com farinha de milho pré cozida, conhecida também como, polenta instantânea, em menos de meia hora você terá um jantar completo pronto para servir.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Essa receita é composta pela polenta, um refogado de legumes que leva alho poró e abobrinha e a salada caprese, com tomate, manjericão e mussarela de búfala, ou seja, uma opção muito interessante para os adeptos a dieta vegetariana.

Com frango

Umas das combinações mais tradicionais é o frango com polenta que você vai aprender a preparar.

Nessa receita que é bem simples e prática de preparar, mas não perde em nada a qualidade e sabor.

A polenta é preparada com alguns componentes e eles são 500ml de água fria, 500ml de água fria misturada com o fubá, 1 xícara de fubá, um caldo de galinha, etc.

Veja ainda:

Anúncio
Continue lendo abaixo

Os ingredientes necessários para o frango são: frango picado, cebola picada, tomate picado, alho e a gosto, extrato de tomate, um sachê de molho de tomate, manjericão e salsa a gosto, um caldo de galinha, açafrão.

Gratinada

Uma ótima opção, ideal para servir aos convidados.

Essa polenta tem uma variação, que eleva o nível do prato, pois ele vai ao forno para gratinar e leva bastante queijo incrementando ainda mais.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Acompanhe o passo a passo e não perca nenhum detalhe da preparação desse prato super cremoso, que irá surpreender bastante.

Com flocão

Na polenta mole com flocão você terá um resultado com sabor muito surpreendente.

No processo dessa delícia você também vai aprender um molho a bolonhesa delicioso.

Componentes: 01 xícara (chá) de flocão, 600ml de leite quente, 600ml de caldo de legumes, caldo de frango ou água quente, alho picado, , parmesão, mussarela ralada, 02 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de sal e pimenta a gosto e cheiro verde.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com queijo gorgonzola

Super fácil de fazer e perfeita para os dias mais friozinhos.

Nessa receita, aprenda a fazer uma deliciosa polenta cremosa com gorgonzola gratinada.

A polenta mole leva uma cobertura de queijo gorgonzola gratinado, compondo uma receita deliciosa que tem um contraste de texturas e sabores, assista ao vídeo e acompanhe a lista completa de ingredientes e o modo de preparo.

Com salsicha

Receita que se destaca além da praticidade!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Receitinha conhecida no preparo da polenta mole para o seu almoço, pela economia, pois ela é preparada com salsicha. Mas, não se engane, pois esses componentes populares entregaram tanto sabor nessa receita que vão te surpreender.

Para aprender o passo a passo, conhecer a lista de componentes completa e dicas de preparo, e prepare hoje mesmo essa receitinha.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com calabresa

A polenta mole com calabresa é uma receita deliciosa, e muito fácil e prática de preparar.

A calabresa é preparada em um molho que serve como um recheio na montagem do prato. Para preparar a polenta: 5 xícaras (chá) água fervendo ou 7 xícaras, 2 xícaras (chá) de fubá pré-cozido, 1 colher de sal e 1 colher de (sopa) manteiga ou margarina.

No recheio vai 4 dentes de alho, 1 cebola ralada, 2 linguiças calabresa, 200g de molho,1 colher (sopa) de óleo ou azeite, cheiro verde a gosto, 300g de queijo mussarela ou queijo parmesão ralado e orégano a gosto.

Vegana

A polenta é uma ótima opção para dietas veganas.

Essa receitinha com legumes fica uma delícia, e mesmo se você não seguir o cardápio vegano vai se surpreender com esse resultado incrível!

O alho, pimentão vermelho, cebola roxa, cenoura, brócolis, azeite açafrão, pimenta do reino, manjericão leve ao fogo ou ao forno e ajudam a fazer uma composição muito saborosa com a polenta deixando seu prato delicioso, saudável e bastante nutritivo.

Low Carb

Polenta temperada e ideal para acompanhar carnes em geral ao molho.

O fubá utilizado com moderação pode ser considerado um farinha low carb, assim você adepto a essas dietas vai poder se deliciar com a polenta mole low carb.

Receita deliciosa e fácil de fazer leva apenas 5 componentes. Coloque os componentes em uma panela e deixe cozinhar por cerca de alguns minutos ou até 1 ou 2 horas.

Leve em fogo médio, para não empelotar ou queimar, fique mexendo sempre. De preferência em uma panela grande, para você conseguir mexer aos poucos.

De milho verde

Em algumas regiões do Brasil, a polenta é preparada com milho verde, substituindo o fubá.

Uma versão bem natural e que leva apenas dois componentes, muito fácil de preparar e deliciosa.

Na preparação do prato, são necessários espigas de milho que serão cortadas e batidas no liquidificador com algumas xícaras de água, após esse processo ela vai ao fogo com 1 colher (chá) de sal ou temperos de sua preferência, uma opção que vai ganhar seu coração.

E coloque a água para ferver e leve ao fogo alto.


A polenta mole está em muitas refeições e pode parecer bem comum na mesa dos brasileiros, mas depois dessa seleção de receita de polenta e com tantas variações você vai surpreender sua família com a versatilidade e sabor ao servir esse prato!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.