8 Receitas de Pepino Em Conserva E Muitas Formas de Incrementar os Seus Pratos

Um iguaria para ter sem sua casa para usar em qualquer preparo.
8 Receitas de Pepino Em Conserva E Muitas Formas de Incrementar os Seus Pratos
Avalie este item
(0 votos)

Quem não ama preparos caseiros, não é mesmo? Ainda mais quando esses são caseiros e livres de conservantes industrializados e transgênicos.

Se você não sabe como fazer conserva, então aprenda já a Receita de Pepino em Conserva e complemente seus pratos. E depois dessa receita, você pode ver outros incríveis modos de preparo.

Receita de Pepino em Conserva: saiba como fazer

Rendimento
uma porção
Preparação
20 min
Dificuldade
Fácil
Medida da Xícara: 240ml
Ingredientes
  • 1/2 Kg de Mini Pepinos
  • 1 Xícara de Vinagre de Maçã
  • 2 Xícaras de Água
  • 1 Folha de Loiro
  • 1 Dente de Alho
  • 1 Colher de Chá de Sal Refinado
  • 1/2 Colher (sopa) de açúcar
  • 1 Colher de Sopa de Pimenta do Reino Em Grão
  • pepino em conserva agridoce
  • Um vidro de 500ml

Modo de preparo

  • Lave bem o pepino em água corrente e coloque metade no pote;
  • Acrescente o alho, a folha de louro e metade da pimenta;
  • Coloque o restante do pepino e pimenta;
  • Em uma caneca coloque o vinagre, água, sal e açúcar e leve ao fogo para ferver;
  • Quando ferver, despeje no recipiente de pepino até cobrir ele todo;
  • Tampe bem o vidro, vire de ponta cabeça e deixe descansando por uma semana. Após esse processo, é recomendável fazer o uso dessa conserva em até 3 meses.

2º. Azedo na folha de uva

autor: Jazete Paulista

Pepinos, folhas de uva (parreira), sementes de endro (dill), dentes de alho, sal e água fervida em temperatura ambiente são os ingredientes necessários para você fazer o seu pepino em conserva.

Asta colocar tudo no pote, cobrir com a folha de uva e colocar a água quente. É muito fácil! Faça para suas saladas e saia daquela salada tradicional de pepino.

3º. Misto com cenoura e pimentão

autor: Canal Aprendiz

Esta receita é de uma conserva linda e saborosa com legumes! As cores da cenoura e do pimentão realçam ainda mais o visual.

Basta cozinhar as cenouras normalmente, feito isso, deixe-as escorrendo em uma peneira para retirar todo o excesso de água, antes de colocá-las em potes de vidro.  Na mesma panela, adicione os pepinos e leve ao fogo até ferver, retire e adicione o pimentão e a cebola, todos os legumes também podem ser cozidos a vapor.

Quando preencher o recipiente com todos os cozidos, cubra com vinagre até a borda, tampe o pote e, depois de dois dias, já estará prontinho para ser consumido. Se quiser pode adicionar pimenta durante o processo de montagem. Vai ficar uma delícia e todos vão amar!

4º. Com endro e mostarda em grão

autor: Cozinha da Li Oliveira

Sabe aqueles picles do MC Donald? Esta versão é igualzinha e com o mesmo sabor.

O diferencial desse preparo é o endro, um tempero ou dill. Para fazer você vai precisar de muita água em alta temperatura para esterilizar os potes e preparar a conserva. Aposte nessa receita e sirva com hamburgueres, saladas e o que você achar que combina.

5º. Probiótico

autor: Ângela Xavier

O pepino é excelente para a saúde do organismo. Rico em nutrientes e vitaminas é usado até em produtos estéticos. Você se apaixonar por esta deliciosa receitinha, então, já deixa ela salva aí e aprenda a fazer.

Além dos pepinos, você vai precisar de folhas de uva, galho de alecrim ou endro. Já para fazer conserva, em uma panela com água adicione, açúcar e o sal, deixe ferver e, depois, desligue o fogo e deixe esfriar.

Nessa versão o legume é enrolado na folha de uva e colocado no recipiente com água fria. Caso deseje, coloque alho também. Ficará sensacional e super crocante.

6º. Com cebola

autor: Receitas Fáceis

A cebola além de trazer sabor, é ótima fonte de nutrientes benéficos à saúde.

Lembre-se que é sempre essencial esterilizar os vidros. Então, depois de higienizar o recipiente, coloque os pepinos, a cebola, sal, açúcar, coentro e, se desejar, alho. Preencha até a metade do vidro com vinagre branco e termine enchendo com água. Tampe e ferva em banho maria.

Conserva é perfeita para servir a família em almoços que pede um azedinho e uma salada. Todos vão adorar, principalmente, porque além de sabor, é muito saudável.

7º. Com gengibre e azeite

autor: Rainhas do Armazenamento

O gengibre é o diferencial. Ele vai deixar um sabor delicioso, além de um aroma incrível. Você também pode colocar uma colher de azeite, pimentas que desejar, nessa versão é usada a calabresa, e a pimenta do reino e orégano. Os temperos é sempre você que manda, nós apenas sugerimos.

Depois de forrar o fundo do vidro com os temperinhos, coloque as fatias de pepino japonês e faça várias camadas de temperos e pepinos, como no começo, até preencher todo o pote de vidro, finalize com folha de louro e a calda fria. A calda é feita de vinagre, água, algumas colheres de sopa de sal e açúcar.

Na hora de fechar o vidro, observe para ver se não há bolhas de ar, se tiver, retire tudo dando leves batidinhas na superfície do recipiente. Cozinhe em banho maria por três minutos e armazene por cinco dias em local escuro, antes de consumir.

8º. Com cerveja

autor: Receitas do kazu

Já imaginou conservar o pepino com cerveja? Experimente esse modo de preparo na sua casa.

Salgue os pepinos japoneses inteiros e com casca mesmo e pode deixá-los descansar por 3horas. Prepare o molhinho com a cerveja, uma lata basta, e açúcar. Despeje essa mistura sobre os pepinos e mexa. Tampe a vasilha e leve à geladeira por três dias. Depois, é só cortar e degustar, na privacidade e conforto da sua casa, a sua conserva de pepino, sem processamentos industrializados.

Aproveite essas delícias e deixe suas refeições do dia a dia mais incrementadas. E uma dica para fechar essas receitas deliciosas de hoje é: use vinagres da sua preferência, podendo ser até vinagre de vinho branco para armazenar sua conserva em potes de vidros.

poste no pinterest esta imagem de receita de pepino-em-conserva

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.