3 Receitas de Patê de Azeitona Preta com Ricota para dar aquela sofisticada nos lanches

Um jeito fácil de acrescentar sabor e beleza aos seus lanches e pratos de entrada.
Publicado em Acompanhamento
3 Receitas de Patê de Azeitona Preta com Ricota para dar aquela sofisticada nos lanches

Às vezes no meio da tarde ou da noite, bate uma fome e tudo que mais queremos é uma comida rápida de preparar. Na falta de uma opção mais elaborada e na correria do cotidiano, a única saída é apelar para o pãozinho com café ou mesmo com suco, chá, enfim, é sempre o mesmo.

Para te ajudar a sair da mesmice sem precisar perder muito do seu tempo trago aqui 3 deliciosas opções para acompanhar seu lanche. E o melhor de tudo, prepará-las é muito fácil, não é necessário utilizar nem 10 minutos do seu dia, além disso, dá pra guardar e comer depois. Melhor impossível!

Vamos aprender!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Patê de Azeitona Preta Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Primeira opção: Patê perfeito

Quantidade
1 pote (pequeno)
Preparação
8 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

10
azeitonas pretas azapas
4
colheres (sopa) de ricota
3
colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo

  1. Despeje o azeite em um processador de alimentos.
  2. Retire todos os caroços das azeitonas e acrescente-as ao azeite.
  3. Em seguida, amasse a ricota e coloque-a junto aos demais ingredientes.
  4. Agora é só bater. Deixe misturar muito bem, até obter uma textura homogênea.
  5. Depois de pronto pode coloca-lo nos potes onde deseja servir. Muito simples, não é?

Segunda opção: Patê de azeitona com requeijão

Quantidade
4 porções (potes pequenos)
Preparação
8 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

225g
de ricota
100g
de requeijão
130g
de azeitonas pretas
Sal
à gosto
Pimenta
fresca à gosto

Modo de preparo

  1. Em um processador de alimentos adicione a azeitona preta, já com o caroço retirado, e o requeijão. Bata bata todos os ingredientes até obter uma textura homogênea, a textura desejada é pastosa.
  2. Depois de processar a primeira parte dos ingredientes acrescente a ricota e volte a bater.
  3. Em seguida, tempere com o sal e a pimenta. Mexa para misturar, você pode utilizar uma espátula ou bater mais alguns segundos no processador. Feito isso, seu patê está pronto para ser servido.

Terceira opção: pasta de azeitonas

Quantidade
1 pote (pequeno)
Preparação
5 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

200g
de azeitonas pretas
40ml
de azeite de oliva
1
cabeça de alho
Pimenta
calabresa

Modo de preparo

  1. No processador de alimentos coloque as azeitonas, já com os caroços retirados, a pimenta calabresa, o azeite e o alho.
  2. Bata tudo até conseguir uma textura homogênea.
  3. Transfira para uma tigela onde deseje servir e pronto. Já pode consumir!

Veja também como fazer patê de frango simples e fácil, além da receita de patê de sardinha e a receita de patê de atum.

Dica:

  • Se você não tem um processador de alimentos em casa, pode usar seu liquidificador que também dá certo, o sabor e a textura não ficam nenhum pouco prejudicados.

Posso usar a azeitona sem caroço?

Pode sim. No entanto, a azeitona que é vendida com caroço, geralmente, tem um sabor melhor, mais forte. As sem caroço costumam possuir o gosto um pouco mais aguado. Por isso, fica a seu critério decidir qual delas é a melhor para utilizar.

Como retirar o caroço da azeitona com facilidade?

Existem no mercado extratores específicos para caroços de azeitona. Além disso, alguns espremedores de alho também possuem essa função, é só olhar no meio do cabo, lá tem um removedor de caroços e um lugar para encaixar a azeitona.

Mas se na sua casa não tem nenhum desses utensílios, não se preocupe. Existem algumas técnicas para fazer isso de forma bem simples que vão te ajudar a não perder muito tempo nessa etapa da receita. Vamos às principais: use um funil, na ponta dele encaixe a azeitona em sentido vertical, aperte e pronto, tudo muito rápido; o segundo modo é deitando a azeitona em cima de uma superfície e com uma faca (também deitada) ou o fundo de um copo, espremê-la.

Dica:

  • Não é preciso descartar os caroços imediatamente. Primeiro coloque-os em um recipiente com tampa e acrescente óleo vegetal. Sacuda com força por 1 minuto e pronto. Agora você um óleo com sabor especial que pode ser utilizado para temperar diversos pratos.

Posso acrescentar outros temperos aos patês?

Claro que sim! Existem diversas possibilidades. Você pode usar salsinha, cebolinha, pimenta do reino, entre outros. E pode optar por processar junto com os outros ingredientes ou deixar em pedacinhos um pouco maiores para ajudar a decorar. O sabor fica ótimo e a aparência também.

Como armazenar?

A forma ideal é guardá-lo em potes com tampas que possam ser bem fechadas. No caso da última receita, depois de colocar o patê no pote, jogue uma fina camada de azeite de oliva, isso irá ajudar a conservá-lo melhor.

Qual a melhor azeitona para usar?

Todas as azeitonas podem ser utilizadas e dão bons resultados. Aqui foram utilizadas azeitonas pretas em todas as receitas, mas é perfeitamente possível optar pela verde e seguir o mesmo procedimento, sem prejuízos. Se deseja servir o patê para convidados, você pode fazer tipos diferentes e deixar que decidam qual preferem, eles vão adorar!

Dá para congelar o patê?

Dá sim. Para fazer isso, opte por sacos específicos para esse processo. Coloque o patê no saquinho e aperte, retirando totalmente o ar. Em seguida feche e coloque uma etiqueta com a data de fabricação do produto.

Para descongelar deixe-o na geladeira até que esteja no ponto desejado.

Dica:

  • Se você for consumir todo o conteúdo produzido logo após o descongelamento, então, pode guardar tudo no mesmo saco. Entretanto, se a intenção é usar aos poucos, diariamente, armazene pequenas porções. Isto porque não é indicado descongelar o patê e em seguida, voltar a congelá-lo, ou seja, uma vez descongelado deve ser consumido.

Qual a validade?

Quando armazenado em condições adequadas e na geladeira ele permanece em boas condições de consumo por até 4 dias.

Posso usar outro queijo no lugar da ricota?

Pode sim, mas o ideal é ainda que seja adicionado um pouco de outro queijo, colocar também um pouco de ricota, visto que ela serve não somente para dar gosto, mas também para melhorar a textura. Sugiro que divida em 50% de um e 50% de outro.

Agora é só ir para a cozinha e arrasar em seus lanches, se desejar coloque um pouco de creme de leite para suavisar o sabor.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.