Delicisoa Receita de Onigiri + Alternativas para Saborear a Cultura Asiática no Dia a Dia

  • Esse é o momento perfeito de conhecer um pouco mais do paladar japonês além do clássico sushi, e saborear um delicioso e versátil prato japonês.
Publicado em Acompanhamento
Delicisoa Receita de Onigiri + Alternativas para Saborear a Cultura Asiática no Dia a Dia Momomimee / Shutterstock.com

O onigiri é um bolinho de arroz japonês, cujo sentido literal é “bola de arroz”, mas seu formato mais comum é o triangular. Por ser um prato bastante simples, ele era perfeito para os samurais transportarem, e por isso estima-se que ele tenha origem do Séc. 16.

A receita de onigiri perfeita existe, e ela combina a simplicidade do prato, com o paladar já familiarizado do brasileiro com certos alimentos comuns à nossa cultura, sendo uma mescla perfeita entre cultas de continentes diferentes.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Veja a nossa opção favoria e logo após fiz uma seleção deliciosa com variações magníficas!

poste no pinterest esta imagem de receita de onigiri

(favorita) Receita de Onigiri de Atum com Maionese Simples e Fáil: Saiba Como Fazer

Rendimento
5 unidades
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
 
Ingredientes

Arroz:

  • 3 copos de arroz japonês
  • 4 copos de água

Montagem:

  • Água Fria
  • Sal
  • Alga Nori

Recheio:

  • ½ lata de atum sólido
  • 2 colheres de chá de maionese
  • Algumas gotas de Shoyo

Modo de preparo

Anúncio
Continue lendo abaixo

Arroz:

  • Primeiro, comece lavando os grãos muito bem, até que a água saia completamente transparente. Isso ajuda que eles fiquem grudadinhos após cozidos.

  • Após isso, coloque-o na panela de arroz com a água e ligue-a, deixando que cozinhe conforme o tempo da panela que você utilizar. Quando ele ficar pronto, mexa os grãos, e feche novamente a panela, só usando 10 minutos depois dele descansar.

  • Uma forma tradicional (e bem simples) de cozinhar o arroz, caso você não tenha uma panela elétrica, e cozinhar no dobro de água, em fogo médio até que ferva (o que dura cerca de 10 minutos). Após isso, abaixe o fogo, e deixe-o cozinhar por mais 10 minutos, com a panela entreaberta, até que a água seque.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Assim que secar, quando o arroz estiver úmido, desligue o fogo, feche a tapa e deixe-o descansar com a panela tampada por 5 minutos antes de usar na modelagem.

Recheio:

  • Misture bem os ingredientes, lembrando que ele não pode ficar muito úmido para não deixar o oniguiri muito melecado. Ele precisa ficar sequinho.

Montagem:

  • Lave bem as mãos, pois elas entram em contato direto com a comida.

  • Molhe as mãos, depois passe um pouco de sal nelas, não muito, ou ficará muito salgado o preparo. Espalhe bem o sal, e logo bote o arroz na palma da mão.

  • Aperte um pouco o arroz, depois faça um pequeno espaço no meio e bote o recheio. Não fure completamente a camada de arroz.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Cubra o recheio com o arroz que está lateralmente, fazendo uma bolinha.

  • Coloque a bolinha no espaço entre o polegar e o indicador, e vá modelando com a curvatura da mão para dar o formato clássico do alimento. Depois, use a folha de nori e envolva uma das bases do oniguiri, cobrindo de um lado a outro.

  • E pronto, hora de comer! Os oniguiris estão prontos para serem consumidos

Dica:

Use uma xícara do arroz pronto (aproximadamente 100 gramas de arroz) por uma porção de oniguiri. 

Use o mesmo medidor do arroz para a quantidade água

Abaixo temos outras 8 receitas para você ver mais sabores irão te apetecer, além de despertar a curiosidade.

Carne Seca

A melhor forma de abrasileirar a culinária estrangeira, é acrescentando ingredientes que sejam comuns a todo Brasil, independente do nome que recebam nas regiões. E uma dessas possibilidades é com a carne seca, ingrediente nacional clássico!

O cuidado deve ser redobrado no processo de dessalgar a carne, pois como o arroz é neutro, o sal não só ficará mais presente, como também ofuscará o carboidrato.

Anúncio
Continue lendo abaixo

E se você quiser desfiar com mais rapidez, um processador pode vir a calhar.

Com Alga Recheado

Apesar de parecer uma repetição do clássico, se engana quem pensa que a receita está repetida!

Aqui, o toque especial fica por conta da alga nori, que envolve o bolinho e traz aquela crocância extra ao preparo, além de muito sabor, já que lembra um pouco o gosto de peixe.

Ah, mas também vale dizer que, apesar do elemento surpresa ser a alga, o recheio deve acompanhar a estrela do prato, que apesar de ter um gosto próprio, harmoniza bastante com legumes, ovos e até mesmo carne vermelha.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com Carinha

Que tal trazer um alimento lúdico para os pequenos? Isso mesmo! Decorando o bolinho de arroz com um rostinho amigável, com certeza a criançada não vai negar essa comidinha.

Por ser divertido, essa é sua oportunidade de tornar a alimentação dos pequenos mais saudável, incrementando nos recheios saudáveis, deixando a hora a alimentação não apenas divertida, mas que também nutritiva.

Para fazer as carinhas, você pode optar por ingredientes do recheio ou algo diferente, como cortando a folha de nori em pequenos pedaços. Você também pode chamar a criançada para fazer onigiri e personalizar como quiserem.

Missô

O elemento surpresa, que agrega sabor e mais cor ao alimento, é a popular pasta de soja fermentada, ou como é mais conhecida, missô.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A inovação fica por conta das pinceladas desse ingrediente na massa de arroz, que depois será assada brevemente apenas para incorporar o sabor forte e levemente ácido da pasta e dar um tom dourado ao seu onigiri.

Ah, mas não precisa se preocupar, o gosto da comida não será desagradável, mas sim algo harmonioso e rico! Use a criatividade para rechear, sendo muito recomendada a opção da carne de porco ou peixes e frutos do mar. Não tem erro, todos da sua casa vão amar.

Salmão

Essa opção é perfeita para quem não gosta de sushi, mas quer experimentar o arroz para sushi em uma das formas mais clássicas.

Apesar de ter a mesma base do clássico dos rodízios, nesse preparo, o salmão grelhado, traz um sabor completamente diferente e contempla mais consumidores, principalmente aqueles que não gostam do do peixe cru.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Se você quiser dar uma cara especial, pode ser utilizado o salmão defumado no lugar do grelhado.

Temperado

Nessa versão, o que já era simples, fica ainda mais fácil. Aqui, o sabor do prato fica por conta dos temperos que você colocará diretamente no arroz cozido, fazendo com que todos os sabores desejados fiquem diretamente na base do alimento.

Você só precisa de uma tigela e temperos o suficiente para seu paladar. Coloque o arroz ainda morno no recipiente, os temperos escolhidos, e misture bem.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Em poucos minutos, estará pronto para consumo. Rechear ou não, fica a sua escolha, e caso não queira, bem, seus onigiris estarão prontos mais cedo.

Tradicional

A forma clássica e tradicional, é uma perfeita opção para conhecer esse prato típico. A simplicidade na dispensa de utensílios complicados, torna a receita ainda mais gostosa, pois seu recheio de ameixa fermentada é o mais clássico dos japoneses.

Assim, ele vai te transportar direto ao Japão, e sem gastar uma fortuna para isso acontecer!

Como fazer para deixar mais gostoso? Acrescente gergelim ou cebolinha verde por cima, ou dentro, entre as camadas, e sua receita ganhará outra cara.

Vegano

O onigiri também pode ser preparado para você agradar aquele seu amigo vegano. Diversificando a forma como serão consumidos os cerais e vegetais de sua preferência.

Aqui, os incrementos vão todos na própria massa de arroz, permitindo dar mais gosto a comida, reduzindo o trabalho.

Essas foram algumas das melhores receitas para você inovar com o arroz, ao mesmo tempo que conhece melhor a comida japonesa. Do método tradicional de cozinhar na água para a panela elétrica, esta receita aproveita bem o arroz, dando uma nova roupagem conforme os recheios e as folhas de nori são acrescentadas.

Agora é só botar água em uma panela, ligar o fogo e colocar o arroz para cozinhar.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.