16 Receitas de Molho de Mostarda que vão dar uma variada na cozinha!

As melhores receitas para fazer um delicioso molho de mostarda para acompanhar o seu prato principal.
Publicado em Acompanhamento
16 Receitas de Molho de Mostarda que vão dar uma variada na cozinha!

Se deixar seus pratos ainda mais gostosos, que tal colocar molho de mostarda? A mostarda são grãos que têm um sabor marcante e que combinam com todo o tipo de comida. É nutritiva e rica em vitaminas C e E, sendo uma boa fonte de antioxidantes.

Você pode usar com sanduíches, legumes, massas, petiscos, saladas, carnes e até mesmo peixes. Além disso, existem diversas variações de sabores e tipos de mostarda como a clássica amarela e a dijon, mas você também pode criar a sua própria versão, basta adicionar os temperos e ervas que preferir.

É um molho que vai garantir um toque diferente e incrível nos seus pratos e vai surpreender todo mundo.

Então agora confira abaixo as diferentes opções de receita de molho de mostarda e tente não ficar com água na boca enquanto lê!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Molho de Mostarda Caseiro e Simples: Como Fazer

Aprenda a preparar o molho de mostarda caseiro do zero e deixe de usar o industrializado!

É muito mais saudável e econômico, então tente! Pode ser um pouco demorado, mas você vai tirar de letra. A lista de ingredientes é curta, mas deve ser perfeitamente pesada, então utilize uma balança.

Precisa de 50g de mostarda em grãos, 5g de sal, 150g de água, depois de juntar esses três elementos, os grãos irão hidratar por 24 horas antes de começar o preparo do molho em si.

Adicione 150g de vinagre, 30g de açúcar e 5g de cúrcuma, deixe hidratando por mais 24 horas. Bata no liquidificador e leve ao fogo baixo. Prove durante o cozimento e verifique se está muito picante ou não. Caso esteja, é só cozinhar um pouco mais, vai do seu paladar.

Vegano e muito simples

Aos veganos que querem incrementar suas carnes vegetais, o molho mostarda poderá ser um coringa na sua cozinha! Confira essa receita simples sem segredos.

Utilize o fundo da panela em que a carne vegetal foi preparada e coloque a manteiga vegana com 200ml de vinho branco seco, espere evaporar e reduzir.

Adicione pimenta verde e 2 colheres de sopa de mostarda, tempere a gosto e misture bastante. Sirva como preferir.

No bife de carne

A mostarda combina bastante com carne e é ótima e vai dar aquela variada no clássico bife de cada dia. Confira como preparar!

Após fritar o bife acebolado, retire-o da panela e deixe o líquido da fritura para usar no molho de mostarda. Coloque rodelas de cebola e meio tablete de carne dissolvido em meia xícara de água.

Depois que o líquido reduzir um pouco, adicione a mostarda, misture bem, apague o fogo antes de adicionar o creme de leite com ou sem lactose e está pronto! Sirva em seguida com a carne.

Para saladas

Esse molho faz toda a diferença na salada e você pode preparar rapidamente antes de servir a salada.

Com azeite, mostarda, e limão, é possível preparar no mixer ou batendo com um garfo. Se quiser, solte a criatividade e adicione ervas finas, salzinho e pimenta do reino moída na hora a gosto ou mel para dar um toque diferente.

Guarde na geladeira e conserve por 5 dias esse simples e prático molho de mostarda.

Com mel

O molho mostarda e mel é muito bom e vai deixar a salada mais gostosa, além de ser fácil e rápido de preparar. Possui um sabor agridoce e você pode fazê-lo de diversas maneiras: mais picante, mais doce, mais líquido ou cremoso.

O modo de preparo deste molho é simples porque você precisa apenas bater bem todos os ingredientes no liquidificador.

Sem segredos, escolha a melhor opção e se jogue! Atenção veganos: pode usar melaço de cana ao invés de mel. Aproveite!

Com limão e mel

Super fácil de fazer e você não pode deixar passar! Use um potinho de vidro com tampa, vai ser muito útil, veja só o porquê:

No pote, adicione suco de um limão e azeite, uma colher de sopa da mostarda e meia colher de sopa de mel.

Feche adequadamente com a tampa e chacoalhe o potinho para que os ingredientes se misturem. O molho mostarda e mel para salada deve ser guardado na geladeira e consumido em 5 dias.

Com mel para marinar o frango

Esta receita vai se tornar a marinada clássica da tua cozinha!

Nos peitos de frango, jogue 100 gramas de mel, 4 colheres de sopa da mostarda de boa qualidade, 3 de azeite de oliva, 1 colherinha de chá de sal e pimenta. Se tiver, adicione mostarda em grãos.

Cubra com plástico filme e deixe marinando na geladeira por 20 a 30 minutos. Enquanto isso, aproveite e faça as guarnições da tua preferência. E não deixe usar o molho na salada.

Com Iogurte

Quer fazer um molho de mostarda mais suave e muito prático? O tempo para preparar é ideal se você procura algo rápido.

Demora apenas 5 minutos para você terminar de fazer esse aqui e é ótimo para manter a dieta.

Fácil demais, só é necessário misturar os ingredientes no recipiente e adicionar salsinha e cebolinha no final, na hora de servir mesmo.

Isso vai dar um toque final muito gostoso, vai ficar bonito e deixar a comida mais saborosa. Vale a pena!

De sementes e dijon no frango

Veja como fazer o molho de mostarda ideal para quem quer incrementar seu franguinho de sempre!

A mostarda com pedaços de semente é chamada de "L'ancienne'', que significa antigo em francês. É basicamente a mostarda dijon mais rústica porque seus grãos são pouco triturados, é à moda antiga mesmo.

A ideia desta receita é utilizar as mostardas para marinar o frango antes de grelhar e desfiar.

Depois é feito um molho super delicioso com as mostardas e iogurte natural para misturar com o frango. Confira o passo a passo dessa receita que dá água na boca!

No churrasco

Essa receita de molho de mostarda para churrasco não tem erro e é muito versátil porque pode ser usada para temperar a carne antes de assar ou servir na carne já assada.

Confira o modo de fazer: em um recipiente, coloque 200 gramas de creme de leite e misture com duas colheres de sopa de limão.

Adicione 5 colheres de mostarda amarela ou escura e tempere com salzinho e pimenta aos poucos. Com o batedor de aro ou um garfo, bata muito e homogenize o creme. Utilize como quiser e aproveite.

Com carne de porco

Quer dar aquela inovada na carne de porco hoje? O molho de mostarda é perfeito para isso, aprenda a fazer!

Este molho para carne é fácil de cozinhar e alguns dos ingredientes utilizados são o caldo de legumes ou o caldo de carne e o creme de leite, que garantem sabor e cremosidade.

Finalize batendo com um mixer diretamente na panela que vai deixar ainda mais cremoso.

Coloque o molho por cima do corte suíno e bom apetite!

Nos peixes

E o molho de mostarda continua provando a versatilidade dele!

Aqui a proposta é grelhar o peixe e depois servi-lo com o molho. Comece misturando três colheres de azeite extra virgem com duas de mostarda.

Adicione cebolinha e suco de um limão que darão um toque especial e está pronto!

Sirva no peixe grelhado e saboreie. É um prato perfeito no almoço especial de domingo ou em datas comemorativas como o jantar especial de dia dos namorados!

Mostarda Dijon com suco de limão

Essa receita é do autêntico molho francês de mostarda dijon. Aqui foi utilizado o suco de limão, mas se quiser utilize o vinagre, ok?

A lista de ingredientes é simples: suco de limão, azeite, mostarda dijon, dente de alho triturado e água.

Se quiser dar um toque diferente, ponha mel, ervas frescas ou 1 colher de chá de mostarda em grãos. Basta colocar tudo no pote de vidro, tampa-lo e balançar bastante.

Com creme de leite

Ainda não terminamos a nossa lista de deliciosas receitas de molho mostarda, hein! Aos que gostam de um molho mais encorpado e cremoso, essa é a receita ideal!

A nata e o creme de leite servem para deixar o molho cremoso, sedoso e saboroso. Adicione as cebolas que vão dar mais sabor e lembre-se de cozinhar tudo em fogo baixo para não queimar ou talhar o creme. Você vai comer com gosto!

Para carne filé mignon bovino

Veja a receita de filé ao molho mostarda! O truque é usar o fundo da frigideira da carne na hora de preparar o molho de mostarda sensacional e prático!

Na mesma frigideira que você preparou a carne, em fogo alto coloque azeite ou manteiga com alho triturado, junte a mostarda e creme de leite.

Tempere com pitada de sal, pimenta do reino a gosto, mexa bem até formar um molho homogêneo e pronto! Para servir basta colocar o seu molho de mostarda por cima do filé e se deliciar.

Se quiser uma versão super aromatizada, coloque sálvia junto com o azeite.

No filé mignon suíno

Agora vamos para versão do molho mais gostoso do mundo na carne suína que é mais econômica, mas igualmente suculenta!

O segredo do filé ao molho de mostarda está na deglaçagem da frigideira. Isso significa que teremos que usar um líquido para soltar todo o fundo de uma frigideira que foi utilizada na selagem a carne e transformá-lo em um líquido cheio de sabor.

Nesta receita, o chef usa vinho branco seco e espera evaporar e reduzir antes de adicionar a mostarda e o creme de leite fresco.

O truque final é retornar a carne na frigideira e deixar cozinhar no molho, que sabor incrível!


Copiou as dicas para preparar todas as receitas mais gostosas? A receita do molho de mostarda é fácil de preparar, sem glúten e é perfeita para uma salada do dia a dia, nos peixes e frutos do mar, nos diferentes tipos de carnes ou até nas porções de entradas e petiscos.

Não deixe de usar um dos molhos nas suas receitas favoritas, o sabor picante da mostarda vai dar um toque delicioso. Certeza que qualquer uma das opções acima servirá para melhorar e incrementar sua receita de hoje.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.