Saboroso Molho ao Sugo + Versões que Conquistam Qualquer Pessoa

Um famoso prato que invadiu o cardápio dos brasileiros e vai invadir a sua também.
Publicado em Acompanhamento
Saboroso Molho ao Sugo + Versões que Conquistam Qualquer Pessoa Anna Puzatykh / Shutterstock.com

A incrível receita de molho ao sugo vem conquistando o paladar dos brasileiros e garantindo sabor nas refeições.  Preparar pratos como molho sugo é muito simples e seu sabor é excelente, especialmente no verão, quando os tomates estão na estação.

Além do mais, na Itália, ele é muito usado para massas como o talharim e outros aperitivos. Confira abaixo o nosso queridinho molho sugo italiano que envolve uma série de temperos.

Após o passo a passo da receita, confira diversas variedades de opções de pratos deliciosos que separamos com carinho.  

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-molho-ao-sugo

Receita de molho ao sugo Italiano: Saiba Como Fazer

Rendimento
6 pessoas
Preparação
40 min
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 colher (sopa) de manjericão seco
  • 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 12 tomates maduros
  • Azeite
  • Pimenta
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  •  Para preparar sua receita comece lavando bem os tomates e corte-os ao meio. Em seguida coloque-os na panela de pressão e tempere com duas colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta.

  • Depois adicione cebolas picadas, manjericão seco, vinagre balsâmico, 2 dentes de alho picado e por fim uma colher de açúcar.

  • Agora despeje 200 ml de água fria e realize o preparo em uma panela de pressão e cozinhe por 15 minutos.

  • Após 15 minutos de pressão retire a panela do fogo e peneire o molho apertando bem os tomates até separar todos os resíduos do molho.

Dica:

*Se no final do cozimento a pele do tomate estiver grossa, leve ao liquidificador e bata para melhorar a textura deixando-o liso e brilhante.

 Confira abaixo 14 receitas com molho ao sugo que vão conquistar o seu paladar.

Com nhoque

Essa receita com nhoque de batata é outro nível! Muita mozzarella e queijo parmesão a gosto derretidos tornam este prato ainda mais delicioso.

Se preferir use o nhoque pronto de prateleira que você pode encontrar no corredor de massas secas no mercado. 

Ao final da receita adicione manjericão fresco por cima do prato para garantir aquele sabor.

Com extrato de tomate

O prato de hoje é um pouco diferente, porém não menos gostoso. Comece cortando o bacon e refogue a cenoura. Após isso, deixe a cenoura, cebola e o alho murchar.  Coloque o tomate inteiro para cozinhar.

O resultado do molho sugo que temos é uma textura despedaçado suculento com todos os ingredientes cozidos.

Se preferir, finalize a receitinha batendo o molho no liquidificador ou com um amassador de batata para garantir uma textura rustica.

Para macarronada

Para obter um prato saboroso escolha um tomate vermelho e maduro.  De preferência, use salsão, pimenta e vinho branco ou seco para perfumar o molho. 

Prepare esta receita em fogo médio ou baixo, colocando o extrato de tomate numa frigideira e mexendo sempre.

Em seguida, aumente o fogo e adicione os demais ingredientes até que o tomate esteja murcho. Agora, finalize a receita adicionando vinho branco. Demais ne?

Caseiro

Comida caseiro é o condimento mediterrâneo por excelência, simples e saboroso.

Para preparar essa maravilha compre tomates não amassados, mas firmes, vermelhos e bem maduros.

Vale lembrar que se você pretende obter um molho mais espesso, espere-o engrossar até atingir a consistência desejada.

Com manjericão

O molho com manjericão é o mais clássico dos molhos, tomates frescos descascados, cortados em pedaços pequenos e salteados com temperos de sua preferência.

Preparar um prato apetitoso nunca foi fácil, no entanto, é importante conhecer alguns truques para que o seu molho fique delicioso. Confira detalhes no link acima.

Com tomate fresco

Junte os tomates de sua casa e garanta uma receita saborosa. O primeiro passo aqui será lavar os tomates e seca-los.

Depois, corte-os em pedaços e retire a parte branca de dentro.  Utilize somente alho e coloque o azeite por cima para temperar.

Agora, despeje os tomates para cozinhar e mexa para evitar que grudem no fundo.  Abaixe o fogo e espere cozinhar. Se preferir finalize com pimenta do reino e manjericão, ou como preferir.

Com vinho

Para preparar esta receita utilize uma colher de chá de azeite, alho triturado, meio pimentão verde picado, orégano e vinho tinto seco.

Com o fogo médio refogue os ingredientes com cebolas e adicione o vinho seco.  Depois adicione o tomate sem pele e estrato de tomate.  Agora, diminua o fogo e espere cozinhar por 30 minutos.

 Para lasanha

A lasanha com pimenta é uma receita muito perfumada e de sabor intenso, perfeita para o período de verão. A preparação é a clássica em camadas típica da lasanha à bolonhesa.

O resultado é um prato colorido, alegre, mas acima de tudo verdadeiramente irresistível e será uma ótima forma de surpreender os seus convidados.

Burrata e pesto

Você está procurando um aperitivo leve e saboroso pronto em menos de 20 minutos? Aqui é servido!

Utilize folhas de manjericão, queijo parmesão ralado, castanha de caju com sal, burrata de Búfala e tomate cereja. Depois é só servi com pão ou torrada.

Com camarão

Prepare um refogado simples com cebola e cenoura para combater a acidez do molho. Depois coloque os tomates, pimenta do reino, orégano, salsa e manjericão.

Neste refogado são lançados os camarões, previamente descascados e guarnecidos com sal, pimenta e limão.  Agora, acrescente por volta de 100 ml de agua e deixe cozinhar.

Com abobrinha

Para preparar esta receita você precisa bater no liquidificador o tomate pelado com uma xícara (chá) de água por 2 minutos. Depois despeje o molho na panela e deixe aquecer.

Em seguida, adicione os temperos e corte as abobrinhas formando oito toletes. Por fim, é só esperar que o molho levante fervura e deixar cozinhar por 25 minutos em fogo baixo.

Com almôndegas

Esta receitinha com almôndegas é um verdadeiro espetáculo. Cebola, alho e temperos não pode faltar.

Dica: Se preferir, prepare o molho com as almôndegas no dia anterior para que os sabores se misturem melhor!

Com bacon

Um primeiro prato de dar água na boca. Macarrão com molho de tomate e bacon além de ser fácil é muito saboroso.

Aproveite para servi-lo no almoço e garantir um prato especial para todos.

Para macarrão

Esse molho de tomate é o prato mais icônico da culinária italiana. Para preparar esta receita coloque numa panela os tomates sem sementes para que o molho não fique ácido.

Logo depois, adicione cravo e louro. Assim que o molho levantar fervura adicione a mostarda e manjericão e deixe ferver por 3 minutos ou até ficar pronto. Agora leve ao fogo baixo e espere cozinhar.

Espero que tenha gostado das receitas acima que separamos para você preparar no dia a dia para quem ama. Veja mais receitas relacionadas como estas que pode ser preparada no conforto da sua casa.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.