Molho Aioli + Algumas Opções Para Você Escolher A Sua Preferida

Combina muito com petiscos e uma cervejinha gelada
Publicado em Acompanhamento
Molho Aioli + Algumas Opções Para Você Escolher A Sua Preferida Tatjana Baibakova / Shutterstock.com

Aioli é um molho típico da França, parecido com maionese de alho. É uma ótima combinação para diversos tipos de pratos. Muito versátil, basta usar a criatividade!

Imagina cozinhar uma jantinha para seus amigos e familiares e ter um molho francês no menu da noite? Muito chique! Por isso trouxemos essa receita de aioli.

Para você não ficar com apenas uma opção de aioli, preparamos mais algumas receitas para você escolher qual mais combina com o seu paladar.  

poste no pinterest esta imagem de receita de aioli

Receita de Aioli de Alho Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
Aproximadamente 500g
Preparação
15 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 ovo;
  • 1 gema de ovo;
  • 1 colher (chá) de alho picado;
  • Suco de limão (meio);
  • 500ml de óleo ou azeite;
  • 2 pitadas de sal;
  • Pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

  • Em um liquidificador coloque o ovo, a gema e bata em velocidade baixa;

  • Com o liquidificador ligado vá acrescentando o óleo ou azeite aos poucos e lentamente;

  • Desligue e adicione o suco de meio limão, o alho picado, o sal e pimenta;

  • Bata mais um pouco somente para misturar o tempero;

  • Despeje em uma tigela e se quiser, finalize com cebolinha picada;

  • Prontinho! Agora você tem um molho delicioso.

 Agora com mais 11 variações de aioli, não vai faltar opções para você acrescentar no teu dia a dia.

Defumado com páprica

Essa receita é uma delícia, por conta da páprica o aioli fica muito saboroso!

Os ingredientes são super simples e fáceis de encontrar ou ter em casa: gema, alho, limão, azeite, óleo, sal, pimenta e páprica. Bem prático de cozinhar.

Deve ficar uma delícia com saladas! É bom para quem não gosta muito de comer verduras, acrescentar o molho para dar um sabor a mais.

No hamburguer

Que hamburguer é o rei dos fastfoods disso eu não tenho a menor dúvida! Agora... com um molho aioli caseiro, que delícia!

Uma refeição fica muito mais completa quando é servida com molhos e acompanhamentos. Da uma diferença enorme e o esforço é quase mínimo!

Molho com o mixer

O que já era fácil ficou ainda mais! O mixer é um grande aliado por conta de que prepara muito mais rápido e é de mais fácil acesso do que o liquidificador e é fácil de limpar depois.

Uma das receitas mais fáceis dessa lista! Em questão de 10 minutinhos você terá um belíssimo acompanhamento para o seu prato principal ou até mesmo para colocar no sanduíche das crianças.

De mostarda Dijon

A dijon é uma mostarda super gostosa e super gourmet, perfeito para quem dar um toque requintado para os molhos e acompanhamentos da refeição. E o azeite de oliva dá um sabor a mais bem delicioso! Se quiser, pode trocar por mostarda comum, vai mudar um pouco o sabor, mas ainda vai ficar gostoso.

Combina com peixes e frutos do mar. Poste nas suas redes sociais e veja como o pessoal vai aprovar a sua receita!

De alho negro

O alho negro é um alho normal que passou por um processo de maturação. Não é tão fácil de achar, mas é um ingrediente bem saboroso. É para quem quer cozinhar molhos e acompanhamentos diferentes e pretende ousar na cozinha. Boa sorte!

A receita do molho está no vídeo, apesar do ingrediente mais diferentão todos os ingredientes restantes são simples e o modo de fazer é simples, só seguir o passo a passo!

De ervas

Essa receita de molho aioli é a combinação perfeita para se comer com carne. Na receita vai somente 2 dentes de alho, mas pode acrescentar mais se gosta de um molho mais forte no sabor.

Fazer aioli nunca vão tão prático e satisfatório. Nada como uma maionese caseira para dar um toque especial ao prato.

Com batata baroa

As melhores receitas são aquelas com batata, melhor tubérculo! Pode ser utilizado qualquer batata, mas recomendamos a batata baroa. Esse prato é um excelente acompanhamento.

Finalize a refeição servindo bolos, sobremesas, seus convidados vão amar!

De tutano

Se você gostou da receita de molho aioli como parte do recheio de hamburguer, esta receita vai te agradar também!

O tutano de boi é uma parte do osso do animal. Quando cozido ou assado a gordura que tem no meio fica mega saborosa. Em um molho dá um sabor extra.

Vegano

Veganos são aquelas pessoas que não ingerem carne e pensando neles que nós trouxemos essa receita! Fica bom como acompanhamento de massas, carnes, peixes do mar etc e também pode ser uma mistura, no macarrão, na lasanha...

Eu gosto de alho para tudo (só não em pratos doces, é claro). O segredo é misturar bastante até obter a consistência desejada. Tem quem goste de molhos mais encorpados, outros preferem os mais ralos.

Com alho assado

O alho quando assado muda bastante o sabor, o que o torna versátil. Você consegue fazer a mesma receita com 2 sabores distintos somente mudando o modo de preparo de um dos ingredientes!

Depois dessa receitinha acho que você vai querer substituir o molho branco por molho aioli...

Tradicional

As variações são sempre bem-vindas, porém, nada é mais gostoso e clássico que o sabor tradicional! Tudo que é bem-feito fica magnífico, adicione uma dose de carinho e não tem como fazer uma comida ruim.

Uma dica é você preparar esse molho e sempre ter um potinho com ele na geladeira. Além de poder usar nas refeições principais, pode ser um acompanhamento para comer com pães, torradinhas, sanduíches, ótima opção para o dia a dia.

Uma lista magnífica essa, né? Com ela conseguimos ver que o molho aioli é super simples, fácil e prático! Sem contar a versatilidade! Um molho vindo lá da culinária Provença que pode tranquilamente fazer parte do nosso dia a dia sem nenhuma dificuldade e sem grandes esforços.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.