Molho À Bolonhesa + Diversas Combinações Apetitosas Diferente

Um molho clássico italiano se espalhou pelo mundo todo graças ao seu sabor!
Publicado em Acompanhamento
Molho À Bolonhesa + Diversas Combinações Apetitosas Diferente Sunny Forest / Shutterstock.com

A história da receita molho bolonhesa tem suas raízes no final da Idade Média, mas sua difusão na Itália só começou no século 19, enquanto no início do século 20 começou a viajar por todo o mundo.

A receita desse condimento hoje é considerada um dos principais aliados da culinária brasileira. Além disso, na Itália, se preparado com outros alimentos é considerado sagrada.

Pensando na popularidade e sabor desse prato, separamos a seguir a famosa receita de molho à bolonhesa clássica que se tornou um mimo mundialmente. Depois de aprender o passo a passo do clássico molho, confira também outras variedades de iguarias à bolonhesa para inovar o cardápio

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-molho-a-bolonhesa

receita de molho à bolonhesa simples e fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
1k de molho
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • Azeite
  • ½ Cebola picada
  • Carne moída
  • Páprica doce
  • Sal, Pimenta do Reino
  • Salda desidratada ou orégano
  • Tempero baiano
  • Extrato de tomate
  • Sachê de Molho de tomate
  • 500ml de água

Modo de preparo

  • Para preparar essa clássica receita, numa panela adicione a cebola, e dois dentes de alho amassados e frite-os com azeite extra virgem.

  • Depois, na mesma panela acrescente a carne moída magra, uma colher (chá) de páprica doce, 1 colher (chá) de salda desidratada ou orégano, meia colher (chá) de tempero baiano a gosto, sal, 1 pitada de pimenta do reino e um tomate picado.

  • Em seguida, deixe os alimentos no fogo e espere até que a carne fique bem sequinha.

  • Feito isso chegou a hora de acrescentar os ingredientes principais: 340g de tomate, 1 colher (sopa) de molho de tomate e 500ml de água fria.

  • Para finalizar, mexa todos os componentes, tampe a panela e deixe cozinhar por volta de 10 minutos ou até que o molho esteja bem apurado.

Dica:

Se preferir um molho de consistência mais grossa e firme, deixe-o apurar por mais tempo em fogo baixo até ficar do jeitinho que você gosta.

Confira agora 15 receitas diferentes de tirar o fôlego!

Para macarrão

autor: Cozinha Legal

Uma versão deliciosa de condimento que pode ser servida com macarrão ou outros tipos de massas. Além de fácil, esse prato conta com temperos que deixam qualquer pessoa salivando.

Você vai precisar separar na sua dispensa folhas de louro, cebola, carne moída, alhos e temperos para garantir sabor ao condimento.

Com creme de leite

autor: Culinária com a My

O creme de leite, cada vez mais popular e difundido no cenário culinário, tanto oriental quanto ocidental, adiciona sabor aos seus pratos.

A receitinha aqui é simples. Para preparar um delicioso à bolonhesa basta mergulhar todos os alimentos em uma panela e refogar até que o molho esteja completamente apurado.

Para lasanha

autor: Receitas de Pai

Esse prato principal servido em festas de fim ano e comemorações deixam qualquer pessoa salivando. Afinal, é uma receita italiana famosa pela tradição bolonhesa que todos nós conhecemos.

Alguns dos componentes que vamos utilizar são a salsinha, cebola, alho, azeite e cebolinha para garantir sabor ao molho e dar aquele toque especial.

Italiano

autor: Chef Anderson Stadler

Esta receita italiana sem dúvidas é de deixar qualquer um com água na boca. Além de magníficos elementos, acompanha um punhado de carne moída e temperos como o orégano.

A dica aqui é preparar este condimento numa frigideira grande e depois refogar bem os componentes, deixando assim que o gosto de cada um incorpore.

Com manjericão

autor: Chef PV Show

Corre para a dispensa e separa aí: tomates do tipo italiano, manjericão, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, azeite de oliva, alho e cebola.

Ao final do preparo não esqueça de adicionar o manjericão para aproveitar ao máximo seu aroma e desfrutar do seu delicioso sabor.

Vegano

autor: Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB

Comer vegetariano nunca foi tão fácil e saboroso! Afinal, quando se trata de molhos veganos, alimentos como a páprica e proteína texturizada de soja não podem ficar de fora.

A dica para essa receita é refogar bem a sua proteína de soja seca e aos poucos ir adicionando o condimento junto com os temperos.

Com linguiça toscana

autor: Idelvan Noronha

Obtenha um delicioso prato com linguiça toscana de preferência a de churrasco, envolvido com muitos temperos aromáticos como o alecrim e cheiro verde.

Não se esqueça de utilizar duas colheres de (sopa) de molho curry para adocicar e quebrar a acidez do nosso condimento. Confira mais detalhes no link!

De extrato de tomate

autor: Tata Pereira

O extrato do tomate é ideal para preparar condimentos mais substanciais que existem, e não há quem nunca o tenha comido pelo menos uma vez!

Use tempero baiano, orégano, e colorau para refogar e deixe os ingredientes e deixe por cerca de 10 minutinhos.

Para panqueca

autor: Chef Juliana Deschamps

Este é mais um daqueles pratos de panqueca que pode ser servido como prato único em um jantar ou almoço. Os cubinhos pequenos do bacon e refogados na carne moída garantem um recheio suculento.

Depois de preparar o condimento, faça a montagem da panqueca colocando um disco de massa sobre um prato raso cobrindo-o com o molho.

Sem carne

autor: HENRIQUE MICHALANY

Além da receita clássica à bolonhesa feita a carne, existem versões de receitas interessantes preparadas com nozes ou lentilhas com ingrediente principal.

Dessa forma, até os veganos ou pessoas que não gostam de carne podem desfrutar das especialidades da culinária italiana.

Para nhoque

autor: Instituto Brasil a Gosto

O preparo desse prato é tão simples que qualquer um consegue fazer. Basta colocar a barriga do porco ou toucinho na frigideira e refogar com os temperos.

Uma sugestão valiosa para essa receita é: Não coloque o óleo na panela para refogar a carne, pois em si a gordura que essa carne solta já é suficiente para refogar os ingredientes.

Com leite

autor: Mohamad Hindi

Os ingredientes de um bom condimento à bolonhesa são amplamente conhecidos, mas você sabe qual é o segredo que o torna verdadeiramente perfeito? O leite!

Além do leite ser rico em cálcio e vitaminas, ele não apenas agrega sabor ao molho como também é um aliado da cozinha brasileira.

Com bacon

autor: Isolados Na Cozinha

Sua receita com bacon nunca mais será a mesma. Hoje vamos utilizar tomate pelado e vinho tinto seco como principal aliado.

Então, não perca tempo e corra para a cozinha e prepare esse molho que deixará todos um gostinho de quero mais.

Com tomate

autor: Dona de Casa DESESPERADA

Você sabia que o tomate é o quarto vegetal fresco mais consumido no mundo? Pensando nesse alimento tão rico em vitaminas e benéfico para a saúde, que tal incorporar seu sabor e torná-lo o principal no prato de hoje?

Você só precisa tirar a casca dos tomates e em seguida picá-los em cubinhos. Depois, é só colocar na panela, adicionar as folhas de manjericão e reservar.

Simples

autor: Temperos e Sabores

Para garantir um prato suculento e saboroso é preciso escolher uma carne suína ou bovina boa. Depois, ao final da receitinha deixe o molho ferver por 15 minutos até apurar bem.

Se preferir um condimento mais grosso e incorporado deixe-o no fogo fervendo por mais tempo até que esteja do seu agrado.

Depois de conferir uma infinidade de receitas que separamos exclusivamente para você, chegou o momento de escolher a receita que mais chamou sua atenção. Depois de pronto, desfrute do sabor com a companhia de uma boa taça de vinho branco ou vinho tinto.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.