16 Receitas De Feijão Carioca com gostinho de infância

O feijão está presente na casa de muitos brasileiros, aqui daremos algumas dicas para deixá-lo mais gostoso ainda.
Publicado em Acompanhamento
16 Receitas De Feijão Carioca com gostinho de infância

Ele é uma das modalidades existentes, e é conhecido também como feijão catarino. Famoso e usado em diversas partes do globo, tem diversas formas de ser ingerido. Pode ser usado para o recheio de burritos ou consumido como purê, frito e, aqui no Brasil, inteiro e com caldo.

A seguir 16 opções de receita de feijão carioca simples e fácil para você deixar suas refeições ainda mais gostosa e diversificada. Com um sabor especial para acompanhar o arroz, formando assim a dupla mais amada nos pratos brasileiros: arroz e feijão.

poste no pinterest esta imagem

Lista de receita de feijão carioca simples e fácil: como fazer


na panela de pressão

Uma das maneiras mais simples de como fazer feijão carioca é cozido. O resultado é a dupla do arroz branco, presente na casa de milhões de brasileiros.

Após cozido ele pode ser preparado de diversas formas e, uma dica valiosa é congelar em potes menores para consumo durante a semana.

Vai precisar do seguintes ingredientes: algumas xícaras (chá) de feijão carioca, óleo, cebola, dentes de alho, cominho, pimenta do reino, sal a gosto, folha de louro.

Deixe o feijão de molho por uma hora, coloque na panela de pressão e cubra de água, tampe e leve ao fogo por 30 minutos após pegar a pressão.

Prepare o tempero em uma panela em fogo médio, refogue a cebola, o alho e os demais ingredientes.

Coloque o feijão cozido junto com o tempero refogado, misture bem e finalize-o com cominho e sal. Depois deixe cozinhar por mais 5 minutos para apurar o tempero, sirva em seguida. Veja o modo de preparo.

Baião de dois

Um prato clássico, fácil e rápido: o baião de dois une os alimentos que estão presentes na maioria dos lares brasileiros.

Para aqueles momentos em que a praticidade, o sabor e a rapidez precisam estar unidos. O clássico da comida brasileira para você não perder a hora da refeição.

Salada

Já imaginou o feijão na salada? Esse alimento é tão versátil que é usado até mesmo nos pratos de entrada das refeições.

Seja para os dias mais quentes ou para inovar nas refeições, você pode fazer algo diferente usando alimentos simples e que sempre temos em casa.

Feijoada

Existem pelo país diversos modos de fazer, com ingredientes que vão dos mais simples aos mais sofisticados. A feijoada é preparada de diversas formas.

E, ao invés de utilizar o tradicional feijão preto simples, você pode substituí-lo na hora do preparo.

Caldinho

Dias mais frios pedem refeições que aquecem. O caldo figura no topo desses alimentos, seja ele de frango, carne bovina, legumes e até mesmo de feijão.

Prepare um caldo, de forma prática você terá seu jantar pronto para ser degustado e aquecer nas noites frias.

Dobradinha

Essa receita de dobradinha é um prato preparado com o bucho de alguns animais, em especial do boi e que leva uma diversidade de acompanhamentos.

Dentre esses acompanhamentos, o feijão é incluído e dá um sabor especial para um prato tradicional português, mas que é encontrado por todo o país. Confira o passo a passo.

Farofa

Outro alimento que sempre temos em casa é a farinha, com origens diversas e sabores que se diferem pelo país.

A farofa é usada no acompanhamento de refeições e até mesmo em um churrasco. Experimente prepara-la com feijão e descubra outros sabores para surpreender a todos.

Sopa

Esta receita de origem desconhecida, a sopa figura entre o grupo de pratos fáceis de fazer e que podem ser considerados requintados.

A sopa mistura diversos ingredientes, mas o sabor da semente mais usada pelos brasileiros se destaca ao paladar.

Com bacon e calabresa

Se existe algo capaz de incrementar quase e todo prato, é o bacon. Seja para receitas doces ou salgadas, é sempre um complemento positivo que realça o sabor ao paladar.

E aqui não seria diferente, juntamente com a calabresa eles darão um sabor especial para suas refeições, seja ela a do dia a dia ou para uma ocasião especial.

Feijão Tropeiro

Prato típico dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, o feijão tropeiro faz parte da história do país e tem sua origem no século XVII.

Em um momento em que integração de povoados se fez necessária, surgiu o prato que perdura até os dias atuais e é cada vez mais saboroso, sendo usado em diversos tipos de refeições.

Com Legumes

Não é apenas com a combinação clássica que se pode agradar ao usar o feijão. Prepará-lo com legumes incentiva o consumo dos mesmos e ainda deixa o prato mais nutritivo.

E não tem muito segredo, você pode usar variedades de legumes e colocar aquilo que sua família mais gosta, ou o que não comem com tanta frequência assim!

Com Charque

A carne de charque é preparada de forma que permite que seu consumo demore mais tempo, tornando-a assim uma carne mais seca que as demais.

Atente-se na hora do preparo, uma vez que o charque é um alimento que já possui sal, utilizado em seu preparo. sugiro que usar linguiça calabresa na mistura, é incrível.

Com pé de porco

Quase todas as partes dos animais podem ser consumidas, se não todas. O pé não é diferente. Com um bom preparo se torna saboroso e dá um sabor especial aos alimentos.

O pé de porco é usado para dar um sabor especial ao feijão, tirando quem come e quem o faz da zona de conforto dos sabores.

Com mocotó

Mocotó é o nome dado ao prato preparado a partir das extremidades dos bovinos, principalmente as patas – sem os cascos.

Por mais diferente que possa parecer, o prato é rico em gordura, proteína e ferro e é um prato típico da região sul do país, principalmente do Rio Grande do Sul.

Baião de dois com carne seca

O famoso baião de dois pode virar de três, mas sem perder o nome original! Incluir carne nesse prato te dará a possibilidade de ter uma refeição completa em uma única panela!

É a praticidade do preparo, do consumo e da arrumação unidas em um único prato, agradando quem cuida do preparo e daqueles que irão apenas degustar.

Bolinho

O feijão não precisa ser usado apenas nas refeições principais. Além da salada é consumido também em forma de bolinho.

Um petisco saboroso, nutritivo e diferente para os dias em que experimentar coisas novas e receitas diferentes for o desejo de todos!


Esses são algumas das inúmeras formas que existem para você preparar esse acompanhamento e surpreender ao deixar as refeições ainda mais gostosa.

Aposto que agora já sabe como fazer feijão, confira no link outra listinha sensacional.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.