19 Receitas de Farofa de Natal para Deixar Tudo Mais Especial

  • Jingle bell, jingle bell… O natal é uma das épocas mais alegres do ano. E não pode faltar a tradicional farofinha.
Publicado em Acompanhamento
19 Receitas de Farofa de Natal para Deixar Tudo Mais Especial

Simbolizando o nascimento de cristo, a data comemorativa serve para reunir a família, amigos e pessoas queridas. Para contemplar a noite, uma belíssima ceia é servida e um dos pratos que mais faz sucesso é a farofa.

Farinha de mandioca, de cuscuz, de milho… São inúmeras as opções para você deixar seu prato único, especial e com a cara da sua reunião familiar.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para o recheio, também são várias as opções. Veja algumas sugestões de receita de farofa de natal especial, simples e barata ou para qualquer outra data. São ideias de farofas de natal deliciosas para servir como acompanhamento, recheio na sua ceia de natal ou até mesmo como prato principal.

poste no pinterest esta imagem

Receita de Farofa de natal Especial: Como Fazer

Uma receita como essa, precisa de ingredientes e temperos especiais. Experimente colocar bacon picado em uma panela quente, não precisa óleo, visto o nível de gordura que o ingrediente solta.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Depois, acrescente ½ cebola picada, 4 dentes de alho, 2 colheres de sopa de pimentão vermelho e 2 de pimentão amarelo e deixe em fogo baixo até dourar.

Depois que todos esses ingredientes estejam bem fritinhos, coloque manteiga, tomate e por fim a farinha de milho.

Tempere com azeitona, pimenta dedo de moça, milho, ervilha, sal e pimenta do reino. Por último finalize com uva passa e cheiro verde.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Natal simples e barata

Cenoura, alho, cebola, linguiça e farinha. Não é necessário mais que isso para cozinhar uma farofa deliciosa.

Basta temperar bem com sal, pimenta, cheiro verde o que mais quiser, e acrescentar os ingredientes desejados. Farofa simples, fácil e barata para fazer no seu natal.

Com bacon

O Bacon é um ingrediente que cai bem com muitos pratos.

Feitos da carne de porco, mais precisamente da barriga, o ingrediente é bastante gorduroso, entretanto é muito saboroso e deixa sua farofa mais deliciosa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Mas tome cuidado, ok? Por ser um embutido pode conter muito sal.

Com bacon e calabresa

A linguíça calabresa também é um ingrediente advindo do porco.

Também considerada embutido, ela pode ser uma ótima combinação na farofa, quando colocada junto com o bacon.

Se acompanhada de azeitonas, milho e outros temperinhos ainda, sua farofa fica uma delícia e acompanha muito bem diversas outras receitas.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com bacon e passas

Nem todo mundo gosta de uva passa, mas para quem gosta, essa farofa é sensacional.

A frutinha pequena, roxa escura e com gosto único, faz qualquer um lembrar que o final do ano está chegando e na farofa, ela deixa seu toque único.

Caso não goste, basta tirar e fazer uma farofa natalina comum para a ceia, mas para quem gosta, aproveite.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com castanhas e sem carne

Para os vegetarianos e veganos também existe opção. Que tal trocar bacon, linguiça ou qualquer resquício de alimentos de origem animal por castanha de caju?

O ingrediente além de não ser de origem animal, ainda é mais benéfica para a saúde, protege de doenças do coração, ajuda a manter uma boa saúde do cérebro e reduz a pressão alta.

Vale a pena tentar para a ceia.

Com banana

O ideal para esse tipo de farofa é a banana da terra, busque comprar a fruta mais firme e não tão madura, isso irá deixar sua farofa de banana mais saborosa.

Pode gostar também:

Anúncio
Continue lendo abaixo

Na frigideira, para dar um toque mais delicioso, coloque manteiga de garrafa e siga com o procedimento normal para a farofa.

Você pode colocar cenoura, azeitona... O que desejar na sua receita deliciosa.

Colorida

O natal é um momento feliz. Reencontro com a família, amigos, pessoas queridas. E momentos alegres pedem cor.

Uma farofa gostosa e colorida pode ser uma opção para deixar sua mesa de natal ainda mais bonita, além de muito saborosa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Experimente brincar com cores, colocar azeitonas verdes, cenouras, pimentões vermelhos ou amarelos, salsinha, cheiro verde, salsinha e ervilha… Use a criatividade para deixar uma receita alegre e feliz.

De arroz

O Brasil é um dos países que mais consomem arroz, depois dos países asiáticos. Porque não uma farofa do grão mais queridinho?

Anúncio
Continue lendo abaixo

Faça a base da sua farofa normalmente, use bastante temperos, vegetais, outros ingredientes para incorporar seu prato e por fim, misture uma panela de arroz já cozido.

Ficará único e ainda mais delicioso, vale a pena testar para você se deliciar

Vegetariana

Sem castanhas, também é possível fazer uma farofa vegetariana deliciosa. Use cenoura, milho, ervilha, cebola, alho e temperos.

Uma das dicas para deixar molhadinha e que não pode faltar é acrescentar uma colher (sopa) de manteiga. Fica brilhante e bem molhadinha.

Incrível opção para compor sua ceia ou também para o almoço de natal

Com frutas

Abacaxi, banana, uva passa… São algumas das frutas que podem estar na sua farofa. Para quem gosta do sabor agridoce é uma excelente opção para acompanhar pratos como lombo, peru e pernil.

O leve sabor adocicado das frutas, quando combinado com o salgado da farofa, gera uma explosão de sabores deliciosos na boca.

Com cream cracker

É crocância que você quer? Que tal colocar pedaços de bolacha cream cracker no meio da sua farofa?

Além de ser um ingrediente diferenciado para uma farofa, ainda é um pouco mais crocante que a farinha normal.

Use o farelo do biscoito para substituir a farinha e veja que incrível fica.

Para rechear o peru

O peru de natal é uma das carnes mais tradicionais para se comer na ceia. Além do tradicional sem recheio, também é possível cozinhar uma deliciosa farofa para usar no recheio do peru.

Para dar um gostinho especial, use uma dose de cachaça de jambu durante o preparo.

Para não haver desperdício, aproveite para colocar na farofa os miúdos do peru, assim você aproveita tudo o que a carne tem para oferecer. 

Incrível opção para deixar sua ceia ainda mais saborosa.

De cuscuz

O cuscuz é um prato típico da região nordeste do Brasil, entretanto, ganhou os paladares de diversas pessoas no país inteiro.

Uma ótima sugestão para aproveitar aquele cuscuz que sobrou do almoço é fazer uma farofa bem diferentona. Basta desfazer o cuscuz já cozido com um garfo, ele irá desmanchar.

Com a farinha feita através disso, coloque na panela com temperos, linguiça calabresa, pimentão e o que mais desejar.

De carne seca

A carne que é a queridinha do brasileiro, principalmente em pratos típicos, como por exemplo, a feijoada, também vai estar na nossa querida farofa.

Você pode usá-la tanto em pedaços pequenos, como também desfiada, mas tenha cuidado com o sal contido no embutido.

Fica uma delícia é uma ótima opção para sua ceia natalina, um almoço especial, ou até mesmo para comer no dia a dia.

De cenoura

O legume de cor alaranjado é uma excelente fonte de minerais, como o ferro cálcio, vitamina K, A, C e E, além de potássio e fibras.

Além disso, o ingrediente faz uma farofa que já era deliciosa ficar ainda melhor. Experimente ralar em tiras finas e misturar na farinha de milho.

Você pode ainda acrescentar ingredientes advindos de animais, como carnes, ovos cozidos, frutos do mar ou não e deixá-la totalmente vegana.

De frutas secas

Outro ingrediente que é a cara do natal, são as frutas frescas. Uvas passas, damascos, frutas cristalizadas, ameixas, figos…

São inúmeras as opções e que deixarão seu prato típico natalino. Para quem gosta, é de deixar água na boca, se quiser colocar frutas frescas, como maçã e banana, também fica delicioso.

Com batata palha

CROCÂNCIA! Esse é o que essa farofa promete. A batata palha por si só já remete a um sabor especial e também a uma textura diferenciada, na farofa então, é a combinação perfeita.

Experimente colocar a batata palha extra-fina e veja que delícia fica essa receita de farofa para o natal


Enquanto o papai noel não chega, bora correr para a cozinha e fazer aquela farofinha de dar água na boca? Ideias de receitas de farofa é que não vão faltar.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.