Deliciosa Receita de Cuscuz Marroquino + Alternativas para um belo lanche

O sabor do Marrocos em pleno Brasil para se deliciar com a família e amigos.
Publicado em Acompanhamento
Deliciosa Receita de Cuscuz Marroquino + Alternativas para um belo lanche WS-Studio / Shutterstock.com

De origem árabe, o prato chegou ao Brasil por meio dos africanos e se popularizou durante o período colonial. De preparo, a iguaria hoje faz parte da culinária brasileira e cada dia mais conquista novos paladares.

Por ter um preparo rápido e versátil, a receita pode ser feita com o ingrediente que vier à mente e tiver à disposição.

Separei para vocês uma das minhas receitas que eu mais gosto, que é a receita de cuscuz marroquino. Ao final dessa, separei mais diversas opções para você escolher.

poste no pinterest esta imagem

Receita de Cuscuz Marroquino Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
Uma porção grande de cuscuz
Preparação
20 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 1 pacote de cuscuz marroquino
  • Caldo de legumes ou de frango
  • 1 Cenoura
  • ½ Cebola
  • 1 Salsão
  • Manteiga de garrafa
  • Castanha do Pará
  • Castanha de caju
  • Salsinha
  • Hortelã
  • Limão siciliano
  • Sal
  • Azeite extra-virgem
  • Pimenta do reino

Modo de preparo:

  • Em um refratário coloque uma quantia que você julgue ideal de cuscuz, é importante lembrar que após ser hidratado, o grão vai duplicar de tamanho, portanto pense nisso ao ver a quantia que será feita. Depois, cubra a farinha com duas ou três conchas do caldo de carne/legumes. Deixe por dois minutos para que fique hidratado e reserve.

  • Pegue a cenoura, a cebola e o salsão, pique em pedacinhos pequenos. Em uma frigideira coloque um pouco de manteiga de garrafa e depois leve os vegetais para dar uma leve refogada em fogo baixo.

  • Em outra frigideira, coloque algumas castanhas do Pará e de Caju picadas e deixe dar uma leve fritada em fogo baixo. A ideia é que solte alguns óleos e deixe seu prato mais saborizado. 

  • Quando tudo já estiver refogado, pegue o cuscuz já hidratado, acrescente os vegetais, sal à gosto, azeite extra-virgem e misture. Adicione as castanhas, a pimenta do reino, raspas de limão siciliano e um pouco do suco do limão também. Mexa bem para incorporar os ingredientes. 

  • Por fim, finalize com a hortelã, a salsinha e sirva!

Dica:
  • Você pode comer cuscuz gelado ou quente, ambos ficam deliciosos, mas nessa receita em específico, geladinho é uma delícia.

  • Coloque as castanhas no cuscuz frio, isso não fará com que elas murchem.

  • Os óleos soltados pelas castanhas dão um gosto especial, portanto dão um diferencial no prato

  • Use caldo de legumes feitos por você mesmo, caso não tenha, opte pela água pura.

Preparamos mais 11 versões que com certeza vão te dar água na boca:

Cuscuz marroquino com legumes

Acontece de muitas pessoas acrescentarem carne na receita de cuscuz marroquino, entretanto apenas legumes também dão um sabor totalmente especial.

Nessa receita, use abóbora japonesa, grão de bico e cenoura. Além disso, para quem quiser ousar, sirva com uma colher de sopa de iogurte cremoso, fica uma delícia.

Com frango

Para os que gostam de proteína animal, o frango é uma excelente saída. Use em pedaços ou desfiado, tempere com bastante especiarias para deixar com aquele sabor do mediterrâneo.

Pimenta e folhas de hortelã são excelentes opções e sugestões para deixar seu prato ainda mais gostoso.

Natalino

Ainda que não muito comum, o cuscuz marroquino também é uma ótima opção para a ceia de natal.

Servi-lo como acompanhamento do peru ou do frango assado pode deixar sua mesa mais gostosa e bem mais colorida. Para dar esse toque delicioso, coloque ingredientes típicos da ceia natalina, como uva passa, damascos, outras frutas secas e sementes.

Tempere com uma pitada de sal e azeite a gosto. Todos vão amar.

Com camarão

Frutos do mar também são bem-vindos nessa receita. Por ser um prato do mediterrâneo, o camarão pode sim ser uma excelente ideia para compor a receita.

Além disso, coloque ervilha e manjericão, além de temperar com bastante suco de limão, azeite e misture bem. Fica refrescante e saboroso.

Salada

Engana-se quem pensa que o cuscuz marroquino é servido apenas como prato quente. A receita em formato de salada também é uma opção incrível.

Use cenouras, pimentões, cebola, dentes de alho e salsinha picada. Além disso, regue toda a mistura com algumas colheres (sopa) de azeite de oliva, sal e pimenta do reino moída.

Esse prato fica pronto muito rápido. Ótima opção para o almoço ou até mesmo café da manhã.

Com bacon

O bacon é um acompanhamento que vai bem com tudo e no cuscuz não seria diferente. Feito da barriga do porco, é um ingrediente bastante saboroso e que dá o toque especial para a sua receita.

Apenas cuidado com a gordura para evitar um prato bastante gorduroso. Aproveite.

Low carb

Para os fitness de plantão esta receita é perfeita. Use couve-flor, pimentão, abobrinha, cenoura e vagem para que seu cuscuz fique bastante delicioso.

O bacon é opcional e os temperos também, mas uma dica é usar açafrão, alho, cebola roxa picada, alho poró, noz moscada e sal a gosto.

Com grão de bico

Rico em cálcio, fósforo e vitamina K, o grão de bico é uma excelente fonte de nutrientes. Juntos, esses nutrientes atuam principalmente na saúde dos ossos.

O cuscuz com esse ingrediente agrada tanto paladares de pessoas veganas ou não, tornando um excelente acompanhamento para pratos principais. Vale a pena experimentar essa receita fácil.

Com amêndoas, ervilhas e uvas passas

As amêndoas são um excelente alimento em questão de benefícios. É fonte de antioxidantes, rica em vitamina E, auxilia no controle da pressão arterial e também na perda de peso.

Uma dica é dar uma leve tostada antes de acrescentá-las à receita. Isso fará com que seus óleos sejam liberadores e exalem um sabor ainda mais delicioso ao prato.

Uma boa pedida para um excelente almoço.

Com costela

A costela pode ser utilizada como prato principal ou incluída na receita do cuscuz. Caso queira colocar a costela na receita, use desfiada.

Caso seja o prato principal, asse com calma em uma churrasqueira ou no forno e deixe ficar suculenta. Sirva em sequência com um cuscuz bem temperado.

Com abobrinha

A abobrinha é um legume bastante versátil. Você pode acrescentá-la em cubos ou ralada. Junte também alho poró e cenouras, depois acrescente o cuscuz marroquino já hidratado em água ou caldo de legumes. É pra comer rezando.

Traga o sabor do Marrocos para a sua casa e sirva este prato tão delicioso que já conquistou o Brasil. São ideias e sugestões para inovar e deixar essas receitas com o seu toque especial.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.