Receita de Creme de Abóbora + Variações de dar água na boca

  • Aprenda a transformar um creme de abóbora comum em um delicioso prato.
Publicado em Acompanhamento
Receita de Creme de Abóbora + Variações de dar água na boca Vladislav Chusov / Shutterstock.com

A abóbora é outro tipo de hortifruti muito comum no Brasil. A partir dela é possível fazer diversos pratos diferentes, desde uma simples sopa de abóbora, até deliciosos doces.

É muito barata, e se encontra facilmente, além de ser de fácil cultivo. Com uma panela e poucos ingredientes, é possível fazer o preparo de pratos muito saborosos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Hoje você irá aprender como fazer uma receita de creme de abóbora simples mais saborosas que há! Mais que uma sopa de legumes, esse creme de abóbora fica delicioso e pode acompanhar os mais variados tipos de refeição.

Depois, deixaremos uma lista de receitas diferentes para você testar, não perca!

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem de receita de creme-de-abobora

Receita de Creme de Abóbora Simples com carne seca, linguiça e bacon: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 panela grande
Preparação
1h30min
Dificuldade
Fácil
Imprimir
Ingredientes

Creme:

  • 3 colheres (sopa) de óleo vegetal
  • 4 dentes de alho bem amassadinhos
  • 1/2 cebola em cubos
  • 1,2kg de abóbora
  • 1 cenoura grande
  • 2 batatas baroas (mandioquinha)
  • 1 sachê de caldo de legumes
  • água suficiente
  • 3 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas

Carnes:

  • 1 colheres (sopa) deum bom azeite de oliva
  • 1 dente de alho amassadinhos
  • 250g de bacon picado em cubos bem pequenos
  • 250g de linguiça calabresa cortada em cubos bem pequenos
  • 250g de carne seca preparada (dessalgada, cozida, desfiada) pesada depois de pronta
  • 1/2 cebola em cubos

Modo de Preparo

Anúncio
Continue lendo abaixo

do Creme:

  • Refogue a cebola e o alho picado no óleo vegetal até dourar levemente e a cebola até ficar macia.

  • Coloque a abóbora em cubos na panela, juntamente com o caldo de legumes e refogue rapidamente.

  • Adicione a cenoura e a batata baroa.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Acrescente água suficiente para cobrir os vegetais.

  • Tampe a panela e deixe cozinhar até os vegetais cozinharem completamente.

  • Coloque no liquidificador, juntamente com a água e liquidifique tudo para formar um creme.

das Carnes:

Anúncio
Continue lendo abaixo
  • Em uma panela refogue o alho e deixe dourar levemente. Acrescente o bacon, a linguiça calabresa e refogue bem.

  • Coloque junto a cebola pequena picada e deixe refogue por uns minutinhos até que fique bem transparente e murcha.

  • Acrescente a carne seca e refogue rapidamente.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Na mesma panela, acrescente o creme de abóbora e corrija o sal se necessário.

  • Finalize com salsinha e cebolinha picadas.

Dica:
  1. Essa receita pode ser feita na panela de pressão.
  2. Abóbora e gengibre ralado formam uma boa combinação. Que tal aromatizar?
  3. A batata baroa (mandioquinha) pode ser substituída por batata inglesa ou batata doce.
  4. Finalize o creme de abóbora com gorgonzola para uma apresentação mais refinada.

Fique agora com mais 13 receitas de cremes de abóbora variados!

Com frango

Essa receita usa o frango, que também forma uma super combinação. Uma dica é usar o caldo do frango como líquido adicionado na receita, e alguns legumes como cenoura por exemplo, pra dar mais sabor.

Você pode usar tanto algumas colheres de alho in natura quanto alho durado. Sua cozinha vai ficar super cheirosa!

Anúncio
Continue lendo abaixo

De abobora cabotiá

Um delicioso creme, perfeito para aqueles dias mais frios em que aproveitamos para comer várias sopas. O alho poró também traz uma camada extra de sabor, trazendo um gosto especial ao seu creme.

O modo de preparo é moleza: cozinhe a abóbora cabotiá. Depois de bem macia, bata no liquidificador.

Refogue uma parte do alho poró em azeite de oliva por alguns minutos ou até ficar bem cozido. Junte a abóbora e tempere. Acrescente a outra parte do alho poró. Acrescente creme de leite. Misture bem e sirva!

Uma receita fácil, perfeita para o dia a dia. Caso queira cozinhar porções, não use o creme.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com gengibre

O gengibre é uma especiaria da qual se fala muito sobre suas propriedades medicinais. Além disso, ele combina muito bem com sopas, caldos e cremes.

Nesta receita de creme de abóbora, ela faz a combinação ideal. Refogue cebola, gengibre e alhos, e coloque as abóboras para cozinhar. Deixe esfriar um pouco e coloque no liquidificador até que fique cremosa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com bacon

Esta receita fica deliciosa com o crocante do bacon saborizando e decorando nossa sopa creme de abóbora. Se você ficou atento às demais receitas, já sabe como fazer o básico: cozinhe a abóbora, liquidifique e volte para a panela.

Nesse momento, acrescente queijo gorgonzola e algumas colheres de sopa de requeijão. Você pode adicionar pimenta do reino, cheiro verde, dentes de alhos assados, o que desejar. E o bacon, claro! Desligue o fogo e sirva.

Fit

Esta receita de creme de abóbora com carne seca é super fit! Sem glúten, sem lactose, ela pode ser consumida inclusive por quem tem restrições alimentares.

Para temperar você pode fazer do seu jeito, com temperos industrializados como caldo de legumes ou naturais frescos. O caldo de legumes também pode ser feito em casa.

Com camarão

Quem disse que creme de abóbora não combinas com peixes e frutos do mar, enganou-se. E esta receita vai provar isso! Você pode usar todo tipo de abóbora: japonesa, cabotiá, moranga etc. É muito fácil de preparar!

Reserve a abóbora e refogue os temperos, depois coloque a água e abóbora. Cozinhe até que fique macia.

Depois de batido no liquidificador, ponha o camarão já temperado. Se caprichar em complementos com frutos do mar, carnes, aves, frango desfiado e outros, ela pode funcionar até como um prato principal.

Com gorgonzola

Outra daquelas receitas de sopas / cremes deliciosos! Dê aquela refogadinha em cebola, alho em uma panela média. Acrescente e cozinhe a abóbora em cubos. Tampe. Cozinhe por cerca de 30 minutos ou até que fique bem macia.

Depois de cozida, leve para o liquidificador (deixe esfriar um pouco) ou use o mixer. Misture o queijo gorgonzola. Se quiser pode temperar com sal a gosto, salsinha picada, um dente de alho tostado, cebola caramelizada, e mesmo leite de coco. Retire do fogo e sirva.

Com carne

O mais comum nesse creme de abóbora fácil é usar a carne seca. Porém é possível usar apenas carne comum mesmo. Ideal para dias mais frios, esse creme é um sucesso.

Refogue a carne e em outra a abóbora. Use alho, cebola picada, colher de sopa de azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Depois de tudo pronto, junte cada preparo em uma panela só. Misture, acerte os temperos e pronto!

Com queijo

Mais uma para esta seleção de sopas e caldos de abóbora que combinam muito bem para várias ocasiões, inclusive ano novo.

Dá pra usar qualquer tipo de queijo: mussarela, gorgonzola, parmesão, queijo prato etc. Finalize com temperinho verde e mais queijo. Que visual hein? Tão bom, mesmo sem carne.

Doce

Um creme doce, que remete muito a festa junina. Perfeito para quem gosta de abóbora em doces e sobremesas. Anote os ingredientes: 1/2 abóbora moranga, 1 caixa de leite condensado, 200ml de leite, água para o cozimento e lascas de coco fresco.

Para finalizar, pode adicionar coco ralado e canela. Dica: substitua parte da água para o cozimento por leite de coco. Não haverá receita mais gostosa! É naturalmente sem glúten.

Com requeijão

E temos aqui uma das receitas mais fáceis de fazer! O segredo é caprichar nos temperinhos, que trarão mais sabor a esse creme gostoso demais.

A cremosidade fica por conta do requeijão, mas dá pra usar cream cheese também, fica muito gostoso! Na hora de servir, temperinhos à vontade e queijo.

Com abóbora moranga

Este vídeo traz não apenas essa receita de creme de moranga, mas diversas dicas. A principal dica é como deixar este creme mais completo, e evitar sentir fome muito cedo.

A dica sobre o armazenamento também é ótima. Dessa forma dá pra fazer bastante creme de uma só vez e congelar para ter pronto em outros dias.

Com carne moída

Aqui essa versão muito prática, com carne moída, que é muito simples de encontrar e tem um preço bem em conta. Para se tornar mais saborosa, o segredo é o de sempre: temperos.

A abóbora utilizada aqui é de uma variedade chamada abóbora jacaré, mas é possível usar qualquer variedade no seu creme, certo?

Quantas ideias deliciosas, não é mesmo? Depois dessa seleção incrível seu inverno está garantido, com cremes quentinhos e fáceis de fazer. Também aprendeu a congelar, então sem desculpa! Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.