Incrível Couve Refogada + Opções Saudáveis Para as Refeições

Típico nas mesas brasileiras, a couve fornece diversos benefícios à saúde por ser rico em vitamina C, vitamina A, fibras e antioxidantes
Publicado em Acompanhamento
Incrível Couve Refogada + Opções Saudáveis Para as Refeições Tatjana Baibakova / Shutterstock.com

Couve é uma planta muito utilizada como verdura nas cozinhas brasileiras. Nela podemos encontrar diversos benefícios para a saúde como a prevenção e tratamento da anemia, câncer e pressão alta.

Por se tratar de uma verdura versátil, ela está presente em diversas receitas e pode ser consumida como salada, acompanhamento ou até mesmo prato principal.

Pensando neste fator, trouxemos neste artigo a nossa receita de couve refolgada favorita: Couve refogada com ovo. Esse prato, leve e saboroso, é uma ótima opção para o almoço!

Além disso, também separamos outras receitas com o vegetal refogado que você precisar experimentar! Confira abaixo:

poste no pinterest esta imagem de receita de couve refogada

(favorita) Receita de Couve Refogada com Ovo Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
2 pratos
Preparação
10 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 2 ovos;
  • Azeite;
  • 1 dente de alho;
  • ½ Cebola picada;
  • 1 tomate picado;
  • 1 maço de coentro;
  • Sal;
  • 2 maços de couve.

Modo de preparo

  • Em um recipiente aquecido, adicione azeite, cebola, alho e deixe dourar. Depois bote o tomate, coentro, orégano e sal a gosto. Deixe ferver por alguns minutos.

  • Junte a couve (lavada e cortada) e misture até que o vegetal murche. Coloque ¼ de água para ajudar no cozimento do ovo.

  • Feito isso, adicione os dois ovos e tempere com sal. Tampe o recipiente e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos.

  • E está pronto o seu almoço!

Separamos abaixo outras receitas maravilhosas com couve refogada que você também precisa fazer! Veja:

Com bacon

 Bacon é sempre bem-vindo em todas as receitas, né?! com ele tudo fica mais saboroso, e não é diferente com a couve refogada. Essa é a opção ideal para acompanhamentos de pratos como feijoada.

A forma de preparo dessa receita é bem fácil. Fatie em tiras finas a verdura, em uma frigideira coloque um pouco de óleo, adicione a cebola e o bacon e deixe até dourar.

Adicione a couve e refogue por cerca de 2 minutos.

Na manteiga com alho

 Figurinha repetida das receitas, a manteiga e o alho sempre trazem um sabor a mais para os pratos. Esse preto fica no sabor ideal, sendo bem simples e rápida de se preparar.

 Em fogo médio, coloque uma colher de sopa de óleo e alho picado, frite até dourar. Reserve o alho. No mesmo recipiente, adicione a manteiga e o maço de couve, coloque sal a gosto e tempere conforme sua preferência.

Mexa até secar toda água. Passe para um recipiente, despeje o alho frito e sirva a seguir.

Simples

 Essa é a versão mais simples e mais saudável da couve, com essa forma de preparo todo seus nutrientes são preservados, sendo um grande aliado para o organismo brasileiro. A receita também é muito saborosa e fica perfeita para acompanhar o arroz, por exemplo.

Para prepará-la, leve ao fogão uma colher de sopa de azeite, tempero de sua preferência e dentes de alho para deixar a receita com mais sabor. Deixe por alguns minutos até dar aquela refogada deliciosa.

Com farofa

 Mais uma figurinha clássica na culinária brasileira. Esta receita faz muito sucesso com aquela feijoada, se tornando o acompanhamento obrigatório do prato.

Podemos dizer que o casamento entre a couve refogada e a farofa é perfeito e vale muito experimentar.

Para a sua receita será preciso de bacon, manteiga, alho, cebola e farinha. Leve tudo ao fogão e coloque a couve por porção. Deixe refogar. Adicione a farinha aos poucos.

Com tomate

Esse é um dos itens que estão na lista de clássicos das receitas. A junção desses dois itens é de ninguém botar defeito e repetir o prato diversas vezes.

Esta deliciosa receita é bem simples de ser feita e fica ótima para servir um arroz e frango assado.

Para preparar, corte o tomate, cebola, pimentão e o coentro. Em recipiente leve ao fogo a cebola para dourar e acrescente a couve em porções. Depois, coloque o restante dos ingredientes e tempere.

Com calabresa

Você sabia que a calabresa foi criada no Brasil por imigrantes italianos? Desde então, o alimento se tornou famoso na culinária do país, sendo combinada em várias receitas.

O resultado da junção desses dos dois alimentos é dar água na boca.

Para fazer essa couve refogada deliciosa, fatie a linguiça calabresa em cubos e leve ao fogão com cebola. Depois acrescente a verdura e o alho para que também frite.

Com farinha de milho

Essa versão da couve é de conquistar o coração de todo mundo que experimenta. A receita além de saborosa é nutritiva e causa a sensação de saciedade sem mal-estar. Sirva com frango frito ou linguiça, fica ótimo!

Em uma panela média, leve ao fogão com banha de porco e depois acrescente a verdura já cortada, mexa até diminuir e tempere conforme for de preferência. Por fim, coloque a farinha de milho.

Com carne moída

A receita é perfeita para o dia a dia de quem está na correria, mas quer manter a dieta e alimentação saudável. Essa combinação vai se tornar seu queridinho assim que provar.

Refogue a cebola, o alho e adicione a carne moída, tempere como preferir. Junte a couve e molho de tomate, mexa até secar a água.

Com cenoura

 Essa é mais uma receita para quem quer se manter na dieta. Além de saborosa, a combinação de traz muitos benefícios para o corpo humano, visto que a cenoura é rica em sais minerais, ferro e cálcio.

Corte e lave a cenoura e a couve, misture os dois. Leve ao fogo com cebola e óleo, mexa até murchar. Tempere conforme for de sua preferência.

No micoondas

Essa é para quem quer preparar uma refeição prática e rápida. Para fazer é só adicionar a couve cortada, sal e alho em um recipiente e levá-lo ao microondas por cerca de dois minutos. Bem fácil, né?

Ao molho branco

 Que tal adicionar um molho à sua couve refogada? garantimos que você irá adorar esta combinação. Esse é um prato super saboroso e prático de ser feito, que com certeza irá te proporcionar elogios.

Você irá precisar de cebola, couve, alho, iogurte desnatado e requeijão. Corte o vegetal em tiras, leve ao fogão com cebola, deixe refogar. Em um outro recipiente, misture o requeijão e iogurte, misture até atingir o ponto. Depois, é só montar seu prato!

Dica: adicione um pouco de queijo ao molho.

Com abóbora

Outra combinação super saborosa e cheia de benefícios para a saúde. Essa receita te conquista tanto pela beleza quanto pelo gosto, sendo ótima opção para um almoço em família.

Refogue a cebola, tomate, pimentão, coentro e os temperos de preferência, até que vire um molho. Depois, adicione a abóbora e a couve picada, deixe cozinhar até atingir o ponto ideal.

Com feijoada

Essa é uma comida clássica e muito famosa no Brasil e provavelmente você já ouviu falar na sua combinação com a couve. O prato é o queridinho de muitos, com certeza irá conquistar o seu coração também.

Você irá precisar de feijão, linguiça, costela suína, carne seca, cebola, alho e couve. Esse prato fica pronto em cerca de 4 horas devido o cozimento da feijoada.

Low carb

 Por fim, uma receita para quem quer diminuir a ingestão de alimentos ricos em carboidratos. Esse prato é bem fácil de ser feito e leva apenas 3 ingredientes.

Doure o alho picado com a couve, tempere com sal rosa. Mexa por um tempo até a verdura murchar e está pronto para servir!

Essas foram as melhores receitas com couve refogada, um vegetal que além de nutritivo também dá origem a pratos incríveis.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.