15 Receitas de Couve-Flor Gratinada no Forno Perfeitas para Suas Refeições

Diversas maneiras para você cozinhar a hortaliça e deixar suas refeições ainda mais saborosas com a presença da couve-flor.
Publicado em Acompanhamento
15 Receitas de Couve-Flor Gratinada no Forno Perfeitas para Suas Refeições

A couve-flor é um alimento bastante presente no paladar do brasileiro, principalmente pelos seus benefícios que incluem as vitaminas do complexo B, além de potássio, fósforo, cálcio e manganês.

Apesar da sua aparência um tanto quanto peculiar, a hortaliça possui uma textura delicada e demanda bastante atenção em seu preparo.

Confira as melhores opções de receita de couve-flor gratinada no forno simples e fácil para se deliciar com essa iguaria que além de rica em nutrientes é bastante saborosa.

poste no pinterest esta imagem

Receita de Couve-flor gratinada no forno com molho branco e queijo simples e fácil: como fazer

Para não errar o ponto correto da couve-flor, vá testando com um garfo. Quando conseguir espetar o garfo com facilidade na hortaliça, significa que já está cozida o suficiente para ser consumida.

Além disso, vou te contar um outro segredo: Para ter um molho branco que fique no ponto certo e não deixar sua receita muito líquida, coloque uma colher (sopa) de manteiga e frite o alho e a cebola, depois coloque duas colheres (sopa) de farinha de trigo e mexa até virar uma pasta.

Leve ao fogo médio e vá adicionando o leite aos poucos até engrossar. Pronto, você vai ter um molho delicioso e na consistência certa.

Fit low-carb

Diferente das receitas mais comuns, essa couve-flor gratinada simples low-carb não conta com o leite e nem com a farinha de trigo, entretanto a presença de bastante queijo é fundamental para dar liga ao seu molho.

A receita é simples e prática, você precisa de: Corte sua couve-flor em pedaços pequenos e cozinhe por cinco minutos ou até que seja possível espetar com um garfo.

Opte por uma panela não tão grande, assim a hortaliça cozinhará mais rápido. Enquanto ela ferve, aproveite para fazer a pasta que irá usar para gratinar. Coloque um ovo, 400 ml de creme de leite fresco e misture bem.

Adicione de quatro a cinco colheres (sopa) de queijo de sua preferência, pode ser parmesão, mussarela, emental ou outro que seja de seu gosto. Com a couve-flor já cozida, coloque-a na travessa e cubra com o molho. Depois leve ao forno preaquecido até dourar. Está pronta para servir.

Com creme de leite, maionese e mussarela

Você sabia que a receita da maionese é francesa? Ela foi criada em 1756, quando um renomado chefe francês produziu um molho de ovos com azeite, nascendo assim essa tão amada iguaria.

Nesta receita de couve-flor gratinada com maionese e creme de leite, o sabor fica único para quem for comer e deixa com gostinho de quero mais. Além da mistura dos ingredientes ser algo bem fácil de fazer e de encontrar em qualquer geladeira.

Com requeijão, mussarela e parmesão

Essa é diferente de tudo o que vocês viram até aqui. Invés de separar a hortaliça em pedaços, deixe-a inteira e aproveite para rechear com queijo e muito requeijão.

Finalize com queijo parmesão ralado. A explosão de sabores que a receita é capaz de proporcionar vai te surpreender.

Com bacon e queijo

Se você gosta de bacon, esta receita é perfeita. Entretanto, tenha cuidado com o sal, como o bacon é um ingrediente altamente gorduroso e salgado, é melhor não abusar, ok?

Para melhor aproveitamento do prato, corte a couve-flor em pedaços pequenos, tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar. Em outra panela frite o bacon e reaproveite a gordura que soltar para fritar a cebola e o alho que servirão para refogar a couve-flor.

A receita é tão gostosa, que é o ideal para toda a família naquele almoço de domingo, duvido que não irão amar e querer repetir.

Vegana

O veganismo vem ganhando cada vez mais adeptos não só no Brasil, mas também no mundo. São diversas pessoas que escolhem não comer carnes e nenhum outro tipo de ingrediente que seja de origem animal ou derivado.

O termo ‘vegan’ surgiu em 1944, pelo britânico Donald Watson, e a palavra, em inglês, se refere ao início e final de ‘vegetarian’, que significa vegetariano. Na receita, o leite e o queijo são substituídos.

O leite, ao invés de ser de origem animal, será de amêndoas, já o queijo não é obrigatório, entretanto para quem quer usar o ingrediente, a opção é o ingrediente 100% vegano.

Nesta receita de couve-flor vegana, experimente colocar o resíduo do leite de amêndoa para finalizar, além de dar um toque super especial, ainda não causará desperdício.

Com frango desfiado

Se um ingrediente queridinho do Brasil já é bom, imagina se juntar dois dos mais amados do país? É o que acontece quando juntamos couve-flor e frango, a junção forma a combinação perfeita para agradar qualquer paladar, até mesmo aqueles mais rígidos.

O passo a passo da pasta utilizada para gratinar a couve é o seguinte: Derreta a manteiga e frite o alho e a cebola, depois misture uma colher (sopa) de farinha de trigo. Coloque o leite aos poucos e adicione o frango sem parar de mexer. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture.

Após a pasta ficar pronta, distribua por cima da couve-flor já cozida. Finalize com queijo ralado, leve ao forno até ficar dourado e sirva.

Além disso, a receita é tão fácil, mas tão fácil, que duvido não virar a queridinha na sua casa.

Com molho branco, presunto e mussarela

No mundo um dos casais que mais tem química é o presunto e o queijo. É incrível a explosão de sabores que esses dois juntos causam no paladar. Use e abuse dessa combinação para ter uma receita de-li-ci-o-sa e de dar água na boca.

E se quiser mais cremosidade, vou te contar um segredo: Coloque requeijão no meio do enroladinho de frios, garanto que não irá se arrepender.

No microondas

Está cansado, quer praticidade e não está afim de gastar gás? Diga olá ao forno microondas. Esse eletrodoméstico criado em 1947 é o principal aliado para quem busca comodidade. Essa receita, que é feita totalmente pelo microondas, fica maravilhosa, além de facilitar a sua vida.

Mas tenha cuidado, ok? Nada de alumínio, plástico comum e papel filme hein? Isso pode causar acidentes quando colocado dentro do microondas.

Com creme de milho e requeijão

O milho é um dos principais grãos produzidos no Brasil. Sua versatilidade ganha o paladar não só dos brasileiros, mas também de pessoas do mundo inteiro.

Claro que a nossa couve-flor também iria ter uma combinação deliciosa com esse grão que é o queridinho de nossas refeições.

Além de cozinhar essa receita divina, você ainda aprende o modo de preparo de um maravilhoso creme de milho, que poderá acompanhar diversos outros pratos no seu dia a dia, afinal um creminho vai bem com tudo.

Com molho de creme de leite e requeijão

Esse molho fica dos deuses. O requeijão com creme de leite dá um toque leve à receita, fazendo com que ela fique saborosa e fácil de comer, além de serem ingredientes fáceis de se ter na cozinha. Além disso, o requeijão acentua a presença do queijo, um dos itens essenciais para um bom gratinado.

Agora dica opcional do chefe para melhorar a receita: Experimente temperar o molho com noz moscada, sal e pimenta do reino, e acrescentar uma colher de sopa de queijo parmesão. É de dar água na boca.

Com atum

O atum é um peixe de água salgada e que está presente em praticamente todos os oceanos. Seu sabor acentuado faz toda a diferença em qualquer comida que ele faça parte e nessa receita não seria diferente.

Vale lembrar que a carne do atum é rica em gorduras boas, atuando no controle ao colesterol, além de ser a principal aliada do cérebro, do coração e do sistema imunológico.

Com farinha de rosca

Quem não gosta de crocância? É sempre muito gostoso morder um alimento e sentir aquela textura crocante né? Imagina agora a junção de queijo, maionese, couve-flor e farinha de rosca para dar aquela diferenciada na receita? É de comer rezando.

A receita é bem simples, para o modo de preparo separe: Uma couve-flor média, sal, meia xícara de queijo parmesão ralado, meia xícara de farinha rosca, sete colheres de sopa de maionese e queijo muçarela.

Em uma panela com água fervente, acrescente o sal e a couve-flor inteira. Uma dica para cozinhar mais rápido é tampar a panela e deixar por cerca de seis minutos.

Quando estiver cozida, escorra e coloque para esfriar. Em uma tigela à parte, misture o queijo parmesão, a farinha de rosca e a maionese.

Coloque a couve-flor em uma travessa, recheie com o queijo mussarela em fatias e cubra com a mistura de farinha e maionese. Leve ao forno e deixe dourar. Sirva em seguida.

Com molho de tomate

Criado pelo chef espanhol Antonio Latine, o molho de tomate possui um sabor levemente ácido e que dá aquele toque especial, além disso, o molho também possui um sabor levemente adocicado e é a proporção exata entre acidez e doce é que faz o molho ser tão especial e cair muito bem na maioria dos pratos no qual é colocado.

Experimente essa opção de couve-flor gratinada com molho vermelho invés do tradicional Bechamel e se surpreenda.

Com alho poró

A delicadeza do alho-poró combinada com a delicadeza da couve-flor tornam esse prato simples, delicado e muito leve de se comer.

Além disso, o alho-poró, que na verdade é mais parecido com a cebola, possui diversos benefícios como auxiliar na redução do colesterol, no bom funcionamento do intestino e melhora na imunidade.


Com tantas opções deliciosas queremos cozinhar todas. Escolha a sua favorita e agrade toda a família.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.