Super Receita de Couve de Bruxelas & Variações para Inovar

Pouco consumida no Brasil, essa hortaliça pode ser usada em diversas preparações bastantes saborosas
Publicado em Acompanhamento
Super Receita de Couve de Bruxelas & Variações para Inovar Nataliya Arzamasova / Shutterstock.com

Já ouviu falar em couve-de-bruxelas? Rica em nutrientes e em vitaminas importantes como a A, C e K, essa variação da couve também é boa fonte de fibras.

Apesar de pouco consumida, ela vai bem em diversas preparações. Uma delas, super gostosa e fácil de preparar, é a receita de couve de bruxelas no forno. Não perca as dicas. Você vai se surpreender.

Após essa indicação, deixei mais várias opções para você testar.

poste no pinterest esta imagem de receita de couve de bruxelas

A nossa favorita: Receita de Couve de Bruxelas no Forno Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
8 porções
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 450 gramas de couve-de-bruxelas
  • 3 dentes de alho amassados
  • ½ xícaras (chá) de queijo parmesão ralado (50g)
  • 1 xícaras (chá) de manteiga
  • 1 xícaras (chá) de pão italiano ralado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  • Retire as folhas mais escuras da couve-de-bruxelas e corte-as ao meio;

  • Tempere com alho, sal, pimenta-do-reino e queijo ralado;

  • Envolva as couves-de-bruxelas em manteiga derretida e misture o pão italiano ralado;

  • Coloque em uma assadeira coberta com papel manteiga e leve para assar em forno a 200°C por cerca de 20 minutos

Veja mais 19 opções diferentes dessa delícia para variar:

Douradas

Quer aprender de uma maneira fácil como preparar couve-de-bruxelas douradas em menos de meia hora? 

Em uma frigideira, grelhe as couves com uma colher de sopa de azeite até dourarem.

Sirva como entrada em um almoço de família ou amigos para você surpreender. Uma das receitas mais fáceis e gostosas de fazer!

Salada a la Paul Stanley

Quem aí é fã do Kiss? Quer conhecer uma receita queridinha do Stanley, vocalista do grupo?

Ele ensina o passo a passo em seu livro e também é possível encontrar vídeos na internet.

A salada é bem rica e saborosa e conta com ingredientes especiais. Não perca nenhum detalhe. Vamos lá.

Com cebolas caramelizadas

Prepare-se. Essa receita com a hortaliça vai ganhar seu coração. Você vai precisar de um pacote da hortaliça, mini cebolas descascadas, manteiga sem sal, açúcar e sal.

 Este prato acompanha muito bem pernil, lombo e até peixes e frutos do mar. Para um prato vegetariano, acrescente feijão branco, fava ou grão de bico.

Caçarola

 Sabe aquela receita que você tem que saber fazer? Seja com as couves de bruxelas, carne, frango, legumes, linguiça ou qualquer outro ingrediente, essa caçarola é coringa quando a intenção é cozinhar rápido e fazer bonito.

 Atenção ao preparo e bom apetite!

Crocante com molho de abacate

Nuggets vegetariano? Sim, temos aqui. Preparado com couves-de-bruxelas e molho de abacate, alho e manjericão, essa receita vai deixar todo mundo (vegetarianos ou não) com água na boca.

 Além dos benefícios da couve, temos também o abacate, que ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol, além de contribuir para a perda de peso saudável.

Com linguiça

 Cor e sabor é o que não faltam nesse prato delicioso. São pouco elementos, o modo de fazer é simples, mas o resultado vai te surpreender.

Lave as couves e, em seguida, refogue a linguiça em uma panela. Entre com a cebola e em seguida com as hortaliças. Tempere com uma pitada de sal. Uma pimentinha aqui cai muito bem, viu?

Por fim, adicione pimentão amarelo e está pronto! É só degustar.

Com champignon

Receita leve e refrescante, perfeita para os dias quentes, aprenda agora como fazer uma refeição com champignon e bacon.

 Para começar, é importante fazer a limpeza das couves com vinagre e água e deixar por meia hora. Depois, cozinhe as couves e frite o bacon separadamente. Em uma outra panela, junte tudo e tempere a gosto.

Creme

Esfriou? Hora de preparar um creme ou caldo bem gostoso e ir para baixo das cobertas, certo?  Então vamos lá. Esta receita é prática e muito gostosa.

 Caso seja difícil encontrar a hortaliça fresca aí na sua cidade, não se preocupe, pode utilizar as congeladas. Outra dica é o uso das natas que deixa o paladar mais suave e o prato mais cremoso.

Com cogumelos

Essa receita de couves salteadas com cogumelos, bacon e nozes fica perfeita para acompanhar pratos com carne ou até para servir com uma massa.

 As couves são ótimas fontes de vitamina C e possuem poucas calorias. Caso queira uma receita mais leve, retire o bacon. O sabor continua delicioso.

Caramelizadas

 O preparo é muito simples. Para começar, corte em cruz a base de cada couve e ferva em água com sal por 2 a 3 minuto.

 Depois pique a cebola e refogue com um fio de azeite. Acrescente as couves e tempere com vinagre, shoyu, geleia e mostarda. Retire do fogo e sirva.

Com bacon

Couves-de-bruxelas com bacon? Sim! Essa receita é muito simples e pode ser servida como entrada ou acompanhamento de saladas ou pratos principais.

Para começar, frite o bacon e reserve. Em seguida, doure as cebolas e os dentes de alho com as couves de bruxelas por uns 2 minutos ou até ficarem al dente por dentro e por fora.

Gratinado

Que tal uma hortaliça como prato principal no seu almoço ou jantar? Então não perca nenhum detalhe dessa receita de couve-de-bruxelas gratinada com queijo parmesão e gouda.

 Utilize a a couve, queijo, manteiga, alho, cebola, pimentão, creme de leite e temperos a gosto. Não se esqueça da noz moscada para dar um toque especial ao sabor.

Low carb

 Para quem se preocupa com o ponteiro da balança, esse prato é uma ótima opção, pois, feito com alimentos low carb e sem glúten, é possível se deliciar sem culpa.

Anote: azeite, couve, pimentões, cebola alho e diversos temperos como sal marinho, páprica doce e pimenta do reino.

Com macarrão

 Este prato é perfeito para ser degustado em dias mais quentes. Salada de macarrão com couve-de-bruxelas é uma receita prática, colorida e saborosa.

 Vamos aos ingredientes? Macarrão parafuso, couve, azeite, vinagre balsâmico, alho, orégano, manjericão, mostarda, manteiga, sal e pimenta. Anotou?

Frango ao molho

  Essa receita tem uma peculiaridade que é o molho do frango, chamado harissa, um tempero originário da Tunísia elaborado com pimenta e outras especiarias.

O prato é acompanhado de uma salada de couve-de-bruxelas com feijão fradinho, que pode ser servida quente ou fria.

Salada especial

 Salada de couve-de-bruxelas, nozes pecan caramelizadas, molho cremoso de parmesão com sementes de romã, servido com maminha ao forno. É, ou não é, um prato especial?

 Caso não encontre a noz pecan, pode utilizar a noz comum, avelã ou outra castanha de sua preferência.

Com melado de cana

 Esse prato de sabor surreal é prático e fácil de fazer. Confira o que você vai precisar: couve, cebola roxa, melado de cana, suco de limão, mostarda, azeita, sal e pimenta.

 O melado você encontra em alguns supermercados ou lojas de produtos naturais. Caso queira, você pode também prepará-lo em sua casa.

Mix de couves

 Saúde na mesa! Esse é o principal objetivo dessa receita. Pouco utilizada no dia a dia dos brasileiros, a hortaliça é rica em nutrientes que fortalecem o nosso sistema imunológico.

 A sugestão é um prato que leva essa hortaliça e a couve tradicional em uma receita única e saborosa. Confira.

Salmão assado

Acompanhamento perfeito para peixes e outras carnes, a couve dá cor e sabor especial aos pratos. Nesta receita, você aprende a preparar um salmão assado, servido com molho especial e couve-de-bruxelas.

Anote todos os ingredientes e siga o passo a passo dessa receita perfeita para o almoço de domingo.

Gostou das sugestões? Apesar de pouco comum, o consumo da couve-de-bruxelas tem crescido muito no Brasil pela sua praticidade, sabor e, principalmente, pelas suas características nutricionais.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.