17 Receitas De Manteiga Caseira cremosas e deliciosas

  • Aprenda a preparar sua própria manteiguinha do café da manhã e não dependa de produtos industrializados.
Publicado em Acompanhamento

Ela é um produto, originalmente, feito a base de leite. Sua origem é desconhecida, mas acredita-se que vem desde a domesticação dos animais como cabras e vacas.

A seguir, 17 receitas mais saborosas para você aprender como fazer manteiga caseira para ter seu próprio produto e se deliciar com pães e roscas, e no preparo de refeições.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem

Manteiga Caseira de leite

Você deve ter pesquisado em diversas receitas: como fazer manteiga caseira? Pois com essa receita você não precisa mais procurar!
Prepare a tradicional manteiga caseira e surpreenda sua família com o sabor inigualável de um produto feito em casa. Normalmente o leite usado é de vaca, mas você pode preparar utilizando outro de sua preferência, o de cabra, por exemplo.

Ela é ideal no acompanhamento de pães e roscas e ainda é usada no preparo de outros alimentos, sejam eles doces ou salgados.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Ghee clarificada

Comum na culinária indiana, a manteiga ghee clarificada é considerada mais saudável em comparação a que normalmente usamos no Brasil.

É feita apenas com a gordura do leite e água, dessa forma ela não possui lactose, sendo indicada para intolerantes a proteína ; além disso, também é livre de sódio.

Esta receita de manteiga clarificada é muito simples. Você precisa apenas de uma embalagem de manteiga comum.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com a ajuda de uma panela em banho maria e coloque-a para esquentar. Ao derreter, vai separar a parte sólida da parte líquida - e é esse líquido restante que é chamado de ghee.

Assista ao vídeo e veja o passo a passo dessa maravilha.

De garrafa

Muito encontrada e consumida na região nordeste do país, a sua manteiga de garrafa é líquida, quando em temperatura ambiente, e é armazenada em garrafas.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Ela é muito utilizada em substituição ao tradicional óleo de cozinha, dando um sabor mais forte para o prato.

Sabia que é possível fazer com um único produto? Esta receita leva apenas um ingrediente: 500 gr de nata pura. Confira o modo de preparo no vídeo e aprenda a fazer de maneira caseira: receita simples e fácil!

De coco

Para os adeptos a alimentação saudável sem produtos de origem animal, boa notícia: eles não estão limitados a não consumir manteiga, é possível ter a iguaria a partir de frutos e frutas, é o caso do coco.

Mesmo que tradicionalmente seja de origem animal, essa receita vai te ensinar a fabricar sem esse alimento !

Anúncio
Continue lendo abaixo

Sem sal

A manteiga sem sal é indicada na preparação de alimentos doces, sobremesas, bolos, tortas e outras receitas.

Fácil de preparar, você não precisará perder tempo no mercado procurando a sem sal para sua receita.

Você precisará de apenas 2 ingredientes: nata e água gelada. Coloque a nata na batedeira e deixe bater por 15 minutos ou até a virar manteiga e se desprender do líquido. Acrescente água gelada para "lavar" a manteiga e mexa. Com uma peneira, retire o excesso de água e, depois, acrescente mais um pouco do líquido. Coloque sal a gosto e continue batendo por alguns minutos; escorra novamente. E está pronta!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Dica: uma mistura sem sova não tem como ficar homogênea; por isso, bata bem os ingredientes!

Vegana

Os alimentos podem nos surpreender quando aprendemos a usar todo o potencial deles. É o caso da manteiga vegana.

Grãos que você nem imagina podem ser usados para fazer algo que, normalmente, tem origem animal.

Da terra

Muitos benefícios vieram com a industrialização de alimentos, mas o que se perdeu foi o hábito de preparar os próprios condimentos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Aprenda a criar seu próprio condimento com essa receita e retome antigas tradições que ficaram perdidas.

Com soro de leite

Obtido através da fabricação do queijo, o soro é um subproduto desse alimento e tem o sabor entre o doce e o ácido.

Aprenda a utilizá-lo na produção dessa receita, a dica é maravilhosa e deixará sua refeição mais cremos a – afinal, uma manteiga para um pãozinho caseiro: perfeito para o café da manhã!

Com nata

A nata é a parte da gordura do leite e é usada em diversos produtos.
Ela é um dos produtos em que se utiliza a nata como ingrediente principal.

Anúncio
Continue lendo abaixo

De cupuaçu

Fruto originário do Brasil, o cupuaçu é da região amazônica e da mesma família do cacau.

Dentre os benefícios estão o auxílio do sistema metabólico e digestivo, possui ação anti-inflamatória, ajuda na saciedade e diminui o nível de colesterol.

Creme

O creme da manteiga é bastante utilizado na confeitaria, e muito usado nos Estados Unidos da América, conhecido por buttercream.

Pode ser utilizado em decoração ou recheio, e ajuda a aumentar a cremosidade dos alimentos.

De ervas

Já imaginou ter a manteiga temperada, com sabor e aroma de ervas, ideal para degustar com torrada e um delicioso chá?

Aqui temos a solução para sua imaginação virar realidade. Com essa dica irá inovar e fazer algo nunca feito na sua cozinha. Inove na hora do café e chá da tarde e surpreenda seus convidados.

Para quem procura aquela saborosa, essa versão de ervas é a opção mais fácil que encontrará nesta semana!

Misture a sua às ervas de sua preferência; esse creme vai ser colocado e enrolado em um papel filme plástico, e levado à geladeira para endurecer. Caso prefira, embale em papel. Essa receita acompanha petiscos, molhos e acompanhamentos!

Com creme de leite

A manteiga e o creme de leite têm a mesma origem ; portanto, quando juntos, é quase como ter em dobro a mesma delícia numa só receita, maravilhoso não?

Acredita que a mistura de creme de leite fresco e sal vira a sua própria manteiga? Acesse o vídeo e veja como você também pode preparar essa para aquela deliciosa refeição.    Para aqueles que não dispensam esse alimento em sua alimentação diária, essa é uma receita valiosa e saborosa para incorporar nas refeições.

De coalhada

A coalhada é muito consumida em todo o mundo. , sendo usada como produto final ou ainda para em outros alimentos, enquanto ingrediente. Uma das possibilidades existentes é a manteiga.

Dentre os diversos benefícios desse produto estão o auxílio na saúde do intestino, uma vez que possui bactérias boas que ajudam na flora intestinal. Além disso contribui no ganho da massa muscular e na prevenção e combate a gastrite.

De Kefir

Bebida fermentada, com origem desconhecida, mas localizada nas montanhas do Cáucaso. Era conhecida na antiguidade como a “bebida do profeta”.

Dentre os benefícios presentes nela podemos citar: fonte de nutrientes, protege a saúde dos ossos e reduz o risco de osteoporose, ajuda nos problemas digestivos.

De abacate

Fruto do abacateiro, com origem no México ou América do Sul. É muito cultivada nas regiões tropicais e subtropicais.

Seu consumo se dá de diversas formas, além de ser produto típico em receitas mexicanas, é usado em de vitaminas e misturado com açúcar. Além disso, diversos produtos podem derivar dele, como uma dentre diversas manteigas veganas.

Aviação

Marca famosa dentre as existentes na produção de manteiga, tenha sua própria semelhante a aviação e surpreenda na hora do café.

Além disso é perfeita para usar com roscas, pão de queijo, torradas e diversos outros alimentos.


Essas foram algumas dicas para saber como fazer manteiga em casa e deixar de lado produtos industrializados que, muitas vezes, não sabemos realmente como são produzido.

Se tentou alguma receita e não funcionou, por favor, não desista! Continue praticando e buscando por mais          inovações na cozinha, surpreenda a todos com seus dons culinários. A manteiguinha é muito benéfica para a saúde, sendo rica em vitaminas, minerais, ácido láurico ( previne infecções fúngicas), antioxidantes e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.