16 Receitas de Arroz Integral benéficas para o dia a dia

Aprenda como transformar o arroz integral em pratos super gostosos para o seu dia a dia!
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16 Receitas de Arroz Integral benéficas para o dia a dia

O arroz integral tem sido adotado cada vez mais nas mesas brasileiras pela sua grande lista de benefícios.

São grãos que dão mais saciedade, são menos calóricos, têm uma grande quantidade de fibra, são ideais para ganho de massa magra, possuem índice glicêmico baixo e por aí vai. E diferente do que a galera pensa, esse tipo de arroz não é tão difícil de fazer e existem muitos modos interessantes de prepará-lo.

Abaixo você confere 16 maneiras de fazer uma receita de arroz integral do simples ao mais incrementado e até o doce.

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Receita de arroz integral Soltinho: Como fazer

Começando pela receita básica do arroz integral. Para fazê-lo, você deve usar mais água do que no preparo do arroz branco comum. Para cada xícara de chá de arroz, use três xícaras de chá de água.

O segredo de chef aqui é colocar água para ferver antes de tudo. Enquanto isso, em uma panela, aqueça o azeite de oliva com cebola e alho para refogar o arroz. Aquela água fervente vai impedir que tenha um choque térmico quando você a adicionar na panela do arroz.

Tampe quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe o processo de cozimento acontecer. Coma assim que ficar pronto!

Na pressão

Receita de arroz integral simples e com praticidade. A diferença está no modo de fazer já que você vai aprender como fazer arroz integral na panela de pressão, o que vai garantir que seu arroz fique pronto mais rápido.

Coloque todos os ingredientes no fogo, após pegar pressão, abaixe o fogo e aguarde 5 a 8 minutos e deixe o ar sair. Se, ao abrir a panela, você ver que os grãos estão sem água, acenda o fogo novamente e não tampe a panela para deixar o arroz secar por completo. Sirva quente e bom apetite!

Com brócolis

Uma dica importante de como fazer arroz integral super nutritivo é deixá-lo de molho. Essa ação ajuda a neutralizar algumas propriedades que podem atrapalhar no consumo de vitaminas e benefícios que o grão possui.

Ferva os brócolis e logo depois que chegar no ponto coloque-os na água gelada para o cozimento ser interrompido e reter mais os nutrientes. Se quiser, adicione cenouras ou couve-flor que também fica muito bom.

Bolacha com quinoa

Esta receita é uma ótima alternativa para você que quer trocar o consumo de pães para uma opção saudável, sem glúten e nutritiva.

Comece cozinhando o arroz com a quinoa e uma colher de chá de cúrcuma no fogo alto. Bata no processador o mix de arroz junto com 3 colheres de sopa de tahine e ¼ de xícara de farinha de linhaça.

Você vai bater para virar uma massa úmida. Modele os biscoitos como desejar e leve ao forno por 20 minutos. O resultado são bolachinhas crocantes que dão um up no bem-estar!

Bolinho assado

O bolinho de arroz integral é o lanche mais fácil do mundo! Só é preciso adicionar ingredientes simples ao arroz que já está cozido: ¼ de xícara de cebolinha verde picada, 3 colheres de sopa de cebola picada, 200gr de cenoura ralada, muçarela de búfala picada, 2 ovos, sal e pimenta a gosto.

Se quiser adicione alguns temperos para incrementar a receita, como cominho, salsinha ou suco de limão. Faça os bolinhos com as mãos e leve para assar por mais ou menos 50 minutos no forno a 190º. Rende de 10 a 11 bolinhos, perfeito para compartilhar com os amigos.

Com legumes

Vamos adicionar mais sabor ao seu prato! Esse arroz integral com legumes além de ser belíssimo é perfeito para servir com peixes e frutos do mar. Os legumes da receita são a vagem, o pimentão vermelho e a cebola, todos bem picadinhos.

Anote a dica de como cozinhar o arroz integral: torre o arroz por 4 minutos antes de começar a prepará-lo. Isso faz com que a película que envolve os grãos seja quebrada, assim você vai garantir que ele cozinhe no mesmo tempo que os legumes. Veja como fazer!

Com lentilha

A lentilha é um grão muito utilizado como substituto do feijão preto, mas às vezes pode ser preparada juntinha do arroz. Nesse caso, a receita se chama Mijadra, um prato típico da cultura árabe.

O pulo do gato aqui é colocar o arroz integral para cozinhar antes da lentilha porque seu tempo de cozimento é mais demorado. Você vai precisar deixar cozinhando sozinho por 10 minutos na água quente antes de adicionar a lentilha e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até que ambos estejam macios.

Enquanto isso, refogue cebola com salsinha a gosto, cominho, sal e pimenta e adicione essa mistura ao arroz com lentilha. Pode deixar congelado por até 3 meses.

Primavera

Quer uma receita de arroz integral bem colorido e saboroso? Essa receita à moda primavera é feita milho, ervilha, pimentão em cubos, açafrão, cebola e dentes de alho picado, cenoura em cubinhos, sal e pimenta.

O açafrão pode ser trocado por colorau ou cúrcuma, ele vai na água quente e seu objetivo é transferir sua cor para os grãos. Depois que ficar ao dente, escorra o arroz. Em outra panela refogue rapidamente todos os ingredientes no azeite, acrescente o arroz, mexa bem e apague o fogo.

Risoto integral

Receita light que foge do óbvio! Você pode pegar o arroz integral simples de ontem para ser usado numa receita de risoto super cremoso com alho poró.

A cremosidade vem do requeijão light, enquanto que 2 talos de alho poró são responsáveis pelo crocante do prato. Tempere com sal a gosto e ervas finas. Para melhorar, aproveite para comer com frango grelhado.

Bolinho frito

Agora a versão do bolinho de arroz é frita e vai fazer sucesso na sua cozinha.

Esse lanchinho cheio de ervas aromáticas é feito com o arroz já cozido e processado com os temperos. Vira uma massa bem úmida, o que facilita a modelagem do bolinho. Sirva com chutney, molho agridoce ou o clássico ketchup.

Arroz integral 7 grãos com açafrão e brócolis

Veja como é fácil de fazer esse arroz integral sem nenhum mistério: você deve refogar alho e cebola com uma colher de sopa de azeite de oliva, adicionar o arroz com duas colheres de sopa de açafrão e água.

Em torno de 20 minutos de fervura, acrescente os brócolis por cima. Eles irão cozinhar no vapor do arroz. Depois de 5 minutos, mexa e verifique se já está tudo no ponto, caso não esteja, espere mais 5 minutos.

Doce de arroz integral

Uma receita que você não pode deixar de fazer na época junina! O segredo desse arroz doce saudável é prepara-lo com 200ml de leite desnatado e 200ml de leite de coco. Adoce com 3 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo e duas canelas em pau. Quando levantar fervura, desligue o fogo e adicione 2 colheres de creme de leite.

Sirva quente com canela polvilhada ou leve à geladeira para consumir geladinho.

Galinhada

Essa é uma receita ótima para quem quer fazer um verdadeiro prato de domingo.

Veja as dicas para fazer essa comida saborosa:

Primeiramente você deve deixar a refeição cozinhando em fogo médio durante 5 minutos com a panela fechada, coloque o restante dos ingredientes e mantenha a tampa semiaberta por 15 minutos e em seguida tampe corretamente por 20 minutos ou para que toda a água seque.

Rende 3 porções e é possível deixar no congelador durante 20 dias.

Torta de arroz integral

Chegou a incrível torta salgada de frango! O arroz integral entra na massa da torta, provando mais uma vez o quanto ele é versátil.

Você vai bater no liquidificador: 1 xíc. e meia de leite, um ovo, uma colher de sopa de manteiga, 3 xícaras de chá de arroz integral cozido, 5 colheres de sopa de farinha de arroz, 1 colher de chá de fermento e sal a gosto.

Disponha metade da massa homogênea no fundo da forma sem furo e untada. Ponha o recheio de frango desfiado em cima e cubra com o restante da massa de arroz. Deixe no forno por mais ou menos 45 min em 180º. Bom apetite!

À grega

O modo à grega é perfeito para ocasiões festivas, ele é colorido, delicioso e combina bastante com aqueles assados natalinos ou com salada de folhas verdes.

A vagem, o pimentão amarelo e a cenoura são os três responsáveis pelas cores do prato, o que torna o arroz muito mais charmoso e saboroso.

Além disso, uma boa ideia é adicionar uva-passa para dar um sabor agridoce, nozes para dar um toque crocante e cebolinha para finalizar.

Ao sugo

Sua receita de arroz integral com grão de bico ao molho sugo vai ser mais um sucesso da sua casa.

Modo de preparo: em uma panela, refogue a cebola e o alho, coloque três tomates picados, uma colher de chá de sal, páprica e cúrcuma. Cozinhe por 3 a 4 minutos.

Junte o arroz e uma quantidade de água suficiente para cobrir os ingredientes, adicione o sal novamente e deixe a panela tampada por cerca de 5 min. para a água diminuir para a metade.

Adicione o grão de bico cozido, misture, verifique o sal novamente e tampe até que o arroz chegue ao ponto desejado. Salpique orégano e sirva!


Agora que você aprendeu como fazer arroz integral sem nenhum segredo com a nossa seleção das melhores receitas, corra e faça aí na sua casa. Saia da mesmice e surpreenda quem você ama com essa refeição saudável e gostosa.

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