Cebola Caramelizada & Ótimas Variações Para Dar Mais Sabor Aos Pratos

Um coringa para subir o nível de suas receitas com um sabor incrível.
Cebola Caramelizada & Ótimas Variações Para Dar Mais Sabor Aos Pratos Brent Hofacker / Shutterstock.com

Caramelizar uma cebola, nada mais é do que cozinhá-la até alcançar a máxima do seu açúcar e sabor. Além da aparência, o gostinho doce também encanta a todos.

É um tipo de alimento versátil, uma vez que complementa variadas receitas.

Com tantos requisitos incríveis, não poderíamos deixar de dividir com você essa receita de cebola caramelizada que é um show de gostosura. E depois dela, separamos mais algumas ótimas opções para você variar ao máximo!

Receita de Cebola Caramelizada Para Hambúrguer Simples e Fácil: Saiba Como fazer

Rendimento
4 porções
Preparação
50 min
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 5 cebolas médias

Modo de preparo

  • Corte as cebolas ao meio e depois em fatias grossas.
  • Coloque as cebolas em uma frigideira grande com um fiozinho de óleo.
  • Mexa as cebolas o tempo todo, em fogo médio-baixo, até que caramelizem, o que leva cerca de 50 minutos.

2º. Com barbecue e mel para cachorro-quente

autor: Achegue-se!

É noite do cachorro-quente e está sem ideias para incrementar os molhos, comes e bebes? Fica assim não! O Sabor na Mesa te salva com essa dica especial de cebola caramelizada com barbecue e mel. Aprenda agora mesmo!

Deixe-a bem fina e leve ao fogo para dourar, após acrescente o molho e, finalize com o mel.

Caso tenha melaço de cana em casa, você pode utilizar sem receios.

3º. Com açúcar mascavo e shoyu

autor: Receita Monta Encanta

A versão que vos apresento é exclusivamente orgânica e cheia de vantagens. Ela usa o açúcar mascavo, que contém vitaminas e minerais – por isso, sua cor é marrom ou dourada.

Use manteiga, uma frigideira de fundo grosso, shoyu e açúcar. O último item acelera o aspecto caramelizado. Mexa em fogo baixo por cerca de 30 minutinhos e pronto, suas cebolas caramelizadas estão no ponto. Lembre-se: não corte as cebolas muito finas e use fogo baixo para não queimar.

Para esta receita, se quiser, dá para substituir a manteiga por azeite ou óleo de coco. Veja as dicas no vídeo. Fica ótimo em um delicioso hambúrguer caseiro.

4º. Em geleia

autor: Canal Agridoce

Ótima para mergulhar aperitivos de queijo com presunto, acompanhar lombo suíno, cordeiro e peixes em geral, a geleia de cebola caramelizada é característica pela sua cremosidade.

Corte-a em anéis, acrescente vinho, azeite balsâmico e colheres de sopa de molho shoyu. Ferva em fogo baixo e fique de olho para secar. Se você usar um pouquinho de manteiga para caramelizar, fica uma delícia! Fique de olho na cebola para evitar que queime.

No vídeo também ensina a montar os petiscos, clica e se divirta!

5º. Em farofa

autor: Presunto Vegetariano

Separe uma panela antiaderente, algumas pitadas de sal e muito amor e carinho, que essa farofinha merece! Em apenas 1 minuto de tutorial você aprende a preparar essa beldade.

Lembre-se: o método de refogar só termina quando a cor amarronzada aparecer. As cebolas em fatias ficam deliciosas, a cebola caramelizada é muito boa.

Para melhorar, o alho e a mandioca torrada, em conjunto com os condimentos são cruciais na formação do prato.

6º. Com açúcar normal (refinado)

autor: Larica na brasa

Há quem diga que cebola caramelada sem açúcar é melhor, mas tem também o time dos apaixonados por açúcar. E essa opção vai para eles: os açucarados. Veja também como essa versão fica muito bem no dia a dia.

Dicas para não errar nada dessa receita: use tanto óleo quanto manteiga, o primeiro ingrediente ajuda o segundo a não queimar. Corte bastante cebola, pois o seu tamanho reduz ao final do cozimento.

Se tiver uma carne desfiada e defumada, sirva junto, pois é o match perfeito! Você não vai resistir a essa sua receita!

7º. Com arroz, árabe

autor: Erick Jacquin

O chef Erick Jacquin é que vai te ensinar o passo a passo dessa iguaria com requinte natalino. Fora a própria protagonista dessa lista, essa refeição é composta por lentilha e um arroz soltinho.

O tablete de tempero sabor legumes fica a seu gosto. Indicamos que use os condimentos de sua preferência.

Aqui o tempo corre a seu favor, enquanto um item carameliza, o outro já pode ir ao fogo para cozinhar. Veja na íntegra!

8º. Crocante

autor: Cozinha Técnica

Também chamada de crispy, essa opção possui o que os senhores e a senhoras procuram num dia corrido de verão: crocância e rapidez no preparo.

Atingir tal forma é tranquilo, basta fritar as fatias finíssimas de cebola de maneira totalmente imersa. Espere o óleo esquentar para iniciar a fervura.

Cada porção leva de 7 a 8 minutos, então fica de olho para não torrar essa receita.

9º. Cebola Roxa Com frango

autor: Ajudinha na Cozinha

Que tal uma ajudinha na cozinha? O vídeo acima te mostra o passo a passo de como preparar frango e consumi-los com a textura macia da estrela desse artigo.

Tempere os filés de acordo com seu paladar e frite-os até dourar. No segundo passo, derreta a margarina sem deixar queimar ao fogo médio e adicione cebolas roxas em rodelas.

O segredo é dissolver o açúcar e depois acrescentar as cebolas já pré-cozidas, assim o sabor é mais acentuado. É uma bela combinação com cebola caramelizada.

10º. Molho vegano

autor: Receitas Veganas Fáceis

Ao todo, são sete ingredientes: creme vegetal, molho shoyu, cebola, amido de milho, água, pimenta-do-reino e sal. Os últimos dois são a gosto do freguês.

Essa versão saudável e apetitosa, deve ser servida quente e pode complementar outros pratos veganos, como hambúrguer e bife.

O vídeo acima ensina essa e outras receitinhas maravilhosas. Acesse já!

11º. Low Carb

autor: Receitas que amo

Aos fanáticos por academia e dieta low carb, essa opção é a ideal. Básica, rápida e tem 1001 utilidades. Corte ao meio a cebola de sua preferência, mas não retire a parte da raiz, assim ela não se desfaz no forno.

O molho contém azeite, molho inglês, mostarda em grãos, mel, aceto balsâmico, sal e pimenta-do-reino. Misture e espalhe o conteúdo sobre as cebolas.

O diferencial é que é tudo assado no forno a 200ºC por 20 minutos. Você pode deixar por mais tempo se desejar.

12º. Na cerveja

autor: RANGO

A cervejinha dos dias de sol pode ter outra atribuição, sabia? Nessa cebola caramelizada, ela é parte importante da caramelização e da cor final do prato.

O canal Rango é responsável pelas instruções dessa divindade culinária. Atente-se ao checklist: fogo baixo, fatias finas, manteiga derretida, breja de costume e cozimento perfeito. Deu fome, né?

13º. Com Coca-Cola

autor: Pizza Maker

Tem coisa que o universo fica em dúvida, uma delas com certeza é se a cebola caramelizada tem combinação de fato com o refrigerante Coca-Cola. Mas essa o Sabor na Mesa responde: fica para lá de bom, meu rei e minha rainha!

Não precisa de muita Coca-Cola, a não ser que vá preparar o prato em grandes quantidades. Ela é inserida depois que a cebola pegar aquele bronze.

Mexa tudo até engrossar e parecer um caramelo. É real, sem erro e oficial. Um sabor irresistível.

Curtiu a lista? Faça sua escolha predileta, corre para o fogão e comenta aqui embaixo qual foi o resultado. Agora já sabe como fazer cebola caramelizada.

poste no pinterest esta imagem de receita de cebola-caramelizada

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.