13 Receitas de Cebola Caramelizada para dar mais sabor aos pratos

  • Um coringa para subir o nível de suas receitas com um sabor incrível.
Publicado em Acompanhamento

Caramelizar uma cebola, nada mais é do que cozinhá-la até alcançar a máxima do seu açúcar e sabor. Além da aparência, o gostinho doce também encanta a todos. É um tipo de alimento versátil, uma vez que complementa variadas receitas.

Com tantos requisitos incríveis, não poderia faltar uma seleção de receita de cebola caramelizada simples e fácil de preparar. É possível servi-la no café, almoço e jantar. Descubra abaixo como!

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest está imagem

receita de cebola caramelizada simples Para hambúrguer e lanche: Como fazer

Alguém disse hambúrguer? Hummmmmmmm, que delícia! Se você também concorda, imagina ele mesclado à cebola caramelizada molinha e deliciosa. Fica uma maravilha!

Para chegar na medida certa, é preciso cortar a cebola nem tão fina nem tão grossa e mexê-la até evaporar todo o líquido.

Anúncio
Continue lendo abaixo

O processo completo leva 35 minutos e a adição de açúcar fica a seu critério.

Com barbecue e mel para cachorro quente

É noite do cachorro-quente e está sem ideias para incrementar os comes e bebes? Fica assim não! O Sabor na Mesa te salva com essa dica especial de cebola caramelizada com barbecue e mel.

Deixe-a bem fina e leve ao fogo para dourar, após acrescente o molho e, finalize com o mel.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Caso tenha melaço de cana em casa, você pode utilizar sem receios.

Com açúcar mascavo e shoyu

A versão que vos apresento é exclusivamente orgânica e cheia de vantagens. Ela usa o açúcar mascavo, que contém vitaminas e minerais – por isso, sua cor é marrom ou dourada.

Use manteiga, uma frigideira de fundo grosso, shoyu e açúcar mascavo. O último item acelera o aspecto caramelizado. Mexa por uma média de 30 minutos e pronto, suas cebolas caramelizadas estão no ponto.

Se quiser, dá para substituir a manteiga por azeite ou óleo de coco. Veja as dicas no vídeo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Em geleia

Ótima para mergulhar aperitivos de queijo com presunto, acompanhar lombo suíno, cordeiro e peixes em geral, a geleia de cebola caramelizada é característica pela sua cremosidade.

Corte-a em anéis, acrescente vinho, azeite balsâmico e colheres de sopa de molho shoyu. Ferva em fogo baixo e fique de olho para secar.

No vídeo também ensina a montar os petiscos, clica e se divirta!

Em farofa

Separe uma panela antiaderente, algumas pitadas de sal e muito amor e carinho, que essa farofinha merece! Em apenas 1 minuto de tutorial você aprende a preparar essa beldade.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Lembre-se: o método de refogar só termina quando a cor amarronzada aparecer.

O alho e a mandioca torrada, em conjunto com os condimentos são cruciais na formação do prato. 

Com açúcar normal (refinado)

Há quem diga que cebola caramelizada sem açúcar é melhor, mas tem também o time dos apaixonados por açúcar. E essa opção vai para eles: os açucarados.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Use tanto óleo quanto manteiga, o primeiro ingrediente ajuda o segundo a não queimar. Corte bastante cebola, pois o seu tamanho reduz ao final do cozimento.

Se tiver uma carne desfiada e defumada, sirva junto, pois é o match perfeito!

Com arroz, árabe

O chef Erick Jacquin é que vai te ensinar o passo a passo dessa iguaria com requinte natalino. Fora a própria protagonista dessa lista, essa refeição é composta por lentilha e um arroz soltinho.

O tablete de tempero sabor legumes fica a seu gosto. Indicamos que use os condimentos de sua preferência.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Aqui o tempo corre a seu favor, enquanto um item carameliza, o outro já pode ir ao fogo para cozinhar. Veja na íntegra!

Crocante

Também chamada de crispy, essa opção possui o que os senhores e a senhoras procuram num dia corrido de verão: crocância e rapidez no preparo.

Atingir tal forma é tranquilo, basta fritar as fatias finíssimas de cebola de maneira totalmente imersa. Espere o óleo esquentar para iniciar a fervura.

Cada porção leva de 7 a 8 minutos, então fica de olho para não torrar essa receita.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Cebola Roxa Com frango

Que tal uma ajudinha na cozinha? O link acima te mostra o passo a passo de como preparar frango e consumi-los com a textura macia da estrela desse artigo.

Tempere os filés de acordo com seu paladar e frite-os até dourar. No segundo passo, derreta a margarina sem deixar queimar ao fogo médio e adicione cebolas roxas em rodelas.

O segredo é dissolver o açúcar e depois acrescentar as cebolas já pré-cozidas, assim o sabor é mais acentuado.

Molho vegano

Ao todo, são sete ingredientes: creme vegetal, molho shoyu, cebola, amido de milho, água, pimenta-do-reino e sal. Os últimos dois são a gosto do freguês.

Essa versão saudável e apetitosa, deve ser servida quente e pode complementar outros pratos veganos, como hambúrguer e bife.
O vídeo acima ensina essa e outras receitinhas maravilhosas. Acesse já!

Low Carb

Aos fanáticos por academia e dieta low carb, essa opção é a ideal. Básica, rápida e tem 1001 utilidades. Corte ao meio a cebola de sua preferência, mas não retire a parte da raiz, assim ela não se desfaz no forno.

O molho contém azeite, molho inglês, mostarda em grãos, mel, aceto balsâmico, sal e pimenta-do-reino. Misture e espalhe o conteúdo sobre as cebolas.

O diferencial é que é tudo assado no forno a 200ºC por 20 minutos. Voê pode deixar por mais tempo se desejar.

Na cerveja

A cervejinha dos dias de sol pode ter outra atribuição, sabia? Nessa variação ela é parte importante da caramelização e da cor final do prato.

O canal Rango é responsável pelas instruções dessa divindade culinária. Atente-se ao checklist: fogo baixo, fatias finas, manteiga derretida, breja de costume e cozimento perfeito. Deu fome, né?

Com Coca-Cola

Tem coisa que o universo fica em dúvida, uma delas com certeza é se a cebola caramelizada tem combinação de fato com o refrigerante Coca-Cola. Mas essa o Sabor na Mesa responde: fica pra lá de bom, meu rei e minha rainha!

Não precisa de muita Coca-Cola, a não ser que vá preparar o prato em grandes quantidades. Ela é inserida depois que a cebola pegar aquele bronze.

Mexa tudo até engrossar e parecer um caramelo. É real, sem erro e oficial. Um sabor irresistível.


Curtiu a lista? Faça sua escolha predileta, corre para o fogão e comenta aqui embaixo qual foi o resultado. Agora já sabe como fazer cebola caramelizada.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.