17 Receitas de Berinjela no Forno Assada para incorporar o legume no dia a dia

  • Desde os pratos principais para o almoço aos lanches e até aos petiscos, a praticidade e o sabor das receitas de berinjela vão agradar você e toda a sua família.
Publicado em Acompanhamento
17 Receitas de Berinjela no Forno Assada  para incorporar o legume no dia a dia  Timolina / Shutterstock.com

A berinjela é um legume de origem Indiana muito usado na nossa culinária por sua versatilidade. Pode ser combinada com inúmeros ingredientes e feita de várias formas, além de ter uma ótima absorção de tempero.

O legume é ainda saudável e nutritivo. Sua composição conta com alto teor de ácido fólico, vitamina responsável pelo controle da anemia. Além de fibras solúveis que favorecem a perda de peso e propriedades anti inflamatórias, que garantem a melhora da circulação sanguínea.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Tudo isso mostra o porquê da berinjela ser incorporada na sua dieta. Para isso, listamos 17 receitas de berinjela no forno que, além de práticas, são saborosas e, com certeza, vão agradar a todos os paladares. Experimente e bom apetite!

poste no pinterest esta imagem de receita berinjela no forno assada

Receita de Berinjela no Forno Assada Recheada Fácil: Como Fazer

Nessa receita de berinjela recheada o recheio aqui fica por conta da carne, de sua preferência, bem temperada.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Prepare a carne com a polpa da berinjela, a cebola e o tomate. Tempere com orégano, pimenta do reino, páprica picante e sal a gosto. Depois de rechear a berinjela coloque catupiry e mussarela por cima. Não tem como não gostar, não é mesmo?

Empanada

Essa receita de berinjela empanada é fácil e fica bem crocante. Modo de preparo: Em uma tigela, ponha dois ovos, sal, leite, tempero baiano e páprica doce.

Bata a mistura até formar um creme e acrescente, aos poucos, farinha de trigo e azeite.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Passe as berinjelas, sem casca, cortadas em rodelas finas e temperadas com sazón na mistura e leve ao forno para assar durante 40 minutos.

Enroladinho

Esse enroladinho de berinjela ao forno é uma ótima dica para o prato principal do domingo. A receita é saborosa e fica uma linda apresentação.

Aqui, o recheio do enroladinho é feito com uma massa que leva mussarela de búfalo, arroz cozido, maionese, tomatinho e presunto.

Ao molho tahini

Típico do oriente médio, o molho tahini tem um sabor único e vai bem com tudo, sejam carnes, saladas ou legumes.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Nessa receita fazemos a berinjela de forno ao molho tahini, o qual é composto por limão, molho tahini industrializado, água, sal e pimenta do reino.

kibe

Essa receita de berinjela ao forno é vegetariana e muito saborosa.

Usamos aqui uma combinação de berinjela picadinha com trigo para kibe, aquecidos em uma panela e temperados com hortelã, amêndoas, cebola, limão, azeite, sal e pimenta. 

Lasanha

A lasanha clássica dos almoços de domingo em família de uma forma mais saudável.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Nessa receita substituímos o clássico macarrão de lasanha pela berinjela temperada e fatiada.

O recheio fica por conta da ricota e do molho de tomate. Essa receita vai ser o prato preferido da sua família.

Três ingredientes

Se alimentar bem pode ser barato e gostoso. Nessa receita, usamos apenas 3 ingredientes: Berinjela, ovos e queijo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

O diferencial fica por conta do mix de temperos: sal, alho desidratado, pimenta caiena e do reino e páprica a gosto.

Com molho branco

Essa delícia vai ser uma das suas receitas favoritas. O preparo: Em uma frigideira, refogue uma cebola e 3 dentes de alho. Acrescente 2 caixas de creme de leite e tempere.

Misture bem e acrescente 1 xícara de queijo mussarela e 1 xícara de queijo parmesão ralado. Mexa até o queijo derreter. Na travessa, já com as berinjelas assadas, acrescente o molho e deixe no forno até gratinar e está pronto.

Com carne moída

Esse recheio é especial. Passo a passo: Em uma panela refogue a carne moída no alho e na cebola, tempere com sal, pimenta, orégano e tempero para carne. Acrescente batatas e cenouras picadinhas, cheiro verde e extrato de tomate.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Em uma assadeira, coloque o molho de tomate e cubra com as berinjelas, já fatiadas e temperadas, acrescente a carne moída pronta e repita o processo até cobrir toda a travessa. Finalize com queijo mussarela e leve ao forno por 30 minutos, já pré aquecido a 200º.

Low carb

A dieta low carb consiste em reduzir o consumo de carboidrato nas refeições, visto que este é uma das fontes mais calóricas para o nosso corpo.

Nessa receita, a berinjela de forno é recheada e suas calorias combinam com a de uma refeição completa e saudável.

Chips

Quem não ama chips, não é mesmo? Essa é a versão do chips vegano.  Você pode usar berinjela a gosto. Modo de preparo: Corte a berinjela bem fininha, já que quanto mais transparente mais crocante.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Em seguida, deixe em uma tigela com água e sal por 30 minutos. É só temperar e assar.

Caprese fit

Nessa receita de berinjela de forno adaptamos a tradicional salada caprese, típica da ilha de Capri.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A salada é composta por mussarela, tomate e manjericão. Usamos os mesmos ingredientes mas a base é feita com a berinjela fatiada e temperada com azeite, alho, sal e pimenta. É uma delícia.

Com legumes e frango

Essa receita de berinjela assada é a dica para um almoço super saudável, gostoso e barato.

Usamos aqui abobrinha, tomate e berinjela cortados em rodelinhas, assim como o peito de frango temperado com sal, pimenta, cominho e páprica.

É só levar para assar com um fio de óleo e se deliciar.

Antepasto

De origem italiana, o antepasto de berinjela é uma refeição para ser servida antes do prato principal, com o intuito de abrir o apetite para os próximos pratos. Esta receita é prática.

Como preparar: todos os ingredientes são colocados na assadeira picados em cubinhos: pimentão amarelo e vermelho, berinjela e cebola temperados com alho, sal, açúcar, azeite e orégano. Acrescenta se uvas passas e azeitonas e leve para assar.

Está pronto para ser servido.

Salada

A salada de berinjela de forno é a opção para quem tem resistência à dieta com legumes, já que deixa os legumes mais suculentos.

Ingredientes: 2 berinjelas, 2 cebolas e 2 pimentões. Como fazer: Corte os ingredientes em fatias e leve para uma travessa.

Em seguida, tempere com 4 colheres sopa de azeite, ½ xícara de chá de vinagre, ½ xícara de chá de água, orégano e sal a gosto. Asse por cerca de 40 minutos.

Com bacon

O bacon não poderia ficar de fora dessas receitas. Não é mesmo? Ele cai bem em qualquer hora do dia, desde o café da manhã acompanhado de ovos ao jantar incrementando o sabor da berinjela.

Seu sabor único e marcante é agradável ao paladar, além de ser uma ótima fonte de proteína, desde que consumido moderadamente.

Omelete

Essa é a dica para os almoços rápidos e deliciosos. É um prato comum entre os brasileiros por ser econômico, fácil de preparar e nutritivo.

O tradicional é feito com ovo e queijo, nesta receita incrementamos com berinjela, pimentão, tomate, cebola e azeitona.


Com todas essas dicas, combinações e explosões de sabores, você não pode deixar de experimentar a berinjela no forno.

Das combinações mais FIT as mais encorpadas, você passa ainda pelas receitas econômicas, com a garantia que todas tem um ótimo sabor e são benéficas para a saúde.

É um prato que vai encantar o seu paladar e o da sua família. Se jogue na cozinha!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.