A Melhor Batata Rústica na Airfryer do Mundo

  • A receita dos sonhos: prática, saborosa e saudável
Publicado em Acompanhamento

Batatas são deliciosas de todas as maneiras, mas as rústicas possuem um sabor especial, levam poucos ingredientes e podem ser servidas como acompanhamento de diversos pratos do cotidiano ou até mesmo naqueles dias mais especiais, extremamente versátil. Além de servirem de petisco.

A Batata Rústica na Airfryer é um opção que conquistará sua família e amigos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Vamos aprender como se faz.

poste no pinterest esta imagem

A Melhor Batata Rústica na Airfryer: como fazer

Quantidade
4 Porções
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

4
Batatas
Sal
a gosto
Orégano
a gosto
Chimichuri
a gosto
Azeite

Modo de preparo

1

Preparando a batata

  1. Para realizar essa receita não é necessário descascar as batatas, no entanto, lave bem. Procure retirar a sujeira e os agrotóxicos que possam estar acumulados nelas. retirar as partes que estiverem com defeitos e secar.
  2. Em seguida, corte enviesado para produzir fatias grossas em formato de meia lua e coloque em uma tigela.
2

Vamos temperar!

  1. Adicione os temperos e regue-os com azeite. Se na sua casa não tiver chimichuri, pode utilizar apenas orégano ou acrescentar manjericão, alecrim e tomilho.
3

Hora de fritar

  1. Coloque as batatas na cesta da airfryer e espalhe-as bem. Evite colocar muitas batatas de uma só vez, pois elas podem acabar murchando.
  2. Ajuste a temperatura para 200°C e asse na arifryer por 15 minutos.

Receita pronta! Já dá até pra sentir o aroma! Agora é só servir

Anúncio
Continue lendo abaixo

Veja também nossa lista de batata frita sensacional com várias opções. Temos ainda a batata rústica com alecrim, a receita de batata rústica frita e a batata palha caseira simples e fácil. E a tradicional batata frita na air fryer.

Dica:

  • Aqueça um pouco a fritadeira antes de colocar, quando o alimento cair nela deve chiar de imediato, esse é o sinal de que está suficientemente quente.

Qual a melhor batata para fritar?

As melhores batatas para fritar são as Asterix, elas se destacam pela casca avermelhada e são fáceis de reconhecer.

As do tipo Baraka também fritam certinho devido à pouca quantidade de água que possuem e são muito fáceis de encontrar em supermercados, pois a umidade da batata é um dos principais fatores que fazem com que ela murche.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Não encontrou nenhum desses tipos? Não tem problema, experimente com a que tiver na sua casa. Também vale muita a pena.

Importante!

  • Não cubra as batatas com pano, papel toalha ou papel alumínio, isso fará com que elas percam a crocância, deixe-as de um modo que o ar possa circular.

Como deixar a batata mais sequinha e leve?

Você pode deixar de molho na cerveja por um período entre 10 e 15 minutos ou ferver por cinco minutos. Assim que tirar da fervura pare o cozimento jogando água da torneira para esfriá-las. Adicionar um pouco de amido de milho ajuda a deixar crocante.

Melhores molhos para comer com batata rústica

  • Molho de Alho

Para fazer você vai precisar de 2 dentes de alho assados e amassados, sal, azeite, ¼ de limão, 1 colher de sopa de maionese e salsinha a gosto. Misture tudo e seu molho estará pronto.

  • Molho de Mostarda e Mel

Impossível encontrar alguma coisa mais fácil de fazer para acompanhar as batatas. Separe 3 colheres de sopa de óleo, 2 de mostarda e 2 de mel. Mexa e sirva.

Anúncio
Continue lendo abaixo
  • Molho Picante

Esse molho é um pouco mais trabalhado e para aqueles corações fortes amantes do sabor apimentado. Para fazê-lo você deve usar 1 colher de sopa de páprica picante, 2 de molho shoyu, 1 de vinagre e 2 de azeite, além de 400g de molho de tomate e ½ xícara de açúcar demerara ou mascavo. Doure a cebola e acrescente açúcar para caramelizar. Em seguida junte os outros ingredientes e deixe a páprica por último para poder ir controlando o quão apimentado vai ficar o molho. Cozinhe entre 10 e 15 minutos, espere o molho reduzir um pouco e desligue.

Importante!

  • Não precisa usar azeite extra virgem em preparos que irão ao fogo, pois quando é aquecido, ele perde suas propriedades. Portanto, um apenas virgem já é suficiente.

Dicas de acompanhamentos

Assim como a receita fica boa com alguns molhos, ela compõe pratos deliciosos quando combinada com carnes e queijos. Então, escolha suas preferidas e fique à vontade para criar. Experimente com bacon, frango, maminha e bife acebolado.

Como requentar sua receita?

Naqueles momentos raros em que sobra batata ou em dias nos quais os convidados demoram a chegar, não é preciso comer esse prato frio. Esquentar as batatas é perfeitamente possível. Para isso, pré-aqueça sua fritadeira elétrica a uma temperatura de 180°C durante em média 4 min e coloque-as. Aguarde 2 min, sacuda, para mexer um pouco, e aguarde mais 3 min antes de tirar da airfryer.

Importante!

  • Evite utilizar o micro-ondas para requentar batatas rústicas, isso funciona ainda para as fritas, esse aparelho costuma fazer com que murchem. Se a sua casa não possui uma airfryer, use uma frigideira para fazer isso.

A batata rústica fica ruim quando esfria?

O que ocorre é que após esfriar ela perde a crocância. Então, se o que você pretende é armazenar uma maior quantidade para fornecer para eventos ou para uma festa própria, então, a dica é pré-assar e só depois fazer a finalização no forno.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Qual o tempo de validade desta receita?

Guarde por até 4 dias na geladeira.

Estou sem airfryer, dá pra fazer de outro jeito?

Dá sim. É possível utilizar o forno para assá-las. Nesse caso, forre uma forma com papel alumínio e jogue alguns fios de óleo. Em seguida, organize as batatas e cubra com outro pedaço de papel.

Não precisa cobrir todo o fundo da assadeira, mas use o suficiente para evitar grudar. Se ainda assim algumas grudarem, espere esfriar, isso ajuda a soltar facilmente.

Quantas usar?

Bem, isso vai depender do apetite dos seus convidados. Mas, no geral, uma batata por pessoa é suficiente.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Posso fazer com batata doce?

Sim. No entanto, esse tipo de tubérculo necessita de uma maior quantidade tempo na fritadeira.

Posso congelar esse prato?

Para congelamento é melhor apenas pré-assar a batata e colocar sal. Depois esfrie e deixe no freezer por 24 horas, transferindo em seguida para um saco de plástico. Retire todo o ar e volte com elas para o congelador. Deixe até 3 meses. É recomendável deixar para temperar depois de descongeladas, no momento da finalização. E lembre-se, para que o congelamento ocorra de modo eficiente, não use mais de 75% do espaço do freezer.

É um execelente forma de fazer batata, fique por dentro de todas as dicas. Por mais receitas como essas siga-nos nas redes sociais.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.