A Melhor Batata Rústica Assada no Forno com Alecrim

Além de saudável, essa receita é muito saborosa e de fácil preparo!
Publicado em Acompanhamento
A Melhor Batata  Rústica Assada no Forno com Alecrim

Apesar de parecer difícil conseguir fazê-la em casa de uma forma simples e que fique saborosa e crocante como a dos restaurantes, nós temos a receita perfeita para que você consiga se deliciar sem precisar sair de casa.

E o melhor de tudo: é assada no forno! Mais saudável do que a frita que faz a cabeça de todas as pessoas que eu conheço. Aprenda agora a fazer a Receita de Batata Rústica mais incrível que já provou.

Receita de Batata Rústica Assada: como fazer

Quantidade
1 Porções Grande
Preparação
60 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

1 kg
de batatas lavadas e secas (cerca de 6 batatas médias)
Azeite
de oliva
1
colher de chá de sal
Pimenta
do reino
Alecrim
a gosto
Páprica
doce ou páprica picante a gosto
Dentes de alho
amassados (opcional)
Queijo
parmesão ralado

Modo de preparo

1

Preparando as batatas

  1. Enquanto for separar os ingredientes, não esqueça de pré-aquecer o forno a 200ºC por pelo menos 15 minutos.
  2. Após lavar e secar, corte as batatas rústicas em quatro partes da seguinte forma:
  3. No meio, verticalmente (no sentido de seu comprimento);
  4. Corte as fatias no meio novamente, no mesmo sentido que foi feito anteriormente.

Caso preferir, elas poderão ser cortadas de outras formas. Aconselho que não corte fatias muito grossas, pois isso aumenta o tempo de preparo.

2

Vamos fazer o tempero

  1. Coloque as batatas em um refratário e regue com azeite. Não tenha medo de exagerar! O azeite de oliva dá um sabor especial ao prato, fazendo com que seu sabor se assemelhe ao das famosas (e gordurosas) batatas fritas, mas com a vantagem de terem sido preparadas de uma forma mais saudável.
  2. Polvilhe o sal, a pimenta do reino, o alecrim e a páprica por cima. Misture bem com as mãos ou com uma colher, até que o tempero esteja espalhado por todas as fatias de batatas.
  3. Passe o conteúdo do refratário para uma assadeira média untada com azeite e posicione as batatas com as cascas viradas para baixo.
  4. Finalize com o toque especial da receita: queijo ralado. Pode ser utilizado o queijo parmesão ou outro queijo de preferência, desde que seja ralado para não mascarar o sabor dos outros temperos.
3

Hora de assar

  1. Leve a forma ao forno quente. Não é necessário cobrir com papel alumínio. Você deixará assando por aproximadamente 40 minutos.
  2. Depois de 30 minutos, abra o forno e fure uma batata e veja se estão macias por dentro e crocantes por fora. Isso te ajudará a determinar o tempo de preparo, conforme a preferência do seu paladar! Quanto mais tempo ficar no forno, mais crocante irá ficar.
  3. Sirva em um refratário ou prato.

Veja também um super versão de batata rústica frita, outra na air fryer e uma seleção incrível de batata frita crocante e sequinha. Alé da clássica batata frita na airfryer.

Dicas:

  • Cortes finos ficam prontos mais rápidos, enquanto cortes muito grossos demoram mais tempo para ficarem prontos. Adeque o corte ao tempo que você tem disponível para preparo.
  • A pimenta do reino moída na hora libera todo seu aroma, o que deixa a receita mais saborosa. A pimenta previamente moída ou em pó perde seus óleos essenciais, oxida e fica sem sabor.
  • Caso queira comer sem as cascas, pode fazer sem. Também fica muito gostoso.
  • Para os amantes de comidas picantes: usem páprica picante. Caso contrário use páprica doce.
  • A páprica pode ser substituída por colorau para dar o tom avermelhado e no lugar do alecrim você pode usar tomilho ou orégano. Se não tiver azeite de oliva em casa, poderá usar óleo de cozinha comum.
  • A receita sem queijo fica saborosa. Pode ser usado outros tipos de queijo.
  • Coloque dentes de alho inteiros (com casca) para assar junto. O aroma irá incorporar o sabor.
poste no pinterest esta imagem

Posso armazenar?

Quem já possui cerca experiência na cozinha ou já tentou guardar para comer mais tarde sabe que as batatas, depois de cozidas, fritas ou assadas, quando não são consumidas na hora de seu preparo, mudam um pouco de sabor e ficam menos saborosas. É uma decepção para quem planeja comer novamente em outra refeição colocar as batatas requentadas na boca.

A explicação cientifica da causa dessa mudança de sabor é a modificação da textura. O alimento, que está cheio de amido, só tem um sabor agradável enquanto estiver hidratada. Quando esfriam, a água que está presente na refeição sai e a deixa com aspecto mole e encharcado.

Um jeito de facilitar e adiantar seu preparo é deixar as batatas cortadas no formato desejado, imersas em um pote tampado com água gelada e duas colheres de chá de vinagre dentro da geladeira. Para facilitar, deixe os temperos em pó todos juntos dentro de um potinho. Assim a refeição estará bem planejada e seu preparo será mais rápido.

Qual a validade?

A validade é 4 dias na geladeira. Porém, conforme foi dito anteriormente, elas não estarão mais saborosas.

Por que ficou mole?

Caso não fique crocante, pode ser que você tenha colocado pouco azeite.

Concluindo

Esse lanche de acompanhamento entrou há alguns anos no cardápio das hamburguerias do Brasil de acompanhamento dos lanches. O prato foi ganhando espaço, se tornando presente em outros tipos de restaurantes e é tão apreciado, que hoje pode ser oferecido de petisco, prato principal ou acompanhamento das refeições do dia a dia.

O prato faz sucesso com a maioria dos paladares. É muito difícil encontrar alguém que rejeite. Essa receita possui um tempero especial que a deixa fantástica. Seja na hora do lanche, petisco ou no acompanhamento das principais refeições do dia, o sucesso é garantido!

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo e compartilhar a receita em suas redes sociais, principalmente no Pinterest.

Agora já sabe todos os segredos de como fazer batata rústica perfeita. Prepare essas batatas para sua família e aproveite.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.