15 Receitas de Batata Assada no Forno para refeições deliciosas

Uma seleção especial de receitas simples e práticas para o seu dia a dia.
Publicado em Acompanhamento
15 Receitas de Batata Assada no Forno para refeições deliciosas

A batata é um tubérculo muito comum na alimentação da maioria dos povos. Sem glúten, contém pouca gordura e vitaminas do complexo B e C. Além disso, possui importantes sais minerais como cálcio, potássio, fósforo e ferro. Estes nutrientes proporcionam mais força aos músculos e ossos de nosso corpo.

Por ser fácil de encontrar em nosso país, uma das formas mais saudáveis de prepará-la é assada. Os americanos costumam consumi-la desde o café da manhã!  A batata assada pode ser repleta de sabor, desde que você opte por boas receitas.

Separamos para você diversas opções de receita de batata assada no forno favoritas de muitas pessoas, que irão te ajudar com ideias que simplificam seu dia a dia.

poste no pinterest esta imagem

receita de batata assada no forno crocante: Como Fazer

Esta receita de batata assada é coringa para aquele dia tão atarefado em que você se pega com pouco tempo para preparar algo mais elaborado. O resultado e muito saboroso.

Assada, a batata é perfeita para acompanhar seu churrasco. Sal grosso, azeite de oliva, alguns temperos e pronto! Prepare as batatas, deixe cozinhar por alguns minutos.

Enquanto isso preaqueça o forno. Regue-as com um pouco de azeite, sal, temperos por cima e o resultado é uma batata mais crocante por fora e macia por dentro.

Fique de olho, a intenção é deixar aquela cor dourada maravilhosa. Gostou dessa receita? Veja mais algumas opções abaixo.

recheada com bacon e linguiça

Uma das mais saborosas é a forma recheada das batatas. A variedade de recheios possíveis é enorme! Uma simples colher de sopa lhe ajudará a rechear com facilidade.

No vídeo aprenda a fazer uma deliciosa combinação de bacon e linguiça. Alguns dentes de alho e pronto, sabor incrível!

Com arroz e saladas de couve flor por exemplo, carnes, aves, ou mesmo na forma de um prato principal, é uma preparação muito completa.

Leve ao forno pré aquecido alto por tempo suficiente para batatas mais crocantes, retire do forno e depois delicie-se. Por favor, não haverá arrependimentos!

rústica

Se você quer fugir um pouco do tradicional, eis o preparo perfeito. Com poucos passos, ninguém vai perder muito tempo na cozinha.

Sal, pimenta do reino e quem sabe alho: o modo de preparo é muito simples. Basta cozinhar um pouco na panela e depois transferi-la para o forno.

Também podem servir de acompanhamento a pratos de peixes e frutos do mar, ou um saboroso petisco. São ideais para várias ocasiões:  aniversários, Páscoa e até Natal e Ano Novo.

Ao final do vídeo ainda há um bônus: uma receita de molho de alho delicioso. Um combo difícil de resistir, não deixe de fazer!

no micro-ondas

Este eletrodoméstico já faz parte da vida de milhares de pessoas no Brasil. Ele tem várias funções, mas a mais utilizada é a de aquecer refeições rapidamente, ou preparar pipoca. No entanto, não é só isso que ele faz.

Imagina preparar um prato delicioso em pouco mais de 8 minutos? Agora você pode! E o resultado vai te surpreender. Delícias assim não se encontram em qualquer livro de receitas.

Batata assada com casca

Voce sabia que a casca da batata possui inúmeras propriedades nutricionais? É repleta de vitamina C, fibras e potássio, em quantidades importantes. Esses nutrientes ajudam na digestão e metabolismo das proteínas e carboidratos.

Por isso, quando for preparar batatas considere utilizar a casca. Para deixar o uso seguro, lave bem as batatas.

As cascas de batata são tão fininhas que mal é possível senti-las e assadas podem dar crocância extra ao seu prato.

com queijo

Queijo combina com tudo. Imagina então usá-lo como incremento a uma receita simples e rapidinha de fazer?

É o caso do vídeo acima, onde ele se torna praticamente o personagem principal. E o resultado visual do queijo gratinado e escorrendo também é incrível.

na Air Fryer

A Air Fryer entrou há alguns anos no mercado sendo uma alternativa às frituras. Sua proposta é preparar pratos parecidos com sua versão frita, porém sem utilizar óleo.

Com criatividade é possível preparar uma quantidade enorme de alimentos dessa forma. E claro, batatas também.

O tempo de preparo pode variar de acordo com a marca da sua fritadeira. Porém já adiantamos: é bem mais rápido que no forno e mais saudável e leve que frituras por imersão.

com molho branco

Essa versão traz o diferencial do molho branco no preparo. O resultado é muita cremosidade, e um visual de encantar os olhos.

O vídeo ensina a fazer o molho bechamel – popularmente chamado de molho branco. Porém nada impede que este já seja comprado pronto para pular etapas.

com maionese

Seguindo a linha da praticidade, esta versão traz a maionese para agregar sabor às nossas batatas. Com zero esforço se consegue algo bem diferenciado.

No entanto, apesar de diferente, esta versão nos ganha pela simplicidade dos ingredientes. Não há nada  rebuscado ou difícil de encontrar.

Capriche no acompanhamento e a chuva de elogios virá!

em rodelas

Já vimos diversas receitas diferentes de batata, e a batata assada em rodelas não pode ficar de fora. Além de ser levada ao forno, o gratinado a deixa com um visual de encher os olhos.

Não é preciso muito para que surpreenda a todos!

com alecrim

Há diversos temperos que combinam com batatas. Mas teste esta versão com alecrim que traz um aroma muito especial e faz com que se torne inesquecível.

Corte as batatas para que fiquem crocantes e asse-as por cerca de 40 minutos.

Batatas na churrasqueira

Se quiser aproveitar a grelha do churrasco, esta opção é perfeita. Ela precisa de um pouco mais de cuidado para ser preparada, mas a apresentação fica linda!

Além do mais, é perfeita para acompanhar aquela carne saborosa e salada. Não tem erro!

com manteiga

Já há algum tempo a ciência fez as pazes com a manteiga. Essa receita de batatas assadas com manteiga prova isso.

A combinação de batatas e manteiga é simplesmente deliciosa. Vale a pena investir nesse prato que apesar de simples, dá um diferencial e tanto no resultado final.

Descasque as batatas, pré aqueça o forno e use queijo parmesão para dar um sabor ainda melhor.

com frango

Batatas e frango formam aquela parceria de sucesso sempre. E esta batata assada ainda traz o bacon para dar um sabor extra.

Não levará nada mais que alguns minutos para preparar tudo e de quebra terá esta deliciosa opção à disposição.

com requeijão

O requeijão é outro ingrediente que dá um toque de leveza em qualquer preparação. Combinado com as batatas ele dá um resultado muito saboroso.

Com este passo-a-passo não é necessário muito para arrasar!


Tudo o que precisamos para a maioria destas receitas é de alguns dentes de alho, sal e pimenta, ramos de alecrim fresco ou outros temperos, colheres de sopa de azeite, queijo parmesão, uma panela, uma assadeira e forno pré-aquecido para assar as batatas.

E para te ajudar trouxemos mais receitas que muito livro de receita!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.