Saborosa Receita de Batata Ao Murro MAIS Variações Que Desmancham Na Boca

Elas podem ter um nome engraçado, mas o riso morre quando você tem a chance de prova-las! Essas batas amassadas têm um sabor próprio que conquista a todos.
Publicado em Acompanhamento
Saborosa Receita de Batata Ao Murro MAIS Variações Que Desmancham Na Boca teleginatania / Shutterstock.com

Um alimento cheio de minerais e que dispensa gordura foi transformado em um dos side dishes mais populares nos restaurantes daqui, e pode ser feito por você.

Se você busca um acompanhamento que combina com carnes, peixes e frutos do mar, veio ao lugar certo! Veja só como fazer essa receita de batata ao murro que é super fácil e rápida de preparar. Caso queira também outras opções do que como rechear ou onde cozinha-la, dá uma olhada nas receitas mais abaixo.  

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-batata-ao-murro

A favorita: receita de batata ao murro com alecrim super perfumada: veja como fazer

Rendimento
1 kg de batatas
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • ½ colher (chá) de açafrão da terra
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • 1kg de batatas bolinha
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola em fatias
  • Alecrim a gosto
  • Pimenta do reino
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  • Lave a quantidade de batatas em água corrente. Se possível, use uma escovinha para esfregar as cascas, retirando terra e outras sujeiras que ainda possam ter.

  • Numa panela grande, coloque 2 litros de água, salgue bem e cozinhe as batatas em fogo médio por tempo suficiente para que elas estejam macias, mas firmes.

  • Depois, escorra a água e seque as batatas com um pano de prato limpo.

  • Transfira as batatas bolinhas para uma tábua e dê um pequeno murro em cada uma. Uma vez que estão cozidas, elas vão estourar facilmente, então, aplique pouca força. O “murro” aqui é só para romper a casca e amassar um pouco.

  • Coloque uma frigideira para esquentar, adicione bastante azeite e entre com os dentes de alho inteiros. Quando ele fritar e aromatizar bem, acrescente as rodelas finas de cebola e refogue tudo junto por um minuto inteiro.

  • Adicione o açafrão e misture bem.

  • Entre com as batatas, mexa todos os ingredientes e tempere com sal e pimenta.

  • Agora deixe fritar para pegar sabor e até que as batatas estejam douradas.

  • Sirva em seguida.

Veja 15 receitas de batata ao murro para acompanhar as refeições:

Forno

A forma mais clássica de preparar essa receita é cozer essas batatas na água e adicioná-las a uma assadeira. Você pode adicionar ramos de alecrim, alho e polvilhar sal grosso. Regue com o azeite para finalizar. Fácil, né?

Pré-aqueça o forno em temperatura média e leve para assar por cerca de 15 minutos ou até elas dourarem por fora. Passado esse tempo, vire-as e deixe por mais 5 minutos.

Espinafre

Gente, olha que delícia de jantar!

Uma receita de batatas ao murro pensada nos adultos e nos seus pequenos porque é acompanhada de um refogado de espinafre de dar água na boca.

Além disso, essa batata fica super aromatizada porque ela é salteada na frigideira com hortelã picado, cúrcuma no azeite de oliva e raspas de limão.

Recheada

As batatas recheadas, por vezes, substituem um prato principal tradicional e é por isso que são tão populares. Agora, você sabia que dava para fazer com batata ao murro também? Pois é! E eu te digo que é simples:

Depois de cozinha-las, coloque as batatas uma travessa ou assadeira. Recheie o centro de cada uma com queijo muçarela e bacon pré-frito por cima.

Leve ao forno preaquecido por 10 minutos e pronto.

Frigideira

Se você já tentou outras receitas antes, porém, nunca ficou igual as fotos que você vê nos cardápios ou na internet, esse passo a passo deixará seu prato com cara de restaurante profissional! Quer impressionar o seu amor no jantar? Confere!

É preciso levar essas belezas no fogo médio e deixe cozinhar por alguns minutos acompanhadas de tomilho, sal, pimenta, alecrim e alho para dar aquele gostinho.

Portuguesa

A batata é super consumida na Europa, talvez mais que o arroz aqui no Brasil.

E para você que tinha curiosidade sobre como as batatas ao murro são feitas em outros lugares, veja como os irmãos portugueses fazem, quais temperos usam e com o que pode servir essa maravilha.

Manteiga de salsa

Eu não acho que esse alimento precisa de muito mais do que sal para ficar uma delícia, então, se estiver com poucos recursos em casa e ainda quiser dar uma variada, faça esse molho de manteiga e cubra as batatas com ele. Funciona!

E já que a receita é feita com batatas maiores, as porções são individuais.

Na brasa

Essa receita também é feita com frigideira, com aquelas de ferro que aguentam temperatura, afinal, ela vai direto para a brasa! Tá assando uma carne ou fazendo uma hamburgada? Aproveita!

O bônus é que as usadas aqui são as inglesas, então, não tem desculpa.

Alecrim

Parece que depois do sal, o tempero que mais cai bem sobre as batatas é o alecrim.

Essa erva aromática vai ao forno com as batatas acompanhada do louro. Sentiu o cheiro daí, né? Imagine o sabor...

Só uma dica: aproveite para faze-las quando estiver assando algo, assim, você dá uma economizada porque o forno já estará ligado.

Queijo

O queijo melhora tudo.

Semelhante à batata recheada, essas levam cobertura de pasta de azeite e orégano com muçarela. Fica cheirosa e super cremosa, então, sirva quentinha.

Bacalhau

Estava procurando uma proteína para servir com elas?

Essa posta bonita de peixe parece interessante.

Sour Cream

Essa é uma das minhas receitas favoritas porque esse creme azedo com base de cream cheese fica extraordinário com batata e a gente ainda faz algo sem previsibilidade para não cair na rotina.

O molho pode ser feito em casa também.

Na churrasqueira

Esta receita é mais popular entre os churrasqueiros de plantão porque é ótima para “encher”, então, se aquele convidado chato vai estar aí comendo o que vê pela frente, capriche nas saladas e batatas.

Nada de cair aos murros aqui, hein? Uma pressão é suficiente, afinal, na churrasqueira é difícil controlar a temperatura e tu não quer uma batata molenga.

Tempero misto

A batata tem um sabor neutro, certo? Se ela não for acompanhada de uma proteína, é bom investir em temperos diversos para deixar o sabor forte.

Confira alguns condimentos para se usar.

Calabresa

Para fazer, você precisa: salzinho grosso, uva passa, salsinha, cebola e calabresa bem ardida. Ela é toda feita na frigideira, assim, é receita rápida, hein?

Combina bem com frango ou carnes assadas.

Carne bovina

Essa fica linda até de apresentar.

A carne de panela é cozida, porém, colocada no centro da travessa com as batatas em volta. Regue com um fio azeite, um pouco do caldo da carne, cubra com papel alumínio e leve ao fogo alto no forno por 15 minutos.

Gostou de conhecer outras receitas de batata assada, grelhada e ao molho? São tantas formas de preparo que não dá tempo de enjoar dessa delícia.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.