Aproveite o Exótico Arroz Selvagem + Formas Criativas de Incrementar o Prato

É hora de você tominar todos os segredos do preparo desse ingrediente super exótico.
Publicado em Acompanhamento
Aproveite o Exótico Arroz Selvagem + Formas Criativas de Incrementar o Prato Stolyevych Yuliya / Shutterstock.com

Conhecido também como arroz negro, esse grão chama a atenção quando está presente em qualquer alimento por sua cor forte. Ficou curiosa? Então confira essa receita de arroz selvagem repleta de elementos que vão deixá-lo mais completo e saboroso, dispensando qualquer outro acompanhamento.

Com 20 vezes mais antioxidantes do que o arroz tradicional, ele deveria fazer parte da sua alimentação o quanto antes, pois combina com qualquer proteína.

Assim como o arroz branco, ele é saboroso, soltinho e pode compor um prato principal como qualquer outro. Veja também outras 14 receitas com ele.   

poste no pinterest esta imagem de receita de arroz-selvagem

Receita de arroz selvagem incrementado delicioso: saiba como fazer

Rendimento
4 porções
Preparação
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 2 xícaras de cogumelos fatiados ou inteiro
  • 1 tablete de caldo de galinha ou de carne
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 colher de (sopa) de manteiga
  • ½ pimentão verde picado
  • 2 xícaras (chá) de arroz selvagem
  • 1 cebola grande picada
  • 1 colher (chá) de tomilho
  • 3 folhas de louro
  • 1 pimentão picado
  • Sal a gosto
  • 1 colher (café) de páprica
  • 2 xícaras (chá) de linguiça
  • 1 colher (café) de alho em pó
  • 1 colher (café) de pimenta caiena
  • 1 colher (café) de cebola em pó

Modo de preparo

  • Lave o arroz até que aquela “goma” já não saia mais na água. Reserve.

  • Leve ao fogo uma panela com uma colher generosa de manteiga. Entre com a linguiça picada e a frite para dar uma dourada prévia. Abaixe o fogo.

  • Entre com a cebola picada e o alho. Refogue-os até ficarem transparentes.

  • Adicione o pimentão e refogue por 1 minuto.

  • Tempere tudo tomilho, pimenta, com alho em pó, cebola em pó e um pouco de páprica. Finalize adicionando de 3 a 4 folhas de louro.

  • Acrescente o arroz, misture muito bem e o deixe pegar os sabores.

  • Adicione os cogumelos, mexa e entre com o caldo de galinha.

  • Após misturar mais uma vez, tempere com sal e coloque a água fervente até cobrir.

  • Quando ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos ou até o grão estar no ponto adequado. Caso não fique no tempo estipulado, adicione um pouco mais de água e aguarde o cozimento.

  • Chegando no ponto, é só desligar e servir.

Veja mais 14 receitas de arroz selvagem incríveis para o dia a dia:

De travessa

autor: RedeTV! Entretenimento

Uma ótima opção para oferecer quando está recebendo gente em casa, pois você pode arrumar esse arroz numa travessa linda na qual, o seu sabor será contrastado com o ácido do tomate, o gosto do palmito e tâmaras, por exemplo.

É um prato bonito que só querer uma deliciosa proteína para complementar.

Na salada crocante

autor: Paula Labaki

Quer saber como preparar um prato colorido, crocante, bonito e que satisfaça? Temos tudo isso em uma “simples” salada, por isso não deixe passar.

Esse é mais um prato saudável, super temperadinho e sem glúten. Ideal para compor a sua dieta. Dá para, inclusive, preparar e guardar de um dia para o outro.

Cozido no frango

autor: Batistenha Homestead

Esta receita é ideal para quem está com pouco tempo ou ama um cozido, afinal o grão cozinha junto com o frango, logo você não precisa ficar de olho em um e em outro. Você também consegue deixá-lo bem caldoso, mas o ideal é sequinho.

Pode ser uma janta super leve e fácil para aquele dia cansativo.

Com cogumelos e bacon

autor: Knorr Portugal

Temos nos mantido light até aqui, certo? Mas essa é para quem ama carne de porco. Para os apaixonados por bacon e aquele perfume que ele deixa em qualquer comida! É de dar água na boca, eu sei, então não espere mais!

É super fácil! Frite o bacon na manteiga em fogo baixo, então entre com os cogumelos e salteie os pedaços na gordura. Junte o arroz, misture bem e coloque tudo para cozinhar.

Carreteiro com paio

autor: Zaffari

O arroz carreteiro é uma delícia muito popular no país. Em qualquer restaurante de caráter típico, ele é encontrado. E coisa boa, temos que comer em casa, certo? Já o paio, é um “enchido” majoritariamente de carne de porco muito consumido em Portugal, contudo, tranquilo de encontrar por aqui também.

O ideal é adicioná-lo fatiado ao refogado e servir em fatias fritas ao finalizar.

Simples assim.

Com lentilha

autor: Banquete

A lentilha é um alimento muito rico para o bem-estar e que oferece uma série de benefícios por porção, unida ao arroz, eles compõem um acompanhamento poderoso para qualquer um em uma dieta ou fora dela.

É ambos são tão tranquilos de preparar que nem precisa nem de panela de pressão. O tempero fica por conta do bacon, espumante e alho poró. Delícia!

Na paella

autor: Chef Patrick Alves

Os peixes e frutos do mar não ficam de fora da lista, pelo contrário, toda paella que se preze deve conter camarões, lagostins e tudo que o seu desejo mandar.

Esse prato é riquíssimo em sabor e elementos, então o faça em ocasiões especiais ou para receber a família e amigos. Para ter noção, a receita leva cogumelos Paris fresco; azeite de dendê, pepperoni, polvo e lula. Chique mesmo, né?

Com peixe assado

autor: Você bonita

Acho que já esclarecemos que este arroz dá com tudo! Mas que composição linda é o peixe branquinho sobre o arroz negro, viu? Um prato super elegante, bacana para servir em um jantar a dois, por exemplo.

Ambos são servidos sobre um veloute de agrião, mas pode ser de manjericão e até espinafre. Você é quem manda.

Cozido no leite

autor: Eunicey Macie

Calma, não é um arroz de leite! Pelo contrário, aqui ele é muito bem refogado em alho, cebola e tomates, mas em vez de usar a água, ele cozinha do leite integral.

Fique atento: é preciso deixá-lo sequinho antes de servir, hein?

Natalino

autor: Raquelícias

Cansada do arroz de todo final de ano? Agora dá para inovar.

Esqueça as passas! Coloque novidades à mesa. Para isso, você só irá precisar de 2 xícaras (chá) de água, 1 xícara de arroz, 6 castanhas do Pará, 6 nozes e 6 damascos. Quando pronto, é só finalizar com azeite de oliva.

Com shitake e molho

autor: Receitas Veganas da Mel

Esse é um arroz bem importante de ter na alimentação vegana, já que ele é cheio de nutrientes que podem faltar dada algumas das escolhas feitas por eles.

Aqui ele é combinado com tomate cereja, espinafre, cogumelos e temperado sal e pimenta. Fica uma beleza e muito apetitoso.

Na salada fria

autor: Lucilia Diniz

Para quem quer se manter na cozinha prática, essa é uma opção leve de almoço.

Super crocante e ácida, ela leva milho, cebola roxa e é temperada com azeite, suco de limão e mostarda. Fica uma verdadeira delícia para comer purinha, mas você pode combiná-la com um frango grelhado, peixe ou uma carne magra.

Com manga e amêndoas

autor: Canal Woohoo

Que ideia legal! Essa receita tem muita inspiração na Índia, então pode esperar um pouco de excentricidade. Se você gosta de sabores marcantes, aproveite.

O arroz é misturado com as amêndoas tostadas e salsinha, então tudo é envolvido por um creme de manga.

Só preste atenção porque o azeite e o sal são primordiais para garantir que o prato não fique doce.

Com linguiça e legumes salteados

autor: De Bem Com a Comida

Essa é de impressionar pela simplicidade, rapidez e beleza.

Enquanto o arroz cozinha, você refoga as linguiças (sem a pele) bem temperadas e apimentadas. As cenouras e as abobrinhas, em pedaços minúsculos, entram depois. Depois de o arroz se juntar a todos eles, finaliza-se com mini agrião.

Uma vez que você já sabe como fazer arroz selvagem, troque aquele arroz integral tradicional por esse grão ainda mais nutritivo e saboroso. Leve essa novidade para uma alimentação saudável que você pode iniciar ainda hoje.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.