Arroz Japonês Gohan

  • Deixe sua refeição com um delicioso sabor oriental, perfeito para fazer sushi e diversosos outros pratos da culinária oriental.
Publicado em Acompanhamento

Arroz é um dos principais alimentos presentes na mesa do brasileiro. Por isso, conhecer outros tipos de grãos e outras formas de prepará-lo é muito importante, principalmente, para quem gosta de investir em novos sabores e inovar na cozinha.

A Receita de arroz japonês Gohan que você vai aprender hoje vai levar a culinária japonesa para suas refeições mais básicas, pois é impossível conhecer e não se apaixonar pelo gosto desse prato. Use ainda como arroz para sushi delicioso. E não se preocupe, ela é bem fácil de preparar.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Então, vamos lá!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Arroz Japonês Gohan: Saiba como fazer

Quantidade
6 Porções
 
Preparação
30 minutos
 
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

Para o arroz
2 xícaras
de arroz japonês
2 ½ xícaras
de água
Para temperar
1 colher
(sopa) de sal
½ colher
(sopa) de açúcar
½ colher
(sopa) de vinagre de arroz

Modo de preparo

1

Vamos fazer o arroz!

  1. Primeiro coloque todo o arroz em um escorredor ou peneira e lave bem os grãos. Primeiro mergulhe em um pouco de água e depois, com as mãos, faça movimentos suaves para polir melhor. Enxague com água, jogando de 3 à 4 vezes ou até que a água fique transparente. O arroz deve ser bem lavado.
  2. Agora, coloque o arroz de molho por cerca de 30 minutos.
  3. Feito isso, transfira-o para uma panela, acrescente a água e acenda o fogo em temperatura alta até começar a ferver. Depois que levantar fervura abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos ou desligue o fogo quando secar totalmente a água.
  4. Um vez pronto, tampe a panela e deixe descansando por 10 minutos.

Dicas:

  • No momento de lavar não aperte muito os grãos, pois eles podem quebrar.
  • Quanto mais limpo o arroz estiver, melhor será o resultado do preparo.
  • Não tampe a panela totalmente, pois a água pode acabar transbordando. Deixe sempre uma fresta para que o vapor possa sair.
2

Hora de temperar!

  1. Em ½ xícara de água bem quente coloque o sal, o açúcar e o vinagre. Misture tudo e regue o arroz com o líquido que foi produzido.
  2. Mexa um pouco para misturar o arroz com o tempero, tome cuidado para não desmanchar os grãos nesse momento. É preciso manipular de forma bastante delicada. Terminado esse processo, pode saborear seu Gohan. Está pronto para usar.

Quais os melhores acompanhamentos para essa receita de arroz japonês?

Você pode acompanha-lo de frango frito ou de diversos tipos de carnes empanadas. Também combina bastante com salsicha frita, salmão, kani, cream cheese, cebolinha, pepino, etc.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Uma opção bem interessante para servir com esse prato é o sunomono, para fazê-lo basta fatiar 1 pepino em rodelas misturá-lo com sal e deixar escorrer por um tempo em uma peneira. Depois lave-o. Prepare uma espécie de calda colocando 100g de açúcar junto com 100ml de vinagre em uma panela e deixando ferver. Depois de esfriar basta jogar por cima do pepino e leva-lo para geladeira até o momento de consumir.

Dá pra fazer com o arroz comum branco?

Até dá pra fazer algo parecido, mas não fica com a mesma qualidade.

Qual o melhor tipo de arroz para utilizar no preparo desse prato?

Existe uma linha de arroz mais profissional, que tem um custo mais alto e é mais difícil de encontrar. Opte por ela se estiver preparando essa receita para uma ocasião especial. Existem também linhas financeiramente mais acessíveis e que também concedem uma boa qualidade ao seu prato. Independentemente disso, o ideal é utilizar grãos curtos para esse preparo. Isto vai dar um toque mais profissional e tradicional. Se não for possível encontrar, procure pelo grão de tamanho médio e deixe o longo como a última opção.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Meu Gohan ficou muito grudento, o que aconteceu?

Ele é mais grudento que o comumente utilizado no Brasil, por este motivo é muito importante realizar de forma correta o processo de lavagem dele. Do contrário é provável que vá mesmo obter esse efeito.

Posso colocar sal?

O sal necessário para essa receita já é colocado no tempero. Adicioná-lo no momento de preparar o arroz irá deixá-lo com um gosto diferente do arroz Gohan. Por este motivo, evite fazer isso.

Posso fazer sem tempero?

Pode sim. Feito assim também fica ótimo para consumir com diversos acompanhamentos.

Posso fazer sushi com esse arroz?

Sim. Ele é ideal para este tipo de preparo. Nesse caso você vai precisar adicionar um recheio de sua preferência e modelar o sushi, envolvendo-o com nori, aquela alga que fica por fora dos rolinhos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Posso adicionar outros ingredientes ao tempero?

Claro que sim! Essa base aceita bem alguns tipos de complemento. Entre os melhores estão: sake, caldo dashi e mirin. Pode apostar nessas combinações sem medo de errar. Vai ficar delicioso!

Como fazer um arroz mais acastanhado?

Se a ideia é ter um arroz mais escurinho basta escolher um tipo de vinagre que dê a ele esta coloração. O akuzu é o tipo de vinagre mais adequado para este propósito, pois tem uma tonalidade mais escura. Também pode usar esse ingrediente para dar diferentes sabores ao seu prato.

Qual a validade?

Guarde na geladeira por até 2 dias. Faça isso utilizando um recipiente que possa ser totalmente fechado.

Dica:

  • Se a intenção é preparar sushis procure fazê-lo com o arroz recém preparado. Dessa forma consegue conservar melhor o sabor e garantir a qualidade do alimento.

Dá para congelar?

Dá sim. Para isso pode utilizar recipientes ou sacos plásticos próprios para esse procedimento. No caso dos sacos, procure retirar todo o ar de dentro ou, ao menos, boa parte dele antes de fechar. É possível armazená-lo nessas condições por no máximo 2 meses.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Dicas:

  • Prefira sempre congelar sem o tempero, deixando que este seja acrescentado depois, no momento de descongelar.
  • Não cozinhe em excesso o arroz que vai ser congelado para que na hora de descongelar ele não amoleça demais e fique com uma textura desagradável. Deixe-o quase no ponto.
  • Utilize sempre etiquetas com a data de fabricação do alimento para que possa se orientar quanto a validade do mesmo e evitar consumir produtos muito velhos. Coloque também o nome daquilo que está indo para o freezer.

É tranquilo preparar e agora já sabe como fazer receita de arroz japonês perfeito em casa. Deve ser feito e consumido fresquinho, veja todo o passo a passo.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.