Receita de Arroz Basmati + Diferentes Versões para Explorar esse Grão

Conhecido por ser bem aromático, ele vai fazer diferença nos próximos pratos.
Publicado em Acompanhamento
Receita de Arroz Basmati + Diferentes Versões para Explorar esse Grão Dmitrii Ivanov / Shutterstock.com

Todo brasileiro raiz é apaixonado por arroz e feijão, mas chega um momento que a mesmice diminui o apetite, certo? Mas essa receita de arroz basmati vai te abrir a sua mente para enorme quantidade de grãos incríveis que nós temos para criar uma diversidade de pratos. Vou te mostrar até como utilizar ele na cozinha!

Muito presente na culinária indiana e paquistanesa, ele é levemente adocicado, fica soltinho e é ideal para quem ama receitas com nuances de agridoce. Confere!

Esse arroz branco também serve de acompanhamento para outros preparos. Ao conferir mais 15 formas de usá-lo, você pode diversificar cada refeição.

poste no pinterest esta imagem de receita de arroz-basmati

Receita de arroz basmati de origem indiana: saiba como fazer

Rendimento
5 porções
Preparação
35 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de arroz basmati
  • 1 e ½ xícara (chá) de água quente
  • ½ cenoura picada em cubos
  • ½ pimentão verde picado em cubos
  • ½ cebola picada em cubos
  • 1 dente de alho cortado
  • Amendoim sem casca
  • Uva passa clara
  • Canela em pau
  • 5 cravos
  • Azeite
  • Salsinha
  • Amêndoas
  • Masala
  • Sal                                    

Modo de preparo

  • Em uma panela média, coloque azeite, canela e cravo e espere eles liberarem sabor e aroma.

  • Adicione o amendoim e a uva passa. Frite isso um pouquinho, então entre com a cebola e o alho para refogar tudo por um tempo.

  • Quando elas murcharem, coloque as cenouras e o pimentão verde.

  • Passado algum tempinho, adicione o arroz e refogue por 4 minutos.

  • É importante mexer e verificar para não grudar no fundo da panela.

  • Acrescente a cebolinha seguida e uma xícara e meia de água quente.

  • Tempere com uma colher rasa de tempero sírio, então deixe cozinhar de fogo alto para médio por cerca de 15 minutos até o arroz absorver toda a água.

  • Se o grão ainda estiver duro, coloque mais um pouquinho de água para cozinhar por mais 5 minutos para que fique mais solto e macio.

  • Desligue o fogo, mas deixe a panela tampada para finalizar no próprio vapor, então sirva em seguida.

Veja mais 15 receitas de arroz basmati para fugir da mesmice:

Com asas de frango fritas e molho

autor: Continente

Antes de cozinhar, leve a água para esquentar. Assim que ferver, adicione a água fervente no arroz já refogado no azeite e alho. Tempere com sal, pimenta e é isso.

O próximo passo é temperar as suas asinhas para marinar.

É de dar água na boca, viu? O prato tem uma pegada quase asiática, então você tem que conferir e tirar as suas próprias conclusões, de preferência após fazê-lo.

Com ensopado de camarão

autor: Sococo

Se vai bem com frango, ele também comina com peixes e frutos do mar, então confere esse preparo para ver como deixar esse grão longo ainda mais saboroso.

É raro encontrar um brasileiro que não adore um bom camarão. Um ensopado para comer no almoço ou tomar de tira gosto com aquela cerveja, então... delícia.

Com bacalhau ao molho pesto

autor: Vida de Ane

Essa receita é ainda mais especial, logo você pode guardá-la para aqueles jantares em família. Em muitas casas, só são consumidos peixes durante a Semana Santa. Na sua também é assim? Então você tem que ter o máximo de receitas diferentes possíveis para não precisar repetir todo ano a mesma coisa.

O molho pesto, originário da Itália, é feito a partir de uma série de folhas, então pode apostar que ele tem sabor de ervas e vai casar bem com a carne branca.

Soltinho na panela de pressão

autor: Easy and Delish (Fácil e Gostoso)

Quer aprender a como fazer arroz basmati clássico?

Para começar, a gente aconselha que, em uma peneira, lave os grãos sob água corrente até a água sair transparente – pode guardar a água para regar as plantinhas, hein? – porque isso ajuda a deixar o arroz mais soltinho após cozido, pois nessa receita os grãos não são refogados como fazemos o nosso tradicional arroz branco com cebola e alho frito no azeite, por exemplo.

Não gosta de lavar o arroz? Sem problema. Segue o passo a passo do vídeo, adaptando tudo ao seu gosto, que vai ficar tão bom quanto qualquer outro.

Com leite de coco

autor: Cozinha Sem Vergonha

O arroz de leite é um dos mais saborosos que temos no país, mas muitos intolerantes e veganos não podem consumi-lo. A solução foi trocar o leite usado!

Nessa receita, o arroz é cremoso por causa do leite de coco, mas não chega a ser o tradicional arroz de leite que conhecemos; além disso, ele leva pupunha e cebolinha. Saboroso, macio e perfeito para servir com moqueca ou o que desejar.

De vegetais

autor: Alessandra Nirwan

Para fazer um arroz para o dia a dia, esta receita é a ideal porque sempre é um prazer descobrir sabores novos. Você já sabe que para prepará-lo, deve colocar o arroz, a água e sal em uma panela, mas irá se surpreender com a diversidade de ingredientes que vão nesse prato rico em sabor, cor e aromas.

Ele leva, por exemplo, cardamomo, louro, castanha de caju, batata em cubos, uma colher (chá) de sal e outros. Você também pode trocar o branquinho pelo arroz basmati integral.

Com ancho com especiarias

autor: Minha Receita

Preparos veganos não te interessam? Então veja esse preparo com uma carne incrível e suculenta para o jantar de hoje à noite. É aquele tipo de prato que pode ser completamente feito uma frigideira. Simples e direto ao ponto, certo?

São usados temperos como pimentas, cardamomo, coentro e até gengibre, mas você pode adaptar ou agregar mais coisas. Para verificar se o tempero não se sobressai à comida, prove sempre!

No azeite

autor: necasdevaladares - receitas caseiras

Mais solto e básico para servir como acompanhamento de uma infinidade de coisas. Ideal para o dia a dia, né? Especialmente se você só tem o básico por perto.

Para fazê-lo, lave o arroz numa peneira ou deixe ao arroz de molho e escorra. Coloque umas 3 xícaras de água para aquecer com um fio de azeite. Após ferver, adicione 1 xícara de arroz basmati, mexa, tampe a panela e aguarde.

Sua receita para uma cozinha prática!

Com frango ao curry

autor: Zappeando

Gosta do seu frango cremoso?

Dá uma olhada em quão incrível essa receita fica, então. Os cubos de frango são cozidos em um curry super temperado que leva até um caldo cheio de sabor.

Finalizado com cebolinha e gergelim preto, ele é de impressionar!

De canela com dahl

autor: Você Bonita

Está mais na hora de você conhecer o dahl! Essa comida deriva de um prato indiano cuja base é lentilha, porém pode ser feito com diversos cereais. Esse dahl é feito com lentilha e um monte de especiarias. Todo o prato vai bem com o arroz.

E se acha que lentilha é sem graça, é só imaginar como ela fica cozida com cúrcuma, cominho, pau de canela, curry, entre outros. É de salivar!

Com bacon e calabresa

autor: Gel Ferreira Receitas Simples e Rápidas

Este tipo de arroz combina com tudo, então você não precisa ficar procurando formas elaboradas de prepará-lo. O básico da dispensa pode deixá-lo de dar água na boca. E por falar nisso, o bacon sempre tem sucesso em nos deixar salivando.

Aprenda agora como uni-lo à calabresa e fazer essa delícia.

Galinhada

autor: Pizza Di Andre

A boa e velha galinhada é uma comida muito típica de Minas Gerais e do Goiás que consiste em um arroz colorido com açafrão e bem cozido com pedaços de frango. Aposto que não imaginou que dava para usar o basmati, né?

Agora chegou a hora de testar e aprovar. O prato, no geral, é uma baita opção para aquele almoço raiz com um sabor incrível.

Estilo mexicano

autor: SinCarnitas

Essa é para variar nos preparos que usam e abusam do tempero indiano.

O arroz é bem frito no azeite de oliva até ficar dourado, então é cozido no molho de tomate temperado com cebola e alho. Imaginou o cheiro e gosto? Não perca tempo. Aproveite a simplicidade porque você sempre terá esses ingredientes à mão.

Com frango de panela

autor: Chef Pedro Godoy – TV Jornal SBT

Você gosta de um preparo raiz para quem adora uma comida mais simples, mas caprichada no tempero e que remete à comida daquela vó no interior, né? Eu também, mas é bom variar, aprender técnicas e temperos novos, por isso veja só essa forma de preparar um franguinho de panela digno de restaurante.

São usados 750g de sobrecoxa de frango, tomate, semente de coentro, pasta de pimenta, nabo, rapadura e até abacaxi. Você tem que testar.

Com castanhas e frutas secas

autor: Arroz Ruzene

Fácil demais de preparar, saudável e pode substituir aquele arroz com passas nas ceias de Natal que todo mundo já cansou de comer. Eu já mencionei que é fácil?

Depois de cozido na cebola, é só desligar. Então solte os grãos de arroz com um garfo e sirva com as castanhas e frutas. E é isso!

Sirva junto a proteína que quiser.

Aprendeu a fazer arroz basmati? Agora você precisa experimentar como ele fica com todos os elementos que nós listamos. Você não irá querer mudar em breve.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.