12 Receitas de Arroz à Piamontese Incríveis e Saborosas

É hora de preparar um prato bem diferente para apreciar com as pessoas que ama.
Publicado em Acompanhamento
12 Receitas de Arroz à Piamontese Incríveis e Saborosas

Apesar do nome sofisticado, o arroz a piamontese é um prato tipicamente brasileiro. Trata-se de uma releitura mais simples do clássico risoto “à moda piemontesa”, tradicionalmente preparado na região de Piemonte na Itália.

De sabor leve e cremoso, essa receita é super versátil para se servir com carnes, principalmente de origem bovina.

Aprenda 12 formas distintas de se preparar receita de arroz a piamontese simples e fácil no conforto de casa, essa alternativa sofisticada de arroz cremoso. Tenho certeza de que suas refeições nunca mais serão as mesmas depois que você provar.

poste no pinterest esta imagem

receita de arroz a piamontese simples e fácil: como fazer

Cremoso, saboroso e facílimo de ser feito, essa clássica receita com toque refinado é um prato perfeito para refeições especiais.

No preparo, você terá rapidez e praticidade, uma vez que geralmente grande parte dos ingredientes nós já temos em nossas casas.

Anota aí: creme de leite, cogumelo champignon (ou paris), queijo parmesão ralado, manteiga, cebola, alho, sal e pimenta do reino. Esse arroz à piamontese, é uma delícia.

com medalhão

A combinação do arroz a piamontese e medalhão é perfeita. Esse corte nobre, que também é um dos mais suculentos, vai super bem como acompanhamento desse prato que esbanja cremosidade e sabor.

De modo a deixar a combinação ainda mais gostosa, separamos uma opção que também vai bacon e queijo muçarela! Não teria nem como ficar ruim!

com filé mignon ao molho madeira

Outra excelente opção que combina o prato tema da lista com um delicioso medalhão de file mignon, é fazê-lo junto de um maravilhoso molho madeira.

Esse molho de origem portuguesa é perfeito para carnes e com certeza vai incrementar significativamente o resultado, além de fornecer um ar de maior sofisticação. Para seu tempero ser natural e gostoso, passe a cebola na manteiga.

com frango

O sabor leve e neutro do arroz a piamontese acaba por fazer com que a receita combine com todo tipo de proteína de modo perfeito. Utilize na preparação do arroz 1 e ½ xícaras de arroz, refogue-o no azeite e alho até dourar.

 A bola da vez é o frango, e no vídeo que separamos, a preparação dele é bastante especial. Deliciosos filés de peito macios imersos em um maravilhoso molho de laranja.

Anote os ingredientes usados na preparação do frango para você já se garantir na hora de preparar: alho, louro, alecrim, laranja (preferencialmente a pera), amido de milho, sal, pimenta e salsinha.

com camarão

A receita tradicional desse clássico brasileiro já maravilhosa da forma que é. Imagina então acrescentar deliciosos camarões graúdos de modo a deixar tudo mais gostoso. 1 colher de sopa de manteiga para refogar os temperos.

Nessa alternativa um pouco mais incrementada, a autora da receita ainda acrescenta outros ingredientes especiais para dar ainda mais sabor ao prato. Confere no link!

com requeijão

Essa receita já é cremosa por si só, mas que tal aumentar ainda mais essa cremosidade fazendo uso do bom e velho requeijão e creme de leite?

Se você achava que não teria como dar ainda mais cremosidade a esse delicioso prato, a autora do vídeo ainda utiliza de 200 g de muçarela. O ideal é que o arroz seja cozido, no momento de fazer esta receita.

com carne assada

Se você prefere carnes assadas ao invés das grelhadas, olha aqui que excelente opção que separamos.

O lagarto é um dos cortes de carne mais versáteis para ser feito cozido ou guisado. Além disso, trata-se de uma carne bem mais saudável e com preço mais acessível.

Deixando tudo melhor, reparem bem no molho fantástico a base de vinho tinto, mostarda e molho inglês que foi preparado para acompanhar a carne. Simplesmente tudo de bom. Um excelente prato principal.

vegano

Como de costume em nossas listas, aqui vai a nossa sugestão vegana. Fazendo uso da deliciosa castanha-de-caju, a autora prepara um creme que substitui o tradicional creme de leite tipicamente usado na receita original.

A opção proposta ainda leva alho, cebola, limão, noz moscada, azeite, sal, cebolinha, levedo nutricional (opcional) e pimenta do reino. E usa arroz lavado para refogar com os temperos.

com presunto

Numa versão simples e regada a presunto em cubos, apresentamos nesse vídeo uma forma de você preparar o delicioso arroz piamontese em poucos minutos no micro-ondas. Utilize arroz para ir ao microondas. Quando for usar o arroz cozido, refogue-o com presunto e queijo.

Opção super prática para você quer comer esse prato super gostoso, mas está com pressa.

com arroz arbóreo

Se sua intenção é dar um toque mais gourmet a essa receita brasileiríssima, que tal fazer uso então do arroz arbóreo.

Transforme seu tradicional arroz a piamontese em um risoto sensacional. O mesmo sabor gostoso de sempre agora numa versão mais sofisticada e, convenhamos, ainda mais saborosa, com vinho branco seco.

com frango desfiado

A cremosidade desse prato combina super bem com frango desfiado. Você terá como resultado algo similar a um ficasse, porém que tem arroz como base. Resultado simplesmente fantástico.

No preparo se usa os seguintes ingredientes: manteiga, cebola, alho, frango desfiado, molho de tomate, sal, pimenta do reino, manjericão, requeijão e queijo parmesão. Deixe no fogo até o arroz ficar cozido.

com escalopinho

O escalopinho é uma forma específica de corte do file mignon que ajuda em muito a preservar a maciez dessa carne.

Junto de um molho madeira, trata-se, na minha opinião, de um dos acompanhamentos mais gostosos para risotos que vão queijo. Fácil de fazer essa receita e ninguém colocará defeito.

Acompanhe pelo vídeo como preparar esse magnifico prato no conforto da sua casa.


Aproveite tudo o que apresentamos e prepare uma refeição incrível ainda hoje.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.