Angu de Fubá ou Milho Verde + Possibilidades Para Comer no Fim de Tarde

Aprenda todas os segredos de uma receitinha super brasileira e tradicional.
Publicado em Acompanhamento
Angu de Fubá ou Milho Verde + Possibilidades Para Comer no Fim de Tarde Juliana Verly / Shutterstock.com

A receita de angu de fubá ou milho verde é um prato muito comum da culinária brasileira, é preparado principalmente com fubá, água e um pouco de sal, sendo seu tempero apenas alho frito no azeite.

Essa receita é muito parecida com a de polenta, levando muitas pessoas a acreditarem ser a mesma coisa. Porém, o angu é feito de fubá, enquanto a polenta é de farinha de milho que é um pouco mais grossa. Ao fim da primeira sugestão, deixei uma sequência de mais 15 versões para você aprender.

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-angu-de-fuba-ou-milho-verde

Receita de Angu de fubá simples e fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 porção
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 2 xícaras de água fervente;
  • ½ colher de sopa de óleo;
  • 3 colheres (sopa) de fubá;
  • ½ xícara de água fria para poder dissolver o fubá;
  • 1 cubo de caldo de galinha ou qualquer outro de sua preferência.

Modo de preparo

  • Em uma panela ferva a água e acrescente um fiozinho de óleo, assim como o caldo de galinha;

  • Depois, tampe a panela e deixe fervendo por um tempo;

  • Em um copo com água, adicione o fubá para dissolver antes de levar ao fogo;

  • Em seguida, acrescente o fubá já dissolvido na água fervente, ainda no fogo, e vá mexendo sem parar;

  • Abaixe o fogo para que não queime e comece a mexer até que o seu angu engrosse e comece a formar bolinhas. Ele ficará com um ponto parecido com o de brigadeiro;

  • Coloque em um prato e estará pronto para servir.

Esse alimento é rico em niacina, zinco e ferro, vitaminas essas que vão contribuir para a manutenção da sua saúde e proteção do sistema imunológico.

Abaixo, confira outras formas de fazer angu e se deliciar com essa refeição típica.

Angu de milho

Nessa opção você pode fazê-lo com milho que fica tão delicioso quanto o simples. Ele é feito com milho verde da espiga, ou de lata. Pode ser o que você tiver na sua casa.

Ele fica bem parecido com um curau, porém salgado. Vai deixar de experimentar?

Angu doce

Já o doce, é ótimo para aqueles dias frios em que queremos algo para nos aquecer por dentro. Ele é delicioso e você ainda pode colocar canela se for de seu gosto

Pode ser feito no café da manhã ou em qualquer outra hora do dia. Rende duas porções e você também pode inovar da forma que preferir.

Com carne moída

Essa receita é muito consumida em Minas Gerais e em outros estados também de forma adaptada. Ela fica deliciosa podendo ser acompanhamento do famoso arroz e feijão que estamos acostumados.

Ou ainda pode ser a refeição completa, sem mais nenhum complemento. De qualquer forma você vai se deliciar e querer ainda mais!

Com queijo

Faça o seu angu com queijo e coma ele quentinho, dessa forma ele derrete e fica super cremoso.

É perfeito para comer nas noites frias de inverno, principalmente se o lugar onde você mora é muito gelado.

Frito

O angu frito fica muito parecido com uma polenta, se você não tem como preparar essa segunda opção, o angu acaba sendo uma ótima alternativa.

Além de trazer todos os benefícios que o fubá traz com um gostinho ainda mais especial.

À baiana

Se estava procurando uma receita extremamente saborosa, acabou de achar.

Para essa, você vai precisar de costela, cenouras e tomates, coisas que não são muito comuns em receitas de angu, mas acredite, você não vai se arrepender!

Com galinha

Apesar de ficar bem parecido com uma canja de galinha, esse incremento traz muito mais gosto e cores para quem pretende comer.

Fica uma delícia e você ainda pode comer quando estiver doente para ajudar no sistema imunológico, já que o fubá, assim como a galinha, possui seus próprios benefícios à nossa saúde.

Com couve

A couve é ótima para o caso de quem prefere uma receita mais leve, já que ela possui poucas calorias.

Mas mais do que isso, ela também auxilia na manutenção de nossa saúde já que é um excelente fortificador para o sistema imunológico.

De banana verde

Há ainda quem goste de colocar banana em tudo, não é? Comida com banana, leite com banana... e angu com banana? Sim, ele existe! E acredite ou não, fica uma delícia.

E esse prato é altamente indicado para quem possui prisão de ventre, já que a banana verde auxilia na regulação do funcionamento do intestino.

Com miúdos

Muitas pessoas não costumam consumir os miúdos, apenas o jogam fora e continuam com suas receitas. Mas você sabia que eles possuem altas concentrações de nutrientes e vitaminas?

Se é o caso de você estar com deficiência de ferro ou vitamina B, talvez seja uma hora de começar a adicionar esse ingrediente em sua dieta mais frequentemente!

Com linguiça

Hmm quem não gosta de linguiça? Seja em churrasco ou para comer em casa mesmo, é super simples de fazer e do gosto de todo mundo.

Por esse motivo não poderia faltar uma receita sem essa carne suína deliciosa, certo? Faça e você não vai se arrepender, acredite.

Na pressão

Além da forma mais simples de se preparar angu, ele também pode ser feito na pressão, o que pode deixar seu sabor mais concentrado.

É super simples de se fazer e seguindo o passo a passo não tem como errar

Com quiabo

O quiabo é um alimento muito querido da culinária mineira, e apesar de muitas pessoas não gostarem de seu sabor ele pode trazer inúmeros benefícios para a saúde de quem o consome.

Ele é pouco calórico, auxilia em problemas do coração, melhora a saúde óssea, faz muito bem para o intestino e ainda ajuda a regular a sua glicemia.

Com salsicha

E para quem não dispensa uma comida diferente, ainda existe a opção de adicionar salsichas em seu angu. Isso mesmo, salsicha!

É uma opção um tanto quanto diferente, mas não deixa de ser gostosa e prática. Além disso, é perfeita para quem tem crianças que gostam de comer mais besteira do que suas refeições.

Com todas essas receitas de Angu em sua disposição, cozinhar em um dia preguiçoso nunca mais será um problema para você, certo? Basta reunir essas 15 receitas e ver a sua favorita, nós já temos a nossa!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.