Receita de Aligot + Variações: O segredo do prato desvendado

  • Surpreenda-se com as técnicas desse prato que já é sucesso em restaurantes e que já conquistou os paladares brasileiros.
Publicado em Acompanhamento
Receita de Aligot + Variações: O  segredo do prato desvendado from my point of view / Shutterstock.com

O Aligot é um prato típico francês que vem fazendo sucesso no Brasil ao longo dos anos, principalmente em restaurantes servido como acompanhamento de pratos principais.

Esse prato não tem segredos no preparo, mas exige técnicas que garantem como um resultado, a elasticidade que faz o purê simples ficar ainda melhor. Isso com a ajuda do queijo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

O passo a passo que você vai aprender é o mais incrível de todos, pois, além de ser a receita tradicional, é simplesmente deliciosa, combina com vários acompanhamentos e é muito simples de fazer. Além disso, ainda tem um passo a passo de uma linguiça para acompanhar.

Um prato digno de um chef de restaurante renomado que você pode fazer na sua casa. Sua receita de aligot, com certeza será sucesso. Ao fim, deixei mais uma seleção de sugestões para você variar.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem de receita de aligot

Receita de Aligot de batata: Saiba Como Fazer

Rendimento
6 porções
Preparação
45 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
Ingredientes
  • 1 Kg de batata
  •  1 colher de chá de pimenta
  • Sal
  • 1 dente de alho
  • 250g de creme de leite
  • 400g de queijo tome
  • Linguiça (opcional)

Modo de preparo

  • Descasque as batatas e lave bem.

  • Em seguida, coloque em uma panela grande e cubra com água.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Adicione 1 colher de sopa de sal eleve ao fogo por aproximadamente 30 minutos ou até que as batatas estejam cozidas.

  • Depois, amasse bem as batatas ou passe no equipamento próprio para triturar, pode ser liquidificador também, se preferir.

  • Coloque mais 1 colher de chá de sal, a pimenta, o dente de alho amassado e misturem bastante.

  • Leve novamente ao fogo mexendo bem e adicione o creme de leite quente.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Pique o queijo em cubinho e jogue na panela aos poucos, mexendo sempre.

Acompanhamento: Linguiça

Depois de aprender esse prato maravilhoso, você vai conferir agora opções para variar o cardápio e adaptar a receita sempre que quiser inovar.

Veja mais 15 receitas de Aligot que irão agradar também os paladares mais exigentes.

De mandioquinha com lombo

Pensando em preparar um suculento prato para a sua semana? Então não deixe de conferir essa receita maravilhosa.

Com poucos ingredientes e 1 panela, sua cozinha se tornara profissional.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Assista o tutorial e saiba como preparar.

Dica: Nem sempre podemos preparar a receita original (pois não estamos no mesmo país) por isso, caso não encontre o queijo em lojas especializadas, troque por queijo semelhante.

De batata doce

Opção diferente e que agrada a todos, o aligot de batata doce é sensacional.

Como preparar: Com a batata amassada como purê de batatas na panela. Coloque o leite aos poucos, leve ao fogo baixo e vá misturando com uma colher de pau para incorporar. Acrescente o creme de leite fresco e misture. Acrescente o queijo minas padrão e depois o queijo gruyère alternadamente (coloque os queijos de vagar) e vá mexendo sempre energicamente para misturar bem.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Ele tem de ficar com a textura elástica. Saiba como fazer: Coloque 1 pitada de noz-moscada, 2 colheres de sopa manteiga de garrafa e continue mexendo. Se for necessário passe o mix por um minuto para ele ficar mais liso e aveludado. Sirva em seguida.

De queijo

Receita simples de Aligot Francês o clássico purê de batatas com queijo. Simples de preparar e muito saboroso afinal quem não ama batatas com queijo?

Para fica com a textura lisinha, passe por uma peneira e coloque queijo. Essa receita fica perfeita com peixes e frutos do mar.

De abóbora

Aligot é a especialidade francesa e trata-se de um purê de batatas, mas ele pode facilmente ser substituído por outros legumes, como é o caso da abóbora e é feito com queijo tome, deixando sua textura bem elástica. É delicioso, perfumado e muito simples a preparar.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Modo de preparo: Faça um purê com a abóbora e, quando estiver quase pronto, junte o queijo e mexa bastante até o queijo sumir no purê e dar a ele a textura de aligot (que estica quando mexe).

Com carne

Filé mignon por si só já é uma delícia.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Quando o acompanhamento é aquela maravilhosa carne, o prato fica irresistível.

Saiba como preparar filé mignon com aligot e surpreenda a todos em uma refeição em sua casa.

Com cordeiro

Uma das melhores receitas com cordeiro, esse aligot é delicioso.

Confira: Tempere os pedaços de carré de cordeiro com sal e pimenta a gosto. Doure em frigideira quente por todos os lados. adicione 1 colher de sopa de manteiga, as ervas e o alho com a frigideira já em fogo baixo. Coloque 2 colheres de água na mistura e fique por cerca de 6 a 10 minutos.

Cozinhe as batatas para racharem. Passe no espremedor. Leve o creme de leite, a manteiga e as batatas e mexa para o purê adquirir consistência cremosa. Acrescente os queijos a mistura e mexa até adquirir consistência elástica. Esse é o ponto do Aligot.

De mandioca

Encontrou mandiocas congeladas no freezer e lembrou que você nunca ligou pra elas? Hora de resolver essa ausência e preparar a receita de aligot cheio de queijos e muito saboroso.

Fazer aligot vai ficar fácil com a receita de "lamber os beiços".

De mandioquinha com muçarela de búfala

Aprenda a preparar um prato que, além de ser muito gostoso e saudável, ainda pode ser usado em ocasiões especiais!

Fazer aligot de maneira fácil, ingredientes que deixam o prato mais sofisticado e com um sabor marcante. Em fogo baixo, acrescente todo o queijo até ficar com elasticidade. Sirva imediatamente!

Escondidinho

Essa receita vai te surpreender!

Delicioso escondidinho de aligot com mix de cogumelos.

Fácil, simples de preparar e fica delicioso. Uma receita perfeita para um almoço de domingo e quando chegar visitas em casa. Se preferir, pode usar o queijo parmesão. Dica: Rale os queijos por cima para gratinar.

Com molho de vinho tinto, medalhão e Brie

Se a intenção é preparar um prato de restaurante cinco estrelas, a receita é a ideal.

Além de ser muito saboroso, a apresentação fica linda com um molho brilhante de dar água na boca. E o queijo Brie dá um toque super especial.

Com arroz e costelinha

Uma receita simples bem fácil de fazer, barato e muito saborosa.

Refeição completa e perfeita para chamar os amigos para colocar o papo em dia.

Faça hoje mesmo e surpreenda-se com um prato cheio de sabor e uma praticidade inconfundível.

De azeite de oliva

Acompanhamento clássico da culinária francesa, o aligot é um purê de batata com queijos super cremoso que compõe perfeitamente com pratos principais com carnes e peixes.

Acompanhamento clássico da culinária francesa, o aligot é um purê com queijos super cremoso que compõe perfeitamente com pratos principais com carnes e peixes.

Com bife ancho

Esta receita é um aligot, um prato bastante apreciado no Brasil, mas que muita gente tem medo de fazer porque acha complicado.

Aprenda o tutorial com algumas dicas e macetes pra você fazer de um jeito fácil e descomplicado. Pra acompanhar você vai aprender a fazer um bife ancho grelhado na manteiga e ervas.

Com filé Chateaubriand

Você vai aprender um prato que impressiona, fácil e gostoso: o Filé Chateaubriand com Aligot de batatas.

Só pelo nome já dá para ver que essa é aquela receita chic e moderna. Uma comida digna de chef para você fazer e receber muitos elogios. Aproveite!

Com medalhão e cogumelos

Uma das melhores receitas que já fiz!

Rende porções para a sua família e essa receita você vai amar.

Acompanhe o tutorial e siga todas as dicas para preparar esse prato delicioso e agradar também os paladares mais exigentes.

Anote cada prato no caderninho de receitas e faça sempre que quiser um jantar especial. Cada receita tem um toque de sabor e elegância de surpreender qualquer paladar.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.